Conheça mais sobre o Cartola e como ter destaque no fantasy game
Está chegando mais uma edição do Brasileirão e, com ela, vem aí mais um ano de Cartola. O jogo, que é um sucesso entre os fãs de futebol, chega com muitas novidades para 2022. Mas, afinal, o que você precisa para ser um cartoleiro e mandar bem no fantasy?
O Blog da Betnacional te explica tudo sobre o Cartola, além de trazer as melhores dicas. Confira!
Criar um time no Cartola
Antes de qualquer coisa, para ser um cartoleiro, você precisa criar uma conta no jogo, algo que pode ser feito de graça. O processo é simples. No site do fantasy game, basta apenas inserir informações básicas como nome completo, e-mail e endereço.
Se você já tiver uma conta da Globo, nem precisa se preocupar em criar uma nova. É preciso apenas colocar seu e-mail e senha. Isso te leva para a próxima etapa: criar o seu time para jogar o Cartola.
Nessa etapa, você escolhe nome, cores, escudo e camisa da sua equipe. As possibilidades de personalização são maiores para os assinantes do Cartola PRO, mas você tem uma boa variedade de opções, mesmo sem gastar nada.
Antes mesmo de montar suas escalações, você ainda pode escolher entrar em ligas no Cartola para competir a cada rodada do Brasileirão com seus amigos.
Os cartoleiros PRO podem participar de 10 ligas clássicas e 10 mata-matas simultâneos. Para os FREE, o limite é de 1 clássica e 5 mata-matas.
Como escalar um time no Cartola
A cada rodada, você precisa montar um time no Cartola. São 11 jogadores titulares e 1 treinador, além de 5 reservas que você pode escolher para o caso de algum dos titulares não entrar em campo na partida.
Para escolher os jogadores que você quer acionar no seu time, é preciso atenção. A pontuação do seu time vai ser definida pelo desempenho dos seus jogadores naquela rodada.
Um jogador que marca 1 gol, por exemplo, ganha 8 pontos. Um gol contra, por outro lado, tira 3 pontos. Cartões amarelos (-1) e vermelhos (-3) e faltas cometidas (-0,3) são outros exemplos de estatísticas que tiram pontos do jogador.
Conheça os principais jogadores no Cartola.
Dicas para ganhar cartoletas
Mas, para montar o seu time, é necessário ter dinheiro para pagar pelos jogadores. Dentro do jogo, há uma moeda virtual, a cartoleta.
Todos os jogadores começam a disputa com 100 cartoletas e vão perdendo ou ganhando moedas de acordo com o desempenho do time ao longo das rodadas.
Os jogadores mais habilidosos e com melhores rendimentos na temporada, claro, são mais caros. E, para conseguir escalar essas peças no time, você precisa ter uma carteira mais recheada.
As 4 primeiras rodadas são fundamentais para ganhar mais cartoletas e montar o melhor time. Isso porque o Cartola usa essas partidas iniciais como um espelho do que esperar dos jogadores ao longo da temporada.
Na 1ª rodada, os jogadores mais caros precisam de um desempenho muito acima da média para não desvalorizar.
Assim, a preferência é que você escale seu time com jogadores abaixo de 10 ou até mesmo de 5 cartoletas para que eles possam valorizar mesmo sem precisar de uma mitada no Cartola.
A 2ª rodada já segue um esquema diferente. Dessa vez, a valorização acontece pela média das duas primeiras rodadas.
Então, o ideal é escolher jogadores que foram muito bem na 1ª rodada, com boas pontuações e valorização. Só assim você consegue ir bem e valorizar na segunda rodada do Cartola.
Para a 3ª rodada, o esquema já muda de novo. Para valorizar na terceira rodada do Cartola, não há fórmula mágica, uma vez que o jogo já começa a equilibrar a valorização a partir daí.
O ideal é evitar jogadores que desvalorizaram muito ou valorizaram muito, preferindo quem fez entre 0,1 e 3 pontos na 2ª rodada.
Por fim, a 4ª rodada é quando tudo se estabiliza. Daí em diante, a regra é a mesma até o fim do Brasileirão.
A valorização vai ser pela atuação na partida anterior. Por exemplo, se ele fizer 5 pontos na 3ª rodada e 8 na 4ª, ele vai valorizar, mas se fizer 2, vai desvalorizar.
Seguindo essas dicas e contando com bons palpites, você pode alcançar a marca de 200 cartoletas após 5 ou 6 rodadas do Brasileirão. Isso vai dar mais liberdade para montar o seu time no Cartola.
Dicas para montar seu time no Cartola
Mas, além de ganhar cartoletas, é importante seguir algumas dicas para cartoleiros visando saber quais jogadores escolher para o seu time. Afinal, o objetivo do Cartola é fazer mais pontos, não acumular as moedas do jogo.
É importante pensar no esquema do time. Sempre escolha jogar no 3-4-3 ou no 4-3-3. Essas formações, com mais atacantes, aumentam a chance de ter jogadores com gols e assistências no seu time, o que aumenta muito a sua pontuação.
Para ter um time ideal, você precisa sempre prestar atenção a quais são os jogos da rodada. E vale olhar além da posição de cada time na tabela. Uma equipe que tem a lateral direita mais falha pode dar espaço para a grande atuação do ponta esquerda adversário por exemplo.
As estatísticas de cada jogador ao longo da temporada também são bons referenciais. Nomes com boas quantidades de gols, assistências e desarmes sempre são boas pedidas, mas sempre vale considerar o adversário.
Outra dica importante para o cartoleiro é deixar o clubismo de lado. Não ache que o seu time de coração vai ganhar todos os jogos – ele não vai. Alguns cartoleiros até evitam colocar jogadores do seu time, justamente para evitar isso.
E, claro, acima de todas as dicas, lembre-se de escalar o seu time a cada rodada. Uma semana perdida pode tirar seu time da liderança da sua liga no Cartola e ainda custar muitas cartoletas.