Basquete

Armador no basquete: entenda qual a função desse jogador

Saiba mais sobre uma das principais posições nos times de basquete O armador no basquete é uma peça muito importante. […]

Russel Westbrook, em close médio, vestindo camisa do Los Angeles Lakers, em jogo da NBA

Saiba mais sobre uma das principais posições nos times de basquete

O armador no basquete é uma peça muito importante. Esta é uma modalidade dinâmica, na qual os 5 jogadores em quadra têm a missão de atacar e defender. Mas se todos participam dos dois lados do jogo, qual é a função de cada um? Continue lendo este artigo do blog da Betnacional e entenda.

“Point guard” ou “PG” é o termo usado para se referir ao armador em inglês. Em português, além do nome as posições e funções dos jogadores de basquete também são conhecidas de outras formas.

O nome e a sigla em inglês são muito populares, até pela principal liga do Mundo, a NBA, ser sediada nos Estados Unidos.

Além disso, as funções ainda são conhecidas por um número, que vai de 1 a 5. O armador é o número 1, enquanto a contagem segue com ala armador, ala, ala pivô e pivô. Essa ordem, inclusive, vai pela altura dos jogadores, com o armador sendo o mais baixo.

Saiba também, quem é o jogador mais baixo da NBA.

A função do armador no basquete

Em um jogo de basquete, o armador é um dos jogadores mais importantes em quadra. Ele é o responsável por organizar o jogo da sua equipe, fazendo a transição da defesa para o ataque e trabalhando as jogadas necessárias para superar a defesa adversária.

Assim, de certa forma, podemos dizer que o armador é o estrategista de um time de basquete. Em quadra, ele é o jogador responsável por criar e, também, repensar as jogadas de acordo com as situações de jogo. Tudo isso em frações de segundos.

Além disso, ele também é a principal via de comunicação dentro do time. Como o armador é quem define as jogadas do time, ele também precisa informar aos companheiros de equipe o que fazer em quadra.

Essa comunicação é feita por códigos e movimentos definidos ao longo dos treinamentos da equipe, sob orientação do head coach, o treinador. Através deles, os jogadores entendem sua função dentro daquela jogada e a postura que o time deve adotar para buscar a cesta.

E, para além dessa função de capitania, o armador também pode fazer muita coisa com a posse da bola. Ele pode trabalhar infiltrações, buscar bandejas ou, mesmo, fazer arremessos de longa distância.

As características do armador

Com tantas responsabilidades centrais, o armador precisa ser um jogador mais inteligente e técnico para poder conduzir a transição ofensiva e as jogadas da equipe. Nisso, ele precisa ter a habilidade de encontrar seus companheiros livres e de driblar os marcadores.

Com isso, eles normalmente são jogadores mais baixos e de menor força física. Esse biotipo ajuda a fortalecer esses jogadores na agilidade e no controle de bola, dificultando a marcação por parte de adversários muito altos ou pesados.

Essas características físicas são parecidas com as do ala-armador, tradicionalmente o 2º jogador mais baixo do time. A diferença principal é a função do jogador em quadra.

Apesar dos 2 terem importante papel na criação de jogadas, o ala-armador trabalha mais com a bola na mão, um pouco mais focado na pontuação. Enquanto isso, o armador costuma ser um jogador com mais assistências que pontos ao longo da temporada.

Isso não significa, porém, que um armador não possa ser um grande pontuador. Talvez o principal exemplo disso seja Stephen Curry. Mesmo sendo armador, ele tem mais de 20 mil pontos na carreira e média acima de 24 pontos por jogo.

Isso passa pelas propostas de jogo de cada time e da leitura dos treinadores sobre as características de cada jogador. Essas funções, por vezes, podem ser mais subjetivas, com jogadores podendo exercer funções mais híbridas, tudo de acordo com cada estratégia.

Os grandes armadores do basquete

Nesse meio, grandes nomes do basquete marcaram história jogando como armadores. Alguns desses, inclusive, são jogadores de estatura bem mais elevada que a média da posição.

Russell Westbrook, grande destaque desta função na NBA de atualmente, por exemplo, tem 1,91m, enquanto Magic Johnson, um dos maiores nomes da história do basquete, tem 2,06m.

Para além de Johnson, vários grandes nomes do esporte também se destacaram enquanto armadores. Nomes como Bob Cousy, Walt Frazier, Jason Kidd, Isaiah Thomas, John Stockton, Oscar Robertson, Steve Nash, Tony Parker

Da geração atual, além de Westbrook, a NBA tem Stephen Curry, Chris Paul, Kyrie Irving, Jrue Holiday, Damian Lillard, Kyle Lowry, Kemba Walker e Goran Dragi.

Agora que você já entendeu qual é a função do armador no basquete, veja como funciona o NBA League Pass.

COMPARTILHE

Bombando em Basquete

1

Basquete

Conheça quem são os maiores campeões da NBA!

2

Basquete

Turnover no basquete: quais os maiores da história?

3

Basquete

Play-in NBA 2022/2023: confira mais sobre a temporada

4

Basquete

Play-offs da NBA: entenda mais sobre eles e confira as informações

5

Basquete

Guia sobre a liga das estrelas do basquete – conheça a NBA!