Basquete

Guia sobre a liga das estrelas do basquete – conheça a NBA!

Você sabe como funciona a NBA? A Associação Nacional de Basquetebol, principal liga de profissionais do esporte do Canadá e […]

Quadra de basquete com logo da NBA e Lebron James correndo

Você sabe como funciona a NBA? A Associação Nacional de Basquetebol, principal liga de profissionais do esporte do Canadá e Estados Unidos, encanta torcedores e espectadores do mundo inteiro para suas quadras e possui um conjunto de regulamentos bem específicos.

Suas equipes jogam 82 partidas e podem até mesmo acabar enfrentando times de outra divisão. Ficou confuso? Para te ajudar a ficar fera nos detalhes do basquete e fortalecer suas apostas, preparamos um guia completo. Então, continue a leitura e conheça mais sobre a temporada NBA!

O que significa a NBA?

A NBA, sigla em inglês para National Basketball Association, ou Associação Nacional de Basquete, reúne times do Canadá e Estados Unidos, resultando em 30 equipes competindo por aquela que é considerada a maior e principal liga de basquete de todo o mundo.

Com verdadeiras estrelas em quadra, trouxe uma visibilidade jamais vista na história do basquete e, a cada temporada, vê o seu número de torcedores crescer, com partidas que chegam a ser assistidas por até 9 milhões de apaixonados. É berço ainda de nomes que atravessaram barreiras e se tornaram verdadeiros ídolos, como Kobe Bryant, LeBron James e Michael Jordan.

E se você está curtindo ficar por dentro da liga, aproveite para conhecer também como apostar no basquete e unir duas grandes paixões!

Breve história do surgimento da NBA

A primeira formação do que hoje conhecemos como NBA iniciou em 1946, mas, na época, recebia o nome de BAA, Basketball Association of America.

Três anos depois, acabou sendo combinada com outra competição, a NBL, National Basketball League e se transformou na potência que presenciamos até os dias atuais. Nas edições iniciais, apenas 11 times participavam das jogadas e foram, aos poucos, chamando a atenção e incorporando equipes de todo território.

Times com mais títulos na NBA

Hoje, dois nomes dividem o primeiro lugar na lista de times com mais títulos na história da NBA, são eles Boston Celtics e Los Angeles Lakers, com um número histórico de 17 títulos cada. Veja a classificação completa:

  • 1º lugar: Lakers e Celtics – 17 títulos de temporadas;
  • 2º lugar: Golden State Warriors, São Francisco – 7 títulos;
  • 3º lugar: Chicago Bulls, Ilinois – 6 títulos;
  • 4º lugar: San Antonio Spurs, Texas – 5 títulos;
  • 5º lugar: Detroit Pistons, Michigan – 3 títulos
  • 6º lugar: Philadelphia 76ers, Filadélfia – 3 títulos
  • 7º lugar: Miami Heat, Miami – 3 títulos;
  • 8º lugar: Milwaukee Bucks, Wisconsin – 2 títulos;
  • 9º lugar: New York Knicks, Nova York – 2 títulos;
  • 10º lugar: Houston Rockets, Texas – 2 títulos.

Como funciona a temporada da NBA?

Com 29 equipes dos Estados Unidos e 1 time canadense, a temporada regular da NBA funciona por meio de duas fases, conhecidas como Conferências e play-offs. Essas fases possuem 3 categorias cada e são compostas por 5 times.

Tanto os play-offs quanto as conferências têm formas de eliminações e regras diferentes, então, confira maiores detalhes sobre cada uma a seguir:

1º Conferências da NBA: a temporada regular

As conferências são baseadas nas regiões de origem de cada equipe, com uma divisão entre aquelas localizados ao Leste e Oeste, onde cada uma dessas divisões possui 5 equipes:

Conferência LesteConferência Oeste
SudesteNoroeste
CentralSudoeste
AtlânticoPacífico

Existe uma pontuação de classificação para essas regiões, e as disputas compõem a temporada regular. Nela, cada equipe compete em 82 jogos, sendo que 3 ou 4 vezes ocorrem contra os times da sua própria Conferência e 2 como rival dos integrantes das regiões opostas no país.

Na NBA não existe empate nessa tabela, e, para isso, cada vitória acaba adicionando 1 ponto, enquanto as derrotas não marcam.

No final de todas as rodadas, são identificados e classificados aqueles que irão para a fase seguinte, a play off. Mas, uma novidade muito importante surgiu em cena em 2020, quando foi criado um momento para repescagem, chamado play-in.

2º Play-in: repescagem

Antes de contarmos com a possibilidade da repescagem, os times saíam das conferências direto para a play-off e seguiam na disputa pelo título do campeonato NBA da temporada.

Agora, 12 times se classificam na temporada regular e mais 4 são definidos a partir do play-in, que conta com os que se classificaram entre o 7º e 10º lugar de cada Conferência. Os nomes vencedores dessa etapa se juntam aos clubes já garantidos e seguem na emocionante corrida pelo primeiro lugar.

Se quiser conhecer mais detalhes, confira nosso post exclusivo sobre Play-in!

3º Play-off: fase final da NBA

Com essa série de informações, você pode estar se perguntando agora como funciona os play-offs.

Eles são categorizados como um período de mata-mata, mas ainda se organizam a partir da segmentação feita por região. Neles, são disputadas as oitavas, quartas e semifinal, afunilando a jornada e apresentando os dois clubes que irão travar a disputa do troféu da NBA.

Quando chegam nesse ponto, as equipes de cada Conferência são divididas em uma tabela de 1º a 8º lugar, considerando a relação entre vitórias e derrotas conquistadaspor cada time. Dessa forma, o líder da classificação enfrenta o último, o segundo colocado joga com o sétimo, e assim por diante.

Cada rodada opera em um modelo de melhor de sete: o clube que tiver mais vitórias na tabela se torna vencedor da fase, enquanto o último volta para casa. No fim, restam somente as equipes que ficaram em 1º por cada Conferência para a disputa.

Como ocorre a final da NBA e quantos jogos têm?

As finais podem acontecer em até 7 jogos, que serão definidos a partir dos resultados de cada partida.

Os campeões do Oeste e do Leste se enfrentam em junho, e o primeiro time a somar 4 vitórias sai como grande campeão da temporada.

Ou seja: 12 equipes são classificadas na fase de Conferências, que funcionam por ponto corrido. Depois, 4 times são selecionados no play-in e se enfrentam no play-off, a etapa de mata-mata, para definição do campeão. Chegando, assim, à final.

Quais são as regras das partidas de NBA?

A NBA tem proporções tão gigantescas que acaba estabelecendo regras diferentes das tradicionalmente conhecidas. Mas todas, é claro, dentro do padrão estabelecido pela FIBA, Federação Internacional de Basquetebol.

E agora que você entendeu um pouco melhor sobre como funciona a temporada NBA, está na hora de conhecer o regimento e padrão que entram em campo. Aliás, essa é uma informação que torna aquela sua aposta na categoria ainda mais valiosa. Pronto para conhecer?

Temporada

A temporada do NBA começa em outubro, no outono norte-americano, e continua até o início de junho do ano seguinte. Ou seja, a temporada de 2022, por exemplo, só será encerrada em 2023, e, ao nos referirmos a elas, utilizamos os dois anos para especificar. Apesar disso, os campeonatos não têm uma data de dias muito fixa, porque acabam dependendo da quantidade de jogos pelo play-off.

Caso as 4 primeiras partidas decidam, o tempo total é um. Mas, caso a competição se arraste até o 7º confronto, esse período é estendido.

Equipes

Cada clube disputa com 5 atletas em quadra e 7 na reserva. Não existe um limite do número de vezes em que pode ter substituição de jogador, então essas mudanças ao longo da partida acabam sendo bem frequentes.

Isso acaba tornando o jogo bem dinâmico, com o treinador tendo a liberdade de revezar seus atacantes e defensores.

Quadra

Nas partidas pela NBA, as quadras possuem o padrão de 28,65m x 15,24m. Sobre elas, vale também a máxima de que, para o play-off, ganha o direito de ser mandante no próximo jogo o clube que demonstrar o melhor desempenho ao longo das Conferências.

Isso significa que essa equipe disputa as duas primeiras partidas em casa e, caso a rodada não termine no quarto confronto, os dois jogos seguintes também ficam no seu estado.

Parâmetros gerais das partidas

  • Duração: os jogos têm ao total 48 minutos, que são repartidos em 4 quartos de 12 minutos cada um;
  • Intervalo: existe uma pausa de 15 minutos entre o 2º e 3º quarto;
  • Tempo técnico: tanto os jogadores quanto o técnico do clube podem solicitar no máximo 6 tempos técnicos na partida, com duração de 1:40 minutos;
  • Tempo para cobrança de lance livre: até 10 segundos;
  • Faltas por atleta: cada esportista pode ter até 6 faltas por partida. Se houve uma 7ª, ele é eliminado;
  • Faltas por clube: a partir de 6 faltas no quarto, é iniciada a cobrança de lances livres e a contagem de penalidades é reiniciada a cada novo quarto;
  • Arremesso de 3 pontos: desejados por muitos torcedores, os arremessos de 3 pontos são contabilizados quando a jogada é feita a partir da distância de 7,28m da tabela.

Quais times fazem parte da NBA?

As 30 equipes que compõem a NBA são divididas com base em sua localização, com 15 clubes em cada lado. Essa segmentação foi considerada para evitar deslocamentos muito grandes ao longo da temporada, reservando as disputas entre Conferências diferentes para a final.

Conheça com detalhes essa divisão:

Conferência Leste: AtlânticoConferência Leste: CentralConferência Leste: SudesteConferência Oeste: NoroesteConferência Oeste: PacíficoConferência Oeste: Sudoeste
Philadelphia 76ersChicago BullsMiami HeatDenver NuggetsLos Angeles ClippersMemphis Grizzlies
Brooklyn NetsIndiana PacersWashington WizardsMinnesota TimberwolvesSacramento KingsNew Orleans Pelicans
Boston CelticsCleveland CavaliersAtlanta HawksPortland Trail BlazersPhoenix SunsHouston Rockets
New York KnicksDetroit PistonsCharlotte HornetsUtah JazzLos Angeles LakersSan Antonio Spurs
Toronto RaptorsMilwaukee BucksOrlando MagicOklahoma City ThunderGolden State WarriorsDallas Mavericks

Para ler depois: Conheça mais sobre os times da NBA e suas rivalidades

Como funciona o draft da NBA?

O draft na NBA é uma organização que ocorre todos os anos e conta com a participação dos times, durante a pré-temporada, para a oportunidade de selecionar jogadores de ligas amadoras para integrarem os clubes profissionais.

É um evento onde podem ser recrutados até mesmo nomes internacionais e é formado por duas rodadas, que resultam em 70 estrelas eleitas.

E para saber mais sobre o assunto, não deixe de confeir o post de guia completo sobre como funciona o draft na NBA.

Onde assistir à temporada de basquete da NBA?

Você pode assistir a NBA pela TV aberta na Band ou com os canais pagos da Vivo, SporTV, ESPN e TNT.

Em streamings, está disponível no Amazon Prime Video, Star+ e NBA League Pass. Este último, inclusive, é o canal oficial da transmissão.

O que é o MVP da NBA?

O MVP é um título concedido ao esportista considerado o jogador mais valioso em quadra, Most Valuable Player. Antes, era dado por meio do troféu Maurice Podoloff, mas, em 2022, foi renomeado para MVP Michael Jordan, em homenagem a um dos maiores ídolos da história do basquete e do mundo.

São concedidos 2 prêmios por temporada: o primeiro é dado após o encerramento da temporada regular, ou seja, das Conferências, e o próximo é concedido para o que mais se destacou na etapa final.

A votação acontece por jornalistas especializados no esporte, mas, antes da década de 1980, era realizada e definida pelos próprios atletas.

O jogador com recorde do título é Kareem Abdul-Jabbar, que levou a honraria para casa em 6 temporadas. Em segundo lugar estão Bill Russel e Michael Jordan, com 5 títulos, seguidos por LeBron James e Wilt Chamberlain, com 4 vitórias.

Moses Malone, Magic Johnson e Larry Bird finalizam o pódio com 3 conquistas cada.

A Betnacional é sua parceira nas apostas para NBA!

Sabe o que é uma das coisas mais interessantes do basquete e da temporada NBA? Todas essas etapas geram inúmeras chances para quem deseja apostar na modalidade.

Ou seja: com a NBA, chance de ganhar é o que não falta. Por isso, conte com uma casa de apostas especializada na categoria, como a Betnacional, que te dá as possibilidades de fazer a sua fezinha nas categorias de vencedor do campeonato, de prêmio MPV, dos campeões por Conferência e muito mais.

E para garantir a qualidade do seu palpite, acompanhe tudo que rola dentro de quadra e fique sempre atento às informações que podem influenciar em seu lucro. Como entendendo o que é o turnover no basquete e como ele pode melhorar suas análises para as próximas disputas.

Continue acompanhando o nosso blog e até o próximo post!

COMPARTILHE

Bombando em Basquete

1

Basquete

Conheça quem são os maiores campeões da NBA!

2

Basquete

Turnover no basquete: quais os maiores da história?

3

Basquete

Play-in NBA 2022/2023: confira mais sobre a temporada

4

Basquete

Play-offs da NBA: entenda mais sobre eles e confira as informações

5

Basquete

Calendário NBA: as principais datas da temporada 22/23