Basquete

Jogador mais baixo da NBA: Veja quem é o menor jogador da liga americana

Saiba mais sobre a carreira do jogador mais baixo da NBA, a melhor liga de basquete do mundo O basquete […]

Jogadores do Charlotte, em quadra para jogo da NBA, em 1994. Ao centro, Muggsy Bosses, menor jogador da história da liga.

Saiba mais sobre a carreira do jogador mais baixo da NBA, a melhor liga de basquete do mundo

O basquete é um esporte popular no mundo inteiro, mas sobretudo nos Estados Unidos, país com a melhor liga do planeta: a NBA. É verdade que muitos acreditam que para jogar na modalidade precisa ser alto, mas isso não é uma regra definitiva. Há jogadores baixos também e você sabe qual é o jogador mais baixo da NBA?

O jogador mais baixo da NBA

Naturalmente, os atletas com maior estatura ganharam destaque na melhor liga de basquete do mundo, mas isso não impediu que os baixinhos também se destacassem dentro das quadras.

Ao longo da história da NBA, que evoluiu bastante desde a sua criação, temos os exemplos Muggsy Bosses, Isaiah Thomas e outros destaques.

Portanto, se por um lado vemos tantos grandalhões desfilando todo o talento na NBA, os baixinhos também mostram que podem ser importantes. Afinal, a altura não define o potencial de cada atleta dentro de quadra.

O basquete é dos grandões?

É importante reforçar que não há uma altura correta para jogar basquete. Cada atleta, dentro de suas características, terá seus prós e contras, e aí cabe ao treinador potencializar isso.

Com relação aos jogadores de menor estatura, eles costumam atuar basicamente como armadores. É uma posição que é mais fácil dos atletas se acostumarem e privilegia a adaptação.

O blog da Betnacional também explica tudo para quem quer saber todas as posições do basquetebol.

Com isso, não espere que um jogador baixinho vá dar enterradas plásticas e coisas do tipo, mas mesmo assim ele pode ser muito útil para seu time na NBA.

Para matar sua curiosidade sobre jogadores baixos que tiveram bom desempenho na liga, vamos detalhar neste artigo as performances de cada um em 2021, 2020 e também na história.

Qual o menor jogador da NBA em 2021?

O menor jogador atuando na NBA na atual temporada é Isaiah Thomas. A altura do jogador é 1,75m. Apenas três centímetros a menos que o segundo colocado da lista: Facundo Campazzo.

Isaiah Thomas é armador e atualmente é jogador do Charlotte. Ele teve dificuldades para conseguir um clube após a saída do Boston Celtics, onde teve o maior destaque da carreira.

Rodou por Los Angeles Lakers e Dallas Mavericks até conseguir um contrato com o Charlotte, onde assinou um vínculo até o fim da temporada.

Aos 33 anos, Isaiah Thomas tem uma média de 8,4 pontos por partida na NBA. Além disso, o jogador atuou por cerca de 15 minutos em cada duelo do Charlotte na liga.

Outras estatísticas são que Isaiah Thomas possui média de 1,3 rebote por jogo, 1,5 assistência e 0,3 roubos de bola por partida.

Com relação a carreira do armador, ele passou por Sacramento Kings, Phoenix Suns, Boston Celtics, Cleveland Cavaliers, Los Angeles Lakers, Denver Nuggets, Washington Wizards, Los Angeles Clippers, Dallas Mavericks e Charlotte Hornets.

Quem é o jogador mais baixo da NBA em 2020?

Ele deixou a liga recentemente e não está mais na NBA, mas Chris Clemons, com 1,75 metro, foi considerado o jogador mais baixo do campeonato na temporada 2020, antes da bola começar a entrar em quadra.

Na ocasião, ele atuou pelo Houston Rockets, onde ficou de 2019 até 2021. A estreia do armador foi em 3 de novembro de 2020, na derrota por 129-100 para o Miami Heat. Nessa partida, ele marcou 16 pontos.

O atleta atuou mais algumas partidas pelo Houston, mas foi dispensado pelo time americano em janeiro de 2021.

Quando deixou o Houston, ele passou por Boston Celtics e Atlanta Hawks, mas não conseguiu se firmar em nenhum dos dois.

Atualmente, Chris Clemons está no Maine Celtics, uma afiliada da franquia principal. O seu destaque no atual clube, inclusive, foi o que fez despertar os olhos do Atlanta, porém ele não conseguiu ir bem lá e retornou.

Quem é o menor jogador da história da NBA?

Ao longo da história da NBA, diversos jogadores baixos passaram pela liga. Para além da estatura pequena, alguns também tiveram destaque pelo desempenho que conseguiram dentro das quadras.

O jogador mais baixo da NBA na história se chama Muggsy Bogues, com 1,60 metro. O armador estreou na melhor liga de basquete do mundo em 1987, atuando pelo Washington Bullets – que atualmente é o Washington Wizards.

Mas não foi apenas pela baixa estatura que Muggsy Bogues se destacou. Dentro das quadras, ele teve bom desempenho e foi recordista de rebotes e assistências por muitos anos.

Apenas em 2007, o também armador Chris Paul conseguiu quebrar os recordes de rebotes e assistências de Muggsy Bogues.

Além do Washington Bullets, o jogador também atuou por Charlotte Hornets, Golden State Warrior e Toronto Raptors, clube da NBA em que encerrou a carreira em 2001.

Muggsy Bogues até chegou a assinar contratos com New York Knicks e Dallas Mavericks, mas nunca entrou em campo representando as cores das duas franquias da NBA.

Portanto, o desempenho de Muggsy Bogues e de outros baixinhos mostra que, mesmo tendo uma estatura menor, dá para ser destaque na NBA.

Apesar de muitos acreditarem que é uma regra ser gigante para jogar basquete, a história e a atualidade comprovam que nem sempre é assim.

Agora que você já tem essa informação histórica e mais detalhes sobre a estatura dos jogadores de basquete, além de saber quem foi o jogador mais baixo da NBA, saiba mais sobre o NBA League pass.

COMPARTILHE

Bombando em Basquete

1

Basquete

Conheça quem são os maiores campeões da NBA!

2

Basquete

Turnover no basquete: quais os maiores da história?

3

Basquete

Play-in NBA 2022/2023: confira mais sobre a temporada

4

Basquete

Play-offs da NBA: entenda mais sobre eles e confira as informações

5

Basquete

Guia sobre a liga das estrelas do basquete – conheça a NBA!