Basquete

Entenda o que é e como funciona o play-in da NBA

Saiba mais sobre a repescagem para as duas últimas vagas dos Playoffs da NBA Você já entendeu como funciona o […]

Logo da NBA estampado em piso de quadra de basquete

Saiba mais sobre a repescagem para as duas últimas vagas dos Playoffs da NBA

Você já entendeu como funciona o Play-in da NBA? Liga mais popular de basquete do mundo, a NBA é sucesso no planeta inteiro. Com um formato definido e que os fãs já sabem, a competição carrega emoção até literalmente o último segundo.

Mesmo com um regulamento padrão, no entanto, a competição precisou passar por algumas atualizações em virtude da pandemia do novo coronavírus, em 2020. E um modelo que permaneceu na liga foi o “play-in”.

Por conta das paralisações, a temporada 2019/2020 da NBA foi concluída numa “bolha” na Disney, com rigorosos protocolos. E foi justamente lá que o play-in foi criado – e permanece até hoje.

Neste artigo, o blog da Betnacional explica o que é e como funciona o play-in, os primeiros jogos da repescagem e também algumas partidas nesta fase.

Mas, afinal, o que é o play-in da NBA?

Para entender o que é o play-in da NBA, é necessário saber que a liga tem um formato de playoffs na reta final da competição, onde os melhores times avançam e vão em busca do título.

Portanto, as 6 equipes de cada conferência (leste e oeste) já garantem vagas nos playoffs da NBA. E as outras 2 vagas desta fase? Aí é nesta equação que entra o play-in da liga.

Isso é basicamente confrontos entre as equipes que ficam entre 7º e 10º de cada conferência, para definir quem serão os últimos times que vão confirmar vagas nos play-offs.

Como foi criado o play-in da NBA?

Como já citado no início, a ideia de criar o play-in da NBA surgiu com a paralisação da liga em virtude da pandemia do coronavírus. E aí, quando a competição voltou, alguns times estavam com mais jogos que outros.

Com isso, não havia uma justiça para se definir os playoffs, uma vez que determinados times tinham entrado mais vezes na quadra do que em comparação com os outros.

Nessa temporada 2019/2020, inclusive, após análises de tabela, o play-in nasceu. Com um confronto único, Portland Blazers e Memphis Grizzlies se enfrentaram para definir quem iria aos playoffs.

Na ocasião, em um duelo eletrizante, os Blazers ganharam por 126 a 122 e confirmaram vaga na nos playoffs da liga. Foi o primeiro confronto do play-in na NBA, mas não o último…

Como funciona o play-in da NBA atualmente?

Desde a criação em 1946, a NBA passou por muitas mudanças em seu formato. No entanto, o atual regulamento da liga é bem definido na cabeça de quem acompanha o torneio.

São 8 times garantidos nos playoffs. Porém, 6 desses se classificam de maneira direta, enquanto os outros 2 confirmam vagas justamente após disputarem o play-in da NBA.

Portanto, no play-in da liga, em cada conferência o 7º encara o 8º, enquanto o 9º duela ante o 10º – tudo isso em confronto único.

O vencedor do embate entre o 7º e o 8º está garantido nos playoffs. Por outro lado, o derrotado do duelo entre o 9º e 10º não tem mais chances de avançar.

O último classificado para o mata-mata é definido em um confronto entre o perdedor do embate entre o 7º e 8º e o vencedor do 9º e o 10º. Quem vencer o duelo, claro, vai aos playoffs.

Play-in da NBA muda calendário e aumenta competitividade

Com a chegada do play-in na NBA, a liga precisou mudar o calendário para se adaptar à repescagem. Se antes os clubes disputavam 82 partidas por temporada, esse número caiu para 72 jogos.

A mudança ocorreu para que o calendário se adequasse ao play-in e não fosse necessário estender por mais semanas a conclusão da NBA.

A criação do play-in, inclusive, também deixa a liga mais competitiva, tendo em vista que os clubes ficam ‘pilhados’ lutando pelas vagas na repescagem para os playoffs da liga.

Além disso, é uma forma de ter mais receita na liga. Com os jogos dos playoffs, todos transmitidos, os patrocínios e, consequentemente, público nos ginásios aumentam.

Pontos como o quesito jogos únicos, o aspecto emocional, primordial no basquete, também aumenta bastante.

Para acompanhar, confira tudo sobre NBA League Pass, streaming oficial da maior liga de basquete do mundo.

Play-in veio para ficar na NBA

Apesar de ter sido criado durante a pandemia e para tratar de uma situação específica, o play-in veio para ficar na NBA. Na temporada seguinte, a de 2020/2021, a liga remodelou a repescagem – e deixou num formato que está até hoje.

Na atual temporada, inclusive, a liga manteve o play-in. A repescagem da liga ocorreu entre os dias 12 e 15 de abril, data prevista desde o início pela NBA. O calendário para a próxima temporada, aliás, pode manter as mesmas datas.

Aposte na NBA na Betnacional

Já imaginou ganhar um dinheiro não apenas no play-in, mas também em toda a temporada da NBA? Crie sua conta na Betnacional, faça um depósito e comece a apostar em basquete por lá.

Confira também o conteúdo sobre “Como apostar no Basquete: Dicas de ouro para ganhar“.

Aproveite os melhores mercados, com opções de vencedores dos jogos, quantidade de pontos durante a partida, apostas especiais e muito mais.

COMPARTILHE

Bombando em Basquete

1

Basquete

Conheça quem são os maiores campeões da NBA!

2

Basquete

Turnover no basquete: quais os maiores da história?

3

Basquete

Play-in NBA 2022/2023: confira mais sobre a temporada

4

Basquete

Play-offs da NBA: entenda mais sobre eles e confira as informações

5

Basquete

Guia sobre a liga das estrelas do basquete – conheça a NBA!