Basquete

Play-offs da NBA: entenda mais sobre eles e confira as informações

Se você é um verdadeiro apaixonado pelo basquete, já deve ter se deparado com alguns termos que o deixaram confuso, […]

Jogo de basquete entre os Lakers e Los Angeles Clippers

Se você é um verdadeiro apaixonado pelo basquete, já deve ter se deparado com alguns termos que o deixaram confuso, certo? Dentre esses conceitos, um dos responsáveis por despertar o maior número de dúvidas certamente é o de play-offs na NBA.

Com temporadas, regras e modelagens totalmente diferentes daquilo que conhecemos ao nível nacional, pode ser fácil para alguém acabar se perdendo.

Justamente por isso, separamos um guia completo para você entender o tema, como é esse funcionamento e as principais datas e transmissões para os play-offs da NBA 2022/2023. Pronto para se tornar um verdadeiro craque no assunto? Então continue a leitura e confira já com o blog da Betnacional!

O que é o play-off da NBA?

Play-offs são as partidas que acontecem após o fim da primeira metade da temporada regular da NBA e depois da etapa de repescagem, sendo um conceito que existe desde a história de criação das principais regras e formatos das partidas.

Eles sofreram algumas alterações ao longo do tempo, sendo que a mais importante delas ocorreu em 2020 e diz respeito a quais clubes vão para essa fase de disputa.

Antes, as equipes saíam vitoriosas das Conferências Oeste e Leste e iam direto para os play-offs da NBA. Agora, 4 desses nomes são definidos na fase de play-in e se juntam a tão aguardada disputa pelo primeiro lugar da principal liga de basquete do mundo!

Como funcionam os play-offs na NBA?

Os play-offs continuam a estruturação com base nas divisões entre Conferência Leste e Oeste e consistem em uma fase de eliminação direta, levando para casa as franquias que perdem as partidas.

Aqui, começam a ocorrer as oitavas e finalizam com a final, apresentando os nomes que representarão as regiões na busca pelo tão sonhado troféu.

Para isso, é feita uma listagem de 8 times dentro das 2 chaves principais — e eles são julgados a partir do desempenho e número obtido de vitórias versus as derrotas amargadas.

O que está em 8º lugar encara o primeiro colocado, o que está em 7º pega o vice e assim seguem até restarem apenas os dois mais bem colocados de cada Conferência.

Ao longo dessa jornada, fica estabelecido também como regra que o clube com o maior número de pontos recebe o direito de ter o mando de quadra e pode escolher jogar a disputa no próprio estado.

Melhor de Sete Jogos

A série recebe esse nome por representar o fato de que o primeiro clube a conquistar quatro triunfos passa para a próxima etapa. E os benefícios não param por aí, já que os jogadores se veem também diante da oportunidade de disputar em casa duas partidas.

Afinal, nada melhor do que sentir o calor e vibração do seu próprio público em meio a tensão de obter bons ataques e defesas.

Semifinais

As disputas dos sete jogos continuam pela semifinal de cada divisão, que, mesmo recebendo esse nome, não dão uma passagem direta para o estágio final propriamente dito. O que ocorre aqui é que a vaga foca na penúltima etapa dentro de cada Conferência!

Finais

As finais dos play-offs da NBA consagram a melhor franquia de cada região e a qualificam para a vaga que coloca em disputa o lugar de destaque na liga mais estrelada do mundo!

E para garantir que você não ficará perdido ao acompanhar todas essas regras, é só conferir nosso post especial sobre o guia completo da história e funcionamento da NBA!

Quais as datas dos play-offs da temporada 2022/2023?

Os play-offs da temporada de 2022 da NBA dão o seu pontapé inicial no dia 15 de abril de 2023, nas competições que cravam a primeira rodada.

A partir disso, são cerca de 60 dias até que os torcedores conheçam quem são os dois clubes que disputarão a final, agendada para 1º de junho, pouco antes do início do verão norte-americano.

No entanto, caso um dos clubes dessa etapa não possua 4 vitórias no histórico, é marcado um segundo momento, conhecido como Jogo das 7 Finais, no dia 18 do mesmo mês.

E para se manter por dentro e não perder nenhuma partida, não deixe de conferir o nosso calendário da NBA em 2022/2023!

Onde assistir os play-offs da NBA 2022/2023?

Você pode conferir a transmissão dos play-offs da temporada de 2022/2023 da NBA no streaming da ESPN, no Star+. Além dele, conte com a facilidade do League Pass, o canal oficial da franquia.

E se preferir assistir online, não faltam opções. No Facebook, o canal da emissora CNN faz as honras, juntamente com o aplicativo do canal de TV aberta da Band, o BandPlay.

Mas calma, ainda não terminamos por aqui. E se dissermos que é possível ter uma renda extra utilizando todo o seu conhecimento na liga? Quer saber como? Então confira o guia completo sobre apostas no basquete!

Jogue com responsabilidade e até a próxima!

COMPARTILHE

Bombando em Basquete

1

Basquete

Conheça quem são os maiores campeões da NBA!

2

Basquete

Turnover no basquete: quais os maiores da história?

3

Basquete

Play-in NBA 2022/2023: confira mais sobre a temporada

4

Basquete

Guia sobre a liga das estrelas do basquete – conheça a NBA!

5

Basquete

Calendário NBA: as principais datas da temporada 22/23