Basquete

Triplo-duplo basquete: o que você deve saber

Saiba mais sobre o triplo-duplo no basquete O basquete é um dos esportes mais praticados e assistidos do mundo, e […]

LeBron James, jogador do Los Angeles Lakers

Saiba mais sobre o triplo-duplo no basquete

O basquete é um dos esportes mais praticados e assistidos do mundo, e os melhores jogadores da modalidade estão reunidos na NBA, a liga de basquete norte-americana. Além de ser a competição mais tradicional do basquete, ela vem também moldando e trazendo conceitos que passam a ser aplicados ao esporte a nível global. São novas tendências que chegam para ficar como, por exemplo, as premiações pelas metas individuais dos atletas a cada jogo, sendo as mais comuns o duplo-duplo e o triplo-duplo. 

Se você não acompanha muito basquete, talvez não saiba o significado desses atributos. Mas o triplo-duplo no basquete, por exemplo, pode se referir a cinco principais estatísticas: pontos, assistências, rebotes, roubadas de bola e tocos.

O que são esses atributos no basquete

A assistência é o passe que antecede o arremesso que é convertido em ponto. Ela é bastante valorizada, pois o jogador que dá a assistência tem de deixar o companheiro em condições de marcar o ponto no basquete. Um exemplo é o próprio LeBron James, que mesmo sendo o maior pontuador da história da NBA, está também entre os dez maiores assistentes. Enquanto o rebote é o lance que acontece depois de uma tentativa de arremesso não convertido quando a bola permanece em jogo. Ou seja, há a disputa dos atletas das duas equipes para retomar a posse. Quem consegue, ganha o rebote. 

As roubadas de bola no basquete acontecem quando o adversário está com a posse da bola e sua equipe a retoma, podendo originar uma nova jogada de ataque. O toco também é uma ação defensiva no basquete, tal qual a roubada de bola. Ela acontece quando o jogador evita o arremesso do adversário, travando-o ou desviando o percurso da bola após ser atirada, evitando assim a cesta.

Esses atributos variam bastante de um jogador para o outro, principalmente quando se considera as características e a função do jogador na quadra de basquete. E quanto mais pontos em cada um deles o atleta tem, mais denota a versatilidade dele dentro da quadra da NBA e mundo afora. 

Premiações individuais na NBA

Dentre as posições do basquete, um ala e um armador chamam mais a atenção na quadra por participarem mais das diferentes fases do basquete, sejam elas ofensivas ou defensivas. E nas premiações individuais da NBA, duas delas acontecem com uma maior frequência e  chamam bastante a atenção: o duplo-duplo e, principalmente, o triplo-duplo. 

O duplo-duplo, ou double-double em inglês, é quando o jogador consegue chegar na casa dos dois dígitos (dez ou mais) em duas das cinco estatísticas. Já o triplo-duplo no basquete, ou triple-double em inglês, é gerado quando essa situação dos dez ou mais acontece com três das cinco estatísticas. Geralmente esse valor é atingido pelos atletas através dos pontos, assistências e rebotes dentro do jogo. Porém, apesar de não ser tão comum, há também a possibilidade de conseguir utilizando outra combinação de estatísticas.

Ainda existem outras premiações, mas que são bem mais raras de acontecer, como o duplo-triplo-duplo, que é a mesma coisa que o triplo-duplo, mas contado quando o atleta marca mais de 20 ações em três diferentes atributos. Outro é o quádruplo-duplo, quando o jogador atinge dez ou mais ações em quatro quesitos dentro do jogo. Contudo, essa premiação só foi atingida quatro vezes na história. Ainda existe o five-by-five, ou high-5, que é quando o atleta atinge cinco ou mais para todas as estatísticas na partida de basquete.

Triplos-duplos mais frequentes

Antigamente, na NBA, só registravam triplos-duplos os grandes jogadores que estão até hoje no hall de grandes estrelas do esporte. Porém, com a evolução do basquete, dos atletas e sua preparação física e da própria liga, esses registros individuais se tornaram ainda mais comuns. Na história da competição, apenas uma vez foi registrado um triplo-duplo no basquete sem a presença dos pontos na contagem: em 2017, com Draymond Green, quando ele ganhou 12 rebotes, roubou a bola dez vezes e deu dez assistências.

Entre os jogadores da NBA que mais acumulam triplos-duplos, dois ainda estão em atividade. Um deles é LeBron James, em quinto lugar, atualmente com 104 triplos-duplos, buscando já a quarta colocação do ranking, que pertence a Jason Kidd, com 107. O terceiro colocado é Magic Johnson, um dos maiores armadores da história do basquete, com 138. Na segunda colocação, outra grande referência do esporte: Oscar Robertson, com 181. E na liderança, com o recorde quebrado em 2021, Russell Westbrook, que soma 193 triplos-duplos. Ele e LeBron James vêm aumentando a contagem ao longo desta temporada e podem alcançar números ainda maiores em 2022.

Westbrook quebrou o recorde de Oscar Robertson na temporada passada, quando defendia o Washington Wizards. Na ocasião, ele somou 28 pontos, 13 rebotes e 21 assistências num jogo em que sua equipe acabou derrotada para o Atlanta Hawks, quebrando o recorde que durava desde 1974. Houve um outro recorde de triplo-duplo quebrado na atual temporada da NBA, do jogador mais jovem a anotá-lo. O australiano Josh Giddey, do Oklahoma City Thunder, anotou 17 pontos, 14 assistências e 13 rebotes na derrota da sua equipe para o Dallas Mavericks. Com apenas 19 anos e 84 dias, ele superou LaMello Ball, que marcou um triplo-duplo com 19 anos e 140 dias pelo Charlotte Hornets.

COMPARTILHE

Bombando em Basquete

1

Basquete

Conheça quem são os maiores campeões da NBA!

2

Basquete

Turnover no basquete: quais os maiores da história?

3

Basquete

Play-in NBA 2022/2023: confira mais sobre a temporada

4

Basquete

Play-offs da NBA: entenda mais sobre eles e confira as informações

5

Basquete

Guia sobre a liga das estrelas do basquete – conheça a NBA!