Boxe

Lutadores de boxe brasileiros: Os mais inesquecíveis da modalidade

Conheça mais sobre os grandes pugilistas da história do esporte no Brasil Os lutadores de boxe brasileiros marcaram a história […]

Lutador de boxe Popó após vencer uma luta, de braços erguidos, no ringue, com luvas e o cinturão de campeão

Conheça mais sobre os grandes pugilistas da história do esporte no Brasil

Os lutadores de boxe brasileiros marcaram a história da modalidade. Com grande tradição no boxe, o Brasil tem campeões como Acelino ‘Popó’ Freitas, Eder Jofre, Maguila, Sertão e, mais recentemente, Robson Conceição e Esquiva Falcão.

Todos eles levaram o país ao destaque no boxe. Foram títulos mundiais e medalhas olímpicas que ajudaram na construção da modalidade.

Além disso, contribuíram com uma maior atenção da mídia específica e do público. Estímulo importante para o desenvolvimento e também para o surgimento de novos talentos.

Neste texto, o Blog da Betnacional relembra os principais pugilistas da história do esporte brasileiro. Atletas do passado e do presente com grandes conquistas no currículo. Passagens que se interligam até o momento atual do boxe no país.

Confira abaixo os mais inesquecíveis lutadores de boxe brasileiros

Éder Jofre

Não há como começar uma lista de grandes pugilistas sem falar de Éder Jofre. Ele é considerado o maior lutador de boxe do Brasil da história. Durante a década de 1960, mostrou o seu talento e teve grandes conquistas.

Ele foi o 1º pugilista a ganhar um cinturão mundial. Na carreira, foram 3 nos pesos pena e galo. Éder Jofre ainda ficou invicto por 50 lutas seguidas até perder para o japonês “Fighting” Garada.

Acelino ‘Popó’ Freitas

Para o público brasileiro talvez seja o mais conhecido dos boxeadores. Acelino ‘Popó’ Freitas surgiu no início dos anos 2000 e a sua ascensão foi potencializada com as lutas transmitidas pela TV Globo.

Popó diz que pediu para participar do BBB22, mas Boninho "pipocou"

Com transmissões ao vivo, ele conquistou 4 títulos mundiais nas categorias super pena e peso leve. No total, na carreira, ele teve 41 vitórias e apenas 2 derrotas. Popó se aposentou em 2007 e voltou a lutar em 2017.

Já no início de 2022, ele fez uma luta de exibição contra o humorista Whindersson Nunes. Ao final, apesar de Popó ter tido um desempenho melhor, o resultado foi de empate.

Valdemir ‘Sertão’ Pereira

Apelidado de Sertão, por comemorar as vitórias com um chapéu de sertanejo, Valdemir Pereira foi o 4º campeão mundial de boxe do Brasil. Ele levantou o cinturão na categoria penas, em 2006, ao derrotar o tailandês Fahprakorb Rakkiatgym.

Porém, no mesmo ano, ele perdeu o cinturão para o norte-americano Eric Aiden. Ele foi desclassificado por golpes baixos. Sertão tentou uma revanche, mas foi diagnosticado com hepatite C e teve de abandonar a carreira.

Os 10 maiores boxeadores brasileiros de todos os tempos

Maguila

Pugilista dos bons e também carismático. Adilson Rodrigues, conhecido como Maguila, fez história na década de 1980. Foi campeão sul-americano e conquistou um mundial em uma organização de menor peso no boxe internacional.

Na carreira, ele teve 86 lutas com 81 vitórias, sendo 68 por nocaute. Ele perdeu apenas 5 vezes e 4 foram por nocaute.

Bandsports transmite lutas de Maguila x Johnny Nelson

Esquiva Falcão

O baiano cravou o nome na história mais recentemente. Esquiva Falcão foi o 1º brasileiro a conquistar uma medalha olímpica. Em 2012, ele ficou com a prata nos Jogos de Londres. Já no Rio de Janeiro, 4 anos depois, levou o ouro.

Esquiva Falcão foi para o boxe profissional e soma 28 vitórias. São 20 por nocautes e 8 por decisões por pontos.

lutador de boxe com luvas verdes

Robson Conceição

Foi o 1º boxeador a conquistar 1 medalha de ouro para o Brasil nas Olimpíadas. Na categoria até 60 kg, foi o campeão nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016.

Ele ainda foi vice-campeão do Pan-Americano, em Guadalajara, em 2011, campeão sul-americano, em 2013, e 3º lugar no Mundial de 2015.

O pugilista se profissionalizou e tem 16 vitórias. Foram 8 por nocautes e 8 por decisão dos árbitros.

Agora que você já conhece tudo sobre os lutadores de boxe brasileiros, descubra quem é o melhor boxeador do mundo na atualidade.

COMPARTILHE

Bombando em Boxe

1

Boxe

Conheça as regras do boxe: o esporte mais difícil do mundo

2

Boxe

Maiores boxeadores de todos os tempos: conheça os mais inesquecíveis

3

Boxe

Conheça o melhor boxeador do mundo na atualidade