Boxe

Maiores boxeadores de todos os tempos: conheça os mais inesquecíveis

Saiba mais sobre os maiores boxeadores de todos os tempos O boxe é um dos esportes mais tradicionais e populares […]

imagem de muhammad ali, um dosmaiores boxeadores de todos os tempos

Saiba mais sobre os maiores boxeadores de todos os tempos

O boxe é um dos esportes mais tradicionais e populares do mundo, responsável por consagrar alguns dos  maiores atletas de todos os tempos. Força, agilidade e resistência são características que fazem um pugilista ter sucesso. Mas, às vezes, é preciso mais: ousadia, e o talento genuíno e natural, dentro e fora de uma luta, transformam lutadores em ídolos históricos. Sendo assim, listamos os maiores boxeadores de todos os tempos em uma modalidade em que nem sempre só a vitória é necessária para estar entre lendas.

Confira todas as apostas de boxe disponíveis.

Abaixo, o Blogbetacional lista os maiores boxeadores de todos os tempos e explica por que cada atleta ocupa um espaço na galeria de lendas:

Floyd Mayweather


Mayweather construiu um cartel perfeito: 50 vitórias e nenhuma derrota na carreira. Considerado o melhor boxeador da sua geração, o norte-americano ficou conhecido no mundo do boxe por sua defesa impenetrável, resistência no ringue e golpes poderosíssimos.

Manny Pacquiao

Único campeão mundial de oito divisões na história do boxe, Manny Pacquiao apresentou algumas das performances mais memoráveis do esporte no ringue. Ele aniquilou Oscar De La Hoya em 2008, eliminou Ricky Hatton – em menos de seis minutos -, em 2009,  e derrotou Miguel Cotto alguns meses depois. Hoje, Pacquiao é senador nas Filipinas, utilizando a força e a popularidade que o boxe o trouxe para atuar na política.

Rocky Marciano


Uma das maiores lendas do boxe, o americano foi campeão dos pesos pesados durante quatro anos, na década de 50. Ao todo, em seu histórico, foram 49 lutas e 49 vitórias, sendo 43 por nocaute. Foi o único campeão dos pesados a encerrar sua carreira sem ser derrotado.


‘Sugar’ Ray Robinson


Aclamado por Muhammad Ali como “o rei, o mestre, meu ídolo”, foi a inspiração para o ranking “libra por libra”, criado para descrever um boxeador cuja habilidade no ringue o coloca acima de todos os outros lutadores do mundo. Em qualquer divisão de peso. Ele foi o campeão dos meio-médios por cinco anos consecutivos (1946 a 1951) e cinco vezes campeão dos médios, entre 1951 e 1960.


Joe Louis

Joe “Brown Bomber” Louis é daqueles lutadores que fizeram sucesso no ringue, mas representaram até mais fora dele, de repente. Em 1938, quando venceu o alemão Max Schmeling, ele se tornou um dos primeiros atletas negros a alcançar o status de herói nacional nos Estados Unidos.

Louis permaneceu como campeão dos pesos pesados de 1937 a 1949 e, durante esse tempo, defendeu o título 25 vezes. Se tornou o campeão mundial mais pesado do mundo e ainda apostou em uma carreira militar, já mais velho, na década de 1940. Joe Louis se tornou o primeiro pugilista a ser homenageado pelo serviço postal dos EUA.


Archie Moore

O ‘velho mangusto’, como foi apelidado,  teve uma das mais longas carreiras da história do boxe. Por 28 anos, Moore comandou a cena dos ringues. Foi o campeão mundial de peso leve e pesado com mais tempo no cargo, ocupando o posto por uma década. No seu histórico, foram 219 lutas, sendo 186 vitórias, 23 derrotas e 10 empates.

Mike Tyson

É o campeão mundial peso-pesado mais jovem da história, com apenas 20 anos. Além de ser uma das grandes figuras do boxe, Tyson é uma personalidade memorável no mundo dos esportes. Ao todo, nos ringues, Mike Tyson realizou 58 lutas, com 50 vitórias, sendo 44 por nocaute -, seis derrotas e duas sem resultado. 

Eder Jofre

Único brasileiro a conquistar o título de campeão mundial de boxe em duas categorias, o ‘Galo de ouro’ é uma figura histórica no mundo dos boxeadores. Encerrou sua carreira em 1976, após 81 lutas, somando 77 vitórias, duas derrotas e dois empates. Em 1983, foi eleito pelo Conselho Mundial de Boxe como o melhor peso galo do boxe na era moderna e, em 1982, teve seu nome incluído no Hall da Fama.

Julio César Chávez


Campeão do mundo em três divisões – superpluma, leve e meio-leve -, o mexicano Julio César Chávez competiu profissionalmente de 1980 a 2005 e virou um ídolo em seu país. Ele possui o recorde de defesas de títulos mundiais (27) e foi responsável por uma corrida ininterrupta e impressionante de 87 vitórias.

Sua primeira derrota profissional aconteceu em 1994, para Frankie Randall. Um ano antes, Chávez já havia “derrubado” o Estádio Azteca. Ele venceu Greg Haugen em uma luta para 132.272 pessoas. À época, 1993, o combate estabeleceu o novo recorde de público em um evento de boxe.

Muhammad Ali

Aclamado por muitos como o maior boxeador de todos os tempos – ele até se denominava “O Maior” -, Muhammad Ali é absoluto quando se trata de influência política e cultural. No ringue, seu recorde pessoal de invencibilidade foi afetado por uma pausa de quatro anos na carreira, quando o lutador se negou a lutar na Guerra do Vietnã, mas o retorno foi impressionante, no tamanho de Ali.

Ele recuperou duas vezes o título de pesos-pesados e continuou a ser um embaixador da paz pelo mundo. Em 2005, o pugilista recebeu a maior honra civil dos EUA: ele ganhou a Medalha Presidencial da Liberdade, em uma cerimônia na Casa Branca, em Washington. Por toda a influência dentro e fora do ringue, Ali é considerado um dos grandes atletas da história, em todos os esportes.

COMPARTILHE

Bombando em Boxe

1

Boxe

Conheça as regras do boxe: o esporte mais difícil do mundo

2

Boxe

Lutadores de boxe brasileiros: Os mais inesquecíveis da modalidade

3

Boxe

Conheça o melhor boxeador do mundo na atualidade