Esportes

Como funciona a Fórmula 1? Aprenda tudo sobre a modalidade

Fórmula 1: Saiba tudo sobre a principal modalidade do automobilismo A Fórmula 1 é a principal e a mais avançada […]

Carros de Fórmula 1

Fórmula 1: Saiba tudo sobre a principal modalidade do automobilismo

A Fórmula 1 é a principal e a mais avançada modalidade do automobilismo mundial. Nos últimos anos, a categoria vem conquistando diversos fãs, principalmente depois da disputadíssima temporada de 2021 entre o heptacampeão Lewis Hamilton e o neerlandês Max Verstappen, em que o título foi decidido na última corrida e na última volta.

A modalidade ainda tem muito a crescer, em especial depois da mudança de carros na temporada de 2022 e o que ainda está por vir em 2026, com a mudança de motores.

Pensando em você, novo fã da Fórmula 1, a Betnacional resolveu trazer mais informações sobre o que é exatamente essa categoria do automobilismo e quais suas regras para a temporada. Continue sua leitura e confira tudo!

Afinal, o que é a Fórmula 1?

A Fórmula 1 é a principal categoria do automobilismo mundial, tendo início oficial e disputada oficialmente desde 1950. Existiam campeonatos semelhantes desde 1931, mas foi somente depois do fim da Segunda Guerra Mundial, em 1946, com a ideia de reconstruir o automobilismo mundial, que foi fundada a Fundação Internacional de Automobilismo (FIA).

A FIA criou várias categorias, chamadas de “fórmulas”, em que a principal delas se chamava “Fórmula Internacional”, e alguns anos depois passaria a ser a “Fórmula A”. Atualmente, essa categoria se chama “Fórmula 1”.

A primeira corrida oficial foi disputada pelo campeonato ocorreu em 13 de maio de 1950, no tradicional circuito de Silverstone, na Inglaterra.

Por que o nome “Fórmula”?

Para poder participar da Fórmula 1, os carros deviam possuir 4 rodas, ser cabine aberta e monoposto — capacidade para apenas 1 pessoa.

Porém, essas não eram as únicas regras para poder participar da modalidade. É aqui que entra o nome “Fórmula”, pois havia uma série de regras que os construtores dos carros, mecânicos e até mesmo os pilotos devem seguir rigorosamente para fazer parte.

O intuito dessas regras era de determinar limites de potência e tamanho do carro para que a competição fosse equilibrada.

Entenda como funciona a Fórmula 1

Para você que quer entender melhor como funciona a Fórmula 1, é preciso conhecer alguns termos e outros nomes ligados diretamente a categoria, que com certeza você verá e ouvirá muito. Confira abaixo alguns deles:

Temporada

As corridas que são disputadas ao longo do ano, em diversos países, formam a chamada temporada da Fórmula 1. O comum é que ocorram entre 19 e 20 corridas, com um intervalo de uma semana entre uma corrida e outra, ou então as corridas acontecem em 2 domingos seguidos.

No mês de agosto, acontece uma pausa, em que não se tem corridas. A categoria, muitas vezes, retoma o campeonato no circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, no final do mês.

Grande Prêmio

As corridas ou todo o fim de semana das disputas podem ser chamado de Grande Prêmio (GP), que vem de Grand Prix. A duração de uma corrida tem cerca de 2 horas, mas isso se não ocorrer acidentes e for dada bandeira vermelha, que significa paralisação de prova, fazendo com que a prova tenha mais tempo de duração.

Às vezes, a prova pode durar alguns minutos a mais por conta da entrada do Safety Car. Mesmo que haja a paralisação, toda corrida deve ter no máximo 3 horas de duração.

Circuitos

Para que um Grande Prêmio aconteça, ele precisa ser sediado em um circuito. Eles são percursos que precisam ser aprovados pela FIA. Em muitos deles, o sentido é horário, começando de um trecho reto e seguido de várias curvas.

A distância para um circuito, em média, é de 305 km. Porém, isso pode variar conforme o número de voltas estabelecidas para aquela prova.

Pilotos e equipes

Atualmente, são 10 equipes que participam da Fórmula 1, em que cada uma delas conta com dois pilotos, e também um reserva — muitas vezes, são jovens pilotos que vieram da Fórmula 2 ou então de outras categorias do automobilismo. Na temporada, o total é de 20 pilotos.

Sistema de pontuação

Conforme a temporada segue, os pilotos que terminarem entre os 10 primeiros colocados ganham pontos. Eles são acumulados ao longo do campeonato e o piloto que tiver mais pontos, é declarado o campeão da temporada. Em muitas temporadas, o campeão é declarado antes mesmo dela acabar.

A distribuição de pontos atualmente ocorre da seguinte forma:

  • 1º colocado: 25 pontos
  • 2ºcolocado: 18 pontos
  • 3ºcolocado: 15 pontos
  • 4ºcolocado: 12 pontos
  • 5ºcolocado: 10 pontos
  • 6ºcolocado: 8 pontos
  • 7ºcolocado: 6 pontos
  • 8ºcolocado: 4 pontos
  • 9ºcolocado: 2 pontos
  • 10ºcolocado: 1 ponto

Aqueles que terminam entre 11º e 20º não recebem nenhum ponto. Ainda recebe um ponto adicional aquele piloto que fizer a volta mais rápida da corrida.

Existe também a pontuação para o campeonato de construtores, que ocorre em paralelo com a de pilotos. Nesse caso, as equipes recebem pontos com a soma dos pontos que seus pilotos receberam.

Grid de largada

Antes de iniciar uma corrida, é feito o grid de largada. Os carros são posicionados nas marcas de acordo com suas posições, estabelecidas pelos seus tempos na sessão de classificação ou então na Sprint Race.

Muitas vezes, a palavra “grid” é usada para se referir à posição dos pilotos no campeonato. Por exemplo: “o piloto Lewis Hamilton ficou em segundo lugar na posição do grid da temporada de 2021.”

Este foi um post feito pela Betnacional para você que está começando a acompanhar e quer entender melhor como funciona a Fórmula 1 e seus termos. A categoria gera emoção em todas as corridas com disputas entre os melhores pilotos do automobilismo mundial.

A propósito, que tal conferir também nosso post sobre apostas esportivas e aprender a como ganhar dinheiro com elas? Esperamos que tenha gostado deste conteúdo. Nos siga nas redes sociais para mais informações e continue a leitura em nosso blog.

Até a próxima!

COMPARTILHE

Bombando em Esportes

1

Esportes

Eurocopa 2024: quando começa, onde será, quais seleções participam e onde assistir

2

Esportes

Copa América 2024: jogos, horários, curiosidades e mais

3

Esportes

Celtics e Mavericks disputam finais da NBA

4

Esportes

Amistoso entre Brasil e Estados Unidos será o último antes da Copa América

5

Esportes

Roland Garros 2024: tudo que você precisa saber sobre a reta final do torneio