Futebol Americano

Filmes de futebol americano: conheça 10 produções cinematográficas sobre a modalidade

Veja lista com filmes de futebol americano para você se divertir e se emocionar enquanto aprende mais sobre este esporte  Entre os elementos […]

Em cena do filme Duelo de Titãs, personagem interpretado por Denzel Washington encara ator que interpreta jogador de futebol americano

Foto: Reprodução

Veja lista com filmes de futebol americano para você se divertir e se emocionar enquanto aprende mais sobre este esporte 

Entre os elementos mais tradicionais do esporte mais popular nos Estados Unidos, a bola oval vez ou outra acaba ganhando as telas do cinema com histórias engraçadas, inspiradas e emocionantes.

Assim, além de fazer parte da cultura dos EUA, o futebol americano também se faz presente em diversos espaços da cultura pop.

Por isso, pensando nos amantes do esporte e do cinema, o blog da Betnacional preparou uma lista com 10 filmes para você aprender mais sobre o futebol americano enquanto se diverte.

Confira abaixo uma lista de filmes de futebol americano:

1) Duelo de titãs

Um clássico atemporal que retrata o racismo estrutural na sociedade norte-americana.

Neste filme, Denzel Washington interpreta o técnico Herman Boone, que é contratado para trabalhar no comando dos Titans, um time de futebol americano de uma universidade no estado da Virgínia, que tem seu plantel dividido pelo preconceito. Em sua trajetória à frente da equipe, Boone passa de alvo do racismo de parte dos jogadores e da comunidade para se tornar um grande exemplo para os atletas e também para a sua cidade. E como estamos falando de titãs, que tal conhecer os Melhores jogadores do Futebol Americano?

2) Um homem entre gigantes

Na trama baseada em fatos reais, o neurologista forense Bennet Omalu (Will Smith) identifica um grave trauma cerebral em um jogador de futebol americano. Ao estudar mais sobre o tema, o médico descobre que este tipo de lesão é comum entre os profissionais do esporte.

Obstinado a reverter este quadro e evitar que novos jogadores sofram do mesmo mal, o profissional trava uma guerra contra a National Football League (NFL), principal liga do esporte no mundo, para expor esta grave situação e mostrar aos atletas o perigo a que estão sujeitos.

3) Golpe baixo

Ex-astro da liga norte-americana de futebol, Paul Crewe (Adam Sandler) é preso após dirigir bêbado e mandado para Allenville, uma das penitenciárias mais rígidas dos Estados Unidos.

Ao chegar o diretor do presídio, pede a Paul que monte um time de prisioneiros para que possa disputar uma partida de futebol americano contra os guardas da prisão.

Primeira comédia da lista, este filme proporciona momentos muito divertidos, especialmente com as participações de nomes de peso de Hollywood, como Chris Rock e Burt Reynolds.

4) Invencível

O que você faria para jogar no seu time do coração? Invencível é a história de como Vince Papale (Mark Wahlberg) consegue realizar o seu sonho de infância.

Trabalhando com barman após ser abandonado pela esposa e perder seu emprego como professor, Vince enxerga em uma seleção do Philadelphia Eagles uma oportunidade para retomar a sua vida e se inscrever.

Aprovado, ele faz história ao ser o novato mais velho, com 30 anos de idade e sem formação acadêmica em futebol americano, a ingressar na NFL.

5) Um sonho possível

Negro, sem teto e filho de uma mãe viciada, Michael Oher (Quinton Aaron) era um jovem sem nenhuma perspectiva na vida. Talentoso e com aptidão para esportes, a vida dele muda após encontrar com a família de Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock).

Com o apoio deles, Michael consegue mudar de vida e entrar para o mundo do futebol americano, se tornando mais tarde um astro da NFL.

Lançado em 2010, o filme rendeu uma indicação ao Oscar de melhor filme, além de ter garantido a Sandra Bullock o Globo de Ouro de melhor atriz.

6) Virando o jogo

Na segunda comédia da lista, Shane Falco é uma jovem promessa do futebol americano, mas que nunca teve uma boa oportunidade para mostrar o seu talento no esporte.

Porém, a chance que ele tanto esperava aparece quando os jogadores da liga nacional resolvem fazer uma greve visando a melhores salários.

Procurando desesperadamente uma solução, o Washington Sentinels contrata o egocêntrico técnico Jimmy McGinty (Gene Hackman), que passa a procurar jogadores que queiram jogar na liga profissional.

É neste contexto que Falco chega à liga nacional e consegue sair do anonimato ao estrelato sob o comando de McGinty. Para entender mais sobre as pontuações do Futebol Americanos que podem, de fato, virar o jogo, confira o texto “Quanto vale um touchdown? Saiba como funciona essa pontuação!“.

7) Jerry Maguire – A grande virada

Insatisfeito com os rumos tomados no gerenciamento das carreiras dos astros da NFL, o agente Jerry Maguire (Tom Cruise) escreve um manifesto para sugerir que cada um dos empresários tenha menos clientes e passe a usar um tratamento mais humano com seus agenciados.

Essa declaração faz com que Maguire seja demitido e perca quase todos os seus clientes, exceto um jogador negro e temperamental de futebol americano, em quem ele foca todo o seu trabalho e atenção.

8) Somos Marshall

Como se recuperar após uma tragédia? Essa é a grande lição que o filme Somos Marshall nos deixa.

Após o maior acidente da história dos esportes universitários americanos, todos os jogadores e parte da universidade Marshall, na Virgínia, morrem em um acidente aéreo.

O novo treinador e alguns sobreviventes lutam para remontar o time e ajudar a cidade e as famílias no processo de reconstrução.

9) Rudy

Apaixonado por futebol americano, o jovem Rudy sempre ouviu de todos os treinadores que ele não tinha altura para jogar. Diante da desconfiança geral e da adversidade física, ele irá fazer de tudo para jogar na tradicional Universidade de Notre Dame.

Lançado na década de 1990, o filme é uma declaração de amor agridoce ao futebol americano universitário, mostrando as glórias possíveis através do esporte e também os sacrifícios necessários para alcançá-las.

10) Um domingo qualquer

Um domingo qualquer é um dedo na ferida dos fãs do futebol americano. Dirigido por Oliver Stone e protagonizado por Al Pacino, Cameron Diaz e Jamie Foxx, o filme é tudo aquilo que se espera dele: épico.

A película apresenta uma radiografia do que acontece nos bastidores da NFL enquanto os jogadores não estão correndo no gramado.

Abordando temas sensíveis como a forma que os donos das franquias controlam o jogo para garantir lucros exorbitantes e o tratamento da mídia na cobertura da liga de futebol americano, o filme apresenta um olhar cru e visceral sobre tudo o que cerca a modalidade.

Agora que você conhece uma lista de filmes para conhecer mais sobre Futebol Americano e se divertir, aproveite para continuar sua leitura e aprendizado com o texto “Posições do Futebol Americano: descubra todos“. Você pode também deixar seu feedback sobre o textos no campo de comentários abaixo e nos vemos no próximo post!

COMPARTILHE

Bombando em Futebol Americano

1

Futebol Americano

Conheça os 10 maiores jogadores de futebol americano que já passaram pela NFL

2

Futebol Americano

Quantos pontos vale um touchdown? Saiba como funciona a pontuação no Futebol Americano

3

Futebol Americano

Posições do Futebol Americano: conheça todas elas aqui!

4

Futebol Americano

Regras do futebol americano: quais as principais que você deve saber