Futebol Americano

Conheça os 10 maiores jogadores de futebol americano que já passaram pela NFL

Um dos esportes mais assistidos nos Estados Unidos — e no mundo —, o futebol americano é, com certeza, um […]

Tom Brady. um dos maiores jogadores de futebol americano do mundo

Um dos esportes mais assistidos nos Estados Unidos — e no mundo —, o futebol americano é, com certeza, um espetáculo que chama atenção. Onze jogadores contra outros onze com um único objetivo: levar a bola até a área pintada para anotar o famoso touchdown, seja com jogadas aéreas ou terrestres, proporcionando muita emoção aos torcedores.

E claro que não poderíamos deixar de falar dos atletas, que treinam no limite para alcançar o melhor preparo físico e mental para as partidas. Mas, como em todos os esportes, existem aqueles que se destacam, seja quebrando recordes, ganhando Super Bowl’s e prêmios individuais como o Most Valuable Player — que em português é o “jogador mais valioso”, o famoso MVP.

E por isso, a Betnacional traz uma lista com os 10 maiores jogadores de futebol americano.

Maiores jogadores de futebol americano que fizeram história

Para a composição de nossa lista, foram listados quarterbacks, running backs, wide receivers e defensores. Essas são algumas das posições do futebol americano, e se você ainda não está familiarizado com elas, dê uma olhada em um de nossos posts para ficar por dentro do assunto.

Ao todo, nesta lista, temos 21 títulos de super bowl. Alguns com seus lugares no hall da fama, além de diversas nomeações a MVP, tanto na temporada regular como na final do campeonato, sendo o maior espetáculo dos esportes nos EUA, ficando atrás somente da Copa do Mundo em questões de transmissão.

Então, vamos para nosso top 10 maiores jogadores de futebol americano que marcaram seu nome no esporte:

10. Walter Payton – O mais dominante running back da NFL

Walter Payton estudou pela universidade de Jackson State, na cidade de Columbia, no Mississippi. O atleta foi draftado pelo Chicago Bears na quarta escolha geral do Draft de 1975. O que podemos destacar é que, em toda sua carreira, jogou apenas pelos Bears.

Em 10 das 13 temporadas que participou na NFL, Payton teve mais de mil jardas terrestres. Foi eleito o MVP na temporada de 1977, além de 9 indicações ao Pro Bowl e como MVP — jogo entre os melhores de cada conferência da liga. E mais do que merecido, em 1993, foi nomeado ao Hall da Fama da NFL.

O efeito que Payton causou na liga como Running Back foi sem dúvidas o maior. O atleta se aposentou em 1987, tendo apenas 1 Super Bowl em sua carreira.

Uma curiosidade sobre o jogador: em 1977, mais precisamente na semana 10 da temporada, em um jogo contra o Minnesota Vikings, Payton correu mais de 40 vezes, anotando 275 jardas e 1 touchdown. Apesar de ser números absurdos, a curiosidade não é essa! Mas sim que ele fez tudo isso com febre de 40 graus — e assim, o jogo ficou marcado como o Flu Game, jogo da gripe.

Por isso, muitos consideram que a melhor atuação de um atleta com febre pertence a Walter Payton, e não ao Michael Jordan. Mas há quem discorde.

9. Reggie White – O Ministro da Defesa

Reggie White é um dos nomes clássicos quando se pensa nos melhores defensores da história da NFL.

White começou sua carreira universitária pela Universidade de Tennessee, jogando pela USFL, extinta e que durou somente 3 anos. Desde esse período, o jogador já chamava atenção pelas suas atuações e acabou recebendo o apelido de “Ministro da Defesa”. Após os últimos jogos da liga, o jogador foi escolhido pelo Philadelphia Eagles na quarta escolha geral do Draft da NFL em 1985.

Seu maior destaque foi durante sua passagem pelo Green Bay Packers (1993-1998). Nessas 6 temporadas como um Cabeça de Queijo, como é chamado os jogadores e os torcedores do time, White anotou 68,5 sacks, sendo um recorde da franquia até hoje. Em 1996, o jogador conquistou seu único Super Bowl, contra o New England Patriots, em um jogo que acabou 35-21.

Indicado 13 vezes ao Pro Bowl, garantindo 1 Super Bowl, White atuou por 15 temporadas. Além disso, foi eleito 2 vezes o melhor defensor da temporada e também 3 vezes o melhor defensor da NFC — a Conferência Nacional.

Reggie White faleceu em 26 de dezembro em 2004, na Carolina do Norte, EUA.

8. John Elway – O Duque de Denver

Sem dúvidas, um dos maiores quarterbacks da NFL!

É curioso dizer que, de início, Elway iniciou sua carreira no beisebol, e não no futebol americano. O primeiro draft que o atleta presenciou foi pelo New York Yankees, em 1981, pela 52ª escolha geral. O jogador chegou a atuar pelo time, participando de ligas filiadas e pelo elenco principal.

Somente em 1983 o jogador foi draftado pelo Baltimore Colts. Muitos pensam que o seu primeiro time profissional pela NFL foi o Denver Broncos, mas o atleta sequer foi cogitado pelo time no ano. Em 1984, Elway pediu para ser trocado aos Broncos.

O quarterback levou os Broncos a 5 Super Bowls, vencendo dois deles de maneira consecutiva, nas temporadas de 1997/98 e 1998/99. Também foi eleito MVP no ano de 1987.

John encerrou a sua carreira nos gramados, mas não no time! O jogador também foi dirigente pelos Broncos, tendo direito a um título de Super Bowl, em 2016.

7. Barry Sanders – O leão de Detroit

Considerado não só como uns dos melhores running backs da história, Sanders pode ser cogitado como um dos melhores jogadores a pisar em um gramado de futebol americano!

No começo, o famoso número 20 foi rejeitado por diversas universidades por conta de sua estatura, até que ingressou com bolsa de estudos na Oklahoma State, em 1986.

Sanders foi escolhido pelo Lions em 1989, como a 3ª escolha geral do Draft, passando toda sua carreira no time. Nos anos de 1991 e 1993, ganhou o título da Divisão Central da NFC. Em 1994, o jogador foi eleito o “Jogador Ofensivo do Ano”.

A melhor temporada de Sanders foi em 1997, quando o mesmo garantiu um lugar no Clube das 2.000 jardas corridas, sendo o terceiro jogador depois de O.J. Simpson e Eric Dickerson.

Considerada inesperada e controversa, em 1999, Barry anunciou sua aposentadoria do futebol americano com 15.369 jardas corridas e 2.921 recebidas.

6. Peyton Manning – O Xerife

Omaha! Omaha!

Se você ouviu isso na linha de scrimmage, presenciou um dos maiores jogadores de futebol americano em campo.

Peyton começou a jogar futebol pela universidade de Tennessee em 1994. Durante seus anos universitários, Peyton anotou 11.201 jardas passadas, 89 touchdowns, além de ganhar 39 dos 45 jogos que atuou. Dessa forma, o atleta foi cogitado como a primeira escolha do Draft de 1998, que seria do Indianapolis Colts.

Em seu primeiro ano de NFL, teve boas atuações, conquistando um lugar no All-Rookie First Team seleção com os melhores novatos da temporada. Manning lançou 3.739 jardas e anotou 26 touchdowns, no entanto, sofreu 28 interceptações, o que é um número comum para um quarterback novato.

Em 2012, após sofrer uma lesão, foi cortado pelos Colts, e após duas semanas, foi contratado pelo Denver Broncos, time no qual entrou para história. Em 2013, foram 55 touchdowns e 5.477 jardas lançadas, mas que não foi o suficiente para ganhar o Super Bowl daquele ano, perdendo para o Seattle Seahawks por 43 a 8. Porém, ainda assim foi eleito o MVP da temporada.

Deixou a liga em 2016, tendo o recorde de mais jardas e touchdowns em uma única temporada, além de ter sido nomeado para MVP em 5 temporadas. Nenhum outro jogador foi nomeado tantas vezes para a premiação. Além de ter 2 Super Bowls na carreira. E aproveitando que o tema deste conteúdo é basquete, que tal conferir também nosso post sobre filmes de futebol americano? Listamos os 5 mais importantes para aprender sobre o esporte. Acesse e confira agora mesmo!

5. Joe Montana – O maior de São Francisco

Antes de se tornar um dos mais brilhantes jogadores de futebol americano da história, Montana quase optou por jogar basquete!

Felizmente, Joe Cool, como era chamado, mudou de ideia quando recebeu uma bolsa escolar da universidade da Carolina do Norte, aos 17 anos. Porém, o jogador acabou preferindo atuar pelo time da universidade de Notre Dame, em 1977, quando tinha 21 anos.

Em 1979, após boas atuações pelo time da universidade, Joe Montana foi escolhido na terceira rodada do Draft pelo San Francisco 49ers.

Com suas excelentes qualidades de quarterback, conseguiu levar o time de São Francisco ao Super Bowl em 4 edições, ganhando todas. Foi o primeiro jogador da história a ser nomeado 3 vezes MVP do Super Bowl.

Montana defendeu o 49ers por 14 temporadas e também o Kansas City Chiefs em duas (1993 e 1994). Antes de Tom Brady, o atleta era considerado o maior quarterback da história da NFL.

4. Jim Brown – Sinônimo de Cleveland

Jim Brown fez seus jogos de NFL na era anterior ao Super Bowl. Mas isso não tem muita importância, já que o atleta é reconhecido como um dos maiores jogadores de todos os tempos do futebol americano.

O Running Back foi campeão da NFL no ano de 1964, tendo dois vice-campeonatos em 1957 e 1965. Foi eleito também MVP nos anos de 1957, 1958 e 1965. Além disso, é o único jogador a ter mais de 100 jardas de média por jogo.

3. Lawrence Taylor – O maior defensor da história

Presente no Hall da Fama do futebol americano, atuou como Linebacker pelo New York Giants em toda sua carreira profissional. Presente no top 3, é considerado o melhor jogador defensivo na história do esporte.

Taylor teve início no esporte na universidade da Carolina do Norte, em que jogou de 1978 a 1981. No último ano, foi draftado pelos Giants, como a segunda escolha geral. Assim, Taylor quebrou vários recordes em sua primeira temporada como calouro.

No fim dos anos 80 e começo dos 90, o linebacker era um excelente jogador! Muitas jogadas da época, como pass rush e outras estratégias de linha ofensiva, foram mudadas por conta de suas leituras em campo.

Leia também: Regras do futebol americano – conheça as principais!

Com seu poder “destrutivo” contra os ataques adversários, Lawrence Taylor ganhou 2 Super Bowls com os Giants, além de ser nomeado MVP da temporada de 1986. Tendo também disputado 10 Pro Bowls e 3 vezes nomeado jogador defensivo da NFL.

2. Jerry Rice – Melhor Wide Receiver da NFL

Considerado por muitos o GOAT (Greatest of All Time), que traduzido seria o “Melhor de Todos os Tempos”, Jerry Rice é o wide receiver que atuou pelo San Francisco 49ers, ao lado de Joe Montana e Steve Young.

Rice ingressou no College pela pequena Mississippi Valley State, tendo destaque e levando a universidade para o mapa da NCAA, liga de futebol americano das universidades. Dentro de 3 das 4 temporadas que jogou, fez mais de 1.000 jardas, além de estabelecer um recorde na liga de 27 touchdowns recebidos, que permanece até hoje.

O Flash 80 foi draftado pelo 49ers no ano de 1985, como a 28ª escolha do Draft. Em 1987, já era considerado um dos 10 melhores wide receivers da liga, sendo que neste ano em específico, anotou 22 touchdowns, sendo o primeiro “WR” a levar o pRrêmio de Jogador Ofensivo do Ano.

Ao final de sua carreira, mesmo não ganhando o prêmio de MVP, conquistou 3 Super Bowls com o time de São Francisco, tendo também 13 participações em Pro Bowls, sendo o líder em recepções da liga diversas vezes.

1. Tom Brady – GOAT

E claro que o nosso primeiro colocado é Tom Brady — apelidado carinhosamente pelos brasileiros como “Giselo”, devido ao seu casamento com a modelo brasileira Gisele Bündchen.

Ninguém poderia imaginar que a 199ª escolha do Draft de 2000 se tornaria o maior de todos os tempos no futebol americano. Brady foi escolhido pelo New England Patriots — que curiosamente, naquele ano, não precisava de um quarterback, já que contavam com outros 3 da posição.

Porém, os Patriots, mais precisamente Bill Belichick, técnico do time, resolveu ficar com 4 QB’s, tudo isso para não deixar passar a oportunidade de ficar com Brady.

O jogador fez, até então, 22 temporadas na NFL, sendo 20 delas nos Patriots e 2 no Tampa Bay Buccaneers.

Confira abaixo alguns dos números e recordes de Brady em sua carreira:

  • O maior número de passes para touchdown na história do esporte, sendo 624;
  • Maior número de jardas áreas na história da NFL (84.520);
  • 243 vitórias em temporada regular, recorde da NFL;
  • Maior número de vitórias em playoffs na história do esporte (35);
  • Maior número de vezes que apareceu em Super Bowls (10) e também de vitórias, sendo 7 vezes;
  • 5 vezes MVP do Super Bowl, recorde da NFL;
  • 15 vezes selecionado para o Pro Bowl, recorde também na história do esporte;
  • 3 vezes MVP da NFL (2007, 2010 e 2017);
  • Primeiro jogador da história a ser campeão da NFL em 3 décadas diferentes;
  • Primeiro atleta na história do esporte com um título depois dos 40 anos.

Esses são alguns dos números de GOAT em toda sua carreira de NFL. No ano de 2022, o Brady anunciou sua aposentadoria, mas durou apenas 40 dias, em seguida, anunciou seu retorno aos gramados, com 44 anos.

Gostou de saber mais sobre os maiores jogadores de futebol americano? O esporte não para por aí, sempre revela joias todos os anos com os Drafts! Por isso, fique de olho, será que temos um novo GOAT chegando para quebrar os recordes?!

E se você gostou deste tipo de conteúdo, dê uma olhada nos nossos conteúdos de futebol americano. São diversos posts que a Betnacional traz para você ficar por dentro do esporte.

Te esperamos no próximo post!

E se você gostou deste tipo de conteúdo, aproveite e confira também nosso post sobre apostas esportivas e confira quais são as maiores para iniciantes. Aqui no blog temos diversos posts para você ficar por dentro do esporte.

COMPARTILHE

Bombando em Futebol Americano

1

Futebol Americano

Quantos pontos vale um touchdown? Saiba como funciona a pontuação no Futebol Americano

2

Futebol Americano

Posições do Futebol Americano: conheça todas elas aqui!

3

Futebol Americano

Filmes de futebol americano: conheça 10 produções cinematográficas sobre a modalidade

4

Futebol Americano

Regras do futebol americano: quais as principais que você deve saber