Futebol

The Big Six: conheça os clubes da Premier League que formam esse grupo

Veja quais são as equipes mais tradicionais do futebol inglês na atualidade e confira um pouco das histórias desses agremiações […]

Escudos de Manchester United, Liverpool, Arsenal, da Premier League, Chelsea, Manchester City e Tottenham, alinhados em fileira

Veja quais são as equipes mais tradicionais do futebol inglês na atualidade e confira um pouco das histórias desses agremiações

Liga mais rica do futebol mundial e principal praça do esporte na Europa, o futebol inglês possui diversas equipes com histórias bastante vitoriosas. Contudo, como em todo grande centro, há na Inglaterra aquelas agremiações que mais se destacam. Esse é o Big Six.

Os 6 clubes mais ricos e tradicionais do futebol inglês, que costumam brigar pelo título da Premier League. Sendo eles o Arsenal, o Tottenham e o Chelsea, o Manchester United, o Manchester City e o Liverpool.

Neste artigo, o blog da Betnacional te explica sobre a formação do Big Six, quais os principais títulos, quem mais marcou gols além de algumas curiosidades sobre os maiores times da Inglaterra.

Antes eram 4

Com a chegada da Premier League para reformular a principal liga de futebol na Inglaterra, primeiramente, 4 clubes eram aqueles que revezavam dominando o esporte na terra da Rainha: Arsenal, Chelsea, Manchester United e Liverpool.

Principais potências a partir dos anos 1990, essas equipes rapidamente passaram a ser conhecidas como Big Four, tanto pelo seu domínio no país, quanto pelo seu desempenho em torneios internacionais.

O Manchester City começou a integrar o grupo no final da década de 2000, quando foi adquirido pelo Sheik Mansour. A partir daí, o clube se tornou uma potência econômica e, posteriormente, esportiva, quando passou a brigar sempre nas cabeças da Premier League.

Já o Tottenham também começou a se destacar após ser adquirido por uma empresa, a Enic Internacional, em 2001.

Porém, demorou um pouco mais para conseguir resultados expressivos. Em 2019, os galos conseguiram o vice-campeonato da Liga dos Campeões da Europa, sendo batidos pelo Liverpool na final.

Leia também: Copa da Inglaterra 22/23: saiba tudo sobre a disputa!

Quando surgiu o Big Six?

Apesar de não ser um termo oficial, o Big Six é uma nomenclatura amplamente utilizada pelos fãs do futebol inglês.

Sem uma data oficial de início para o uso do apelido para os dois clubes de Manchester (City e United), o Liverpool e os 3 grandes de Londres (Arsenal, Chelsea e Tottenham), estima-se que o uso do termo Big Six se popularizou a partir de 2010.

Domínio doméstico

Desde que a Premier League passou a administrar o principal campeonato nacional da Inglaterra, apenas em 2 oportunidades, as equipes do Big Six não conquistaram a taça.

Assim, nas temporadas 1994-1995 e 2015-2016, os vencedores da Premier League foram o Blackburn, capitaneados pelo atacante Alan Shearer, e o Leicester City, em uma das maiores zebras da história do futebol inglês.

O Manchester United é o recordista de títulos na era Premier League. Desde 1992, quando houve a mudança, os Red Devils se sagraram campeões ingleses em 13 oportunidades.

Empatados em 2º lugar estão o Chelsea e o Manchester City, com 5 títulos cada. Logo atrás está o Arsenal com 3 e, por último, o Liverpool, que quebrou um jejum de 30 anos na temporada 2019-2020.

Força no pódio

Além disso, em 29 temporadas de Premier League, o vice-campeão esteve entre os clubes do Big Six em 25 oportunidades, sendo que desde 1997-1998, o 2º colocado é um dos 6 de maneira ininterrupta.

Fechando o pódio do campeonato inglês, o Big Six fez o 3º lugar da Premier League em 24 das 29 oportunidades. A última fez que uma equipe fora dos 6 recebeu a medalha de bronze da Liga foi o Newcastle United, em 2002-2003.

Recordes de títulos

Somando as fases pré e pós-Premier League, 4 equipes do Big Six estão entre os times mais vitoriosos do campeonato nacional. O maior vencedor da história do futebol inglês é o Manchester United, com 20 taças.

Os Diabos Vermelhos são seguidos de perto pelo Liverpool, que venceu 19. Contudo, essa liderança só foi perdida em 2010-2011, quando o United conquistou seu penúltimo título.

Vale lembrar que o Liverpool viveu um jejum de 30 anos sem conquistar títulos, quebrando a série apenas na temporada 2019-2020.

Nesse período, o time vermelho de Manchester conquistou 13 campeonatos sob o comando do técnico Alex Ferguson.

O 3º colocado é o Arsenal com 13 campeonatos. Entre os clubes do Big Six que já foram da Premier League, os Gunners amargam o maior tempo na fila, pois estão sem vencer um campeonato nacional desde a temporada 2003-2004.

O Everton aparece na 4ª colocação com nove títulos. É o clube melhor colocado entre os 5 maiores vencedores que está fora do grupo dos 6 maiores. Seu último campeonato inglês foi conquistado há exatos 35 anos.

Por fim, na quinta colocação há um empate. Com 7 taças, Aston Villa e Manchester City encerram o top-5 de vencedores do campeonato inglês.

Se para os Villains as glórias são longínquas, os Citizens podem se orgulhar de terem vencido 3 das últimas 5 edições da Premier League.

Os outros campeões do Big Six

O Chelsea aparece no 6º lugar da lista de maiores campeões ingleses, empatado com Sunderland, com 6 títulos cada.

Apenas uma das conquistas dos Blues não aconteceu sob a batuta do russo Roman Abramovich, antigo dono do clube londrino, que chegou a Stamford Bridge no início dos anos 2000.

Entre os clubes do Big Six, apenas o Tottenham nunca conquistou uma Premier League. Com apenas 2 títulos nacionais na sala de troféus, os galos levantaram sua última taça do campeonato inglês na temporada 1960-1961.

Os goleadores da Premier League

Apesar de dominarem a lista de títulos e pódios da história da Premier League, o Big Six não é tão absoluto assim quando o assunto é artilharia da maior liga do futebol inglês.

Entre os 5 maiores artilheiros da história da Premier League, quatro são jogadores do Big Six.

Sendo os atacantes Wayne Rooney (208 gols) e Andy Cole (187), que marcaram história pelo Manchester United. Em 4º lugar está o atacante Sergio Aguero (184), pelas suas temporadas jogando no City e encerra o top-5 o meia Frank Lampard (177), do Chelsea.

Contudo, o maior goleador da história da Premier League até hoje é o atacante Inglês Alan Shearer (286 gols), campeão nacional pelo Blackburn Rovers, na temporada 1994-1995.

O jogador também atuou com as camisas do Southampton e do Newcastle, onde é um dos maiores ídolos da história do clube.

Aproveite sua leitura e confira nosso post sobre como apostar na Champions League e confira tudo o que você precisa saber para acertar em seus palpites!

Os grandes artilheiros do Big Six

Clubes de maior expressão no futebol inglês atual, Liverpool, Manchester United, Manchester City, Chelsea, Arsenal e Tottenham também contam com goleadores históricos em suas centenárias trajetórias.

A Betnacional traz abaixo a lista com os maiores artilheiros da história de cada um dos representantes do Big Six.

Liverpool

Entre eles, nenhum foi mais efetivo do que Ian Rush. Com a camisa do Liverpool, o histórico atacante marcou 346 gols em suas 2 passagens pelo Liverpool, entre as décadas 1980 e 1990.

Figura central da fase mais vitoriosa da história dos Reds, o galês é considerado uma das estrelas do panteão de Anfield Road, sendo protagonista de diversos títulos nacionais e internacionais do lado vermelho de Liverpool.

Tottenham

Ídolo do Tottenham na década de 1960 e campeão do mundo em 1966, Jimmy Greaves era um artilheiro nato. Em 10 temporadas, o centroavante fez 379 jogos pelos galos, indo às redes em 266 vezes.

Contudo, a marca de Greaves está em perigo, uma vez que Harry Kane, atual centroavante e grande ídolo dos Spurs na atualidade, segue diminuindo a diferença.

Atualmente, o camisa 10 do Tottenham possui 247 gols marcados com a camisa do Galo de Londres. Assim, caso mantenha sua média de mais de 20 gols por temporada, o jogador de 28 anos deverá se tornar o maior do clube já em 2022-2023.

Manchester City

Recentemente aposentado devido à uma arritmia cardíaca, Sergio Agüero imortalizou seu nome no futebol inglês atuando com a camisa do Manchester City.

Manchester City’s Argentinian striker Sergio Aguero controls the ball during the UEFA Champions League football Group C match between Manchester City and Porto at the Etihad Stadium in Manchester, north west England on October 21, 2020. (Photo by Laurence Griffiths / POOL / AFP) (Photo by LAURENCE GRIFFITHS/POOL/AFP via Getty Images)

Argentino, Kun Aguero é o maior artilheiro estrangeiro da história da Premier League, com 254 gols marcados. O jogador, que chegou ao City em 2011, é considerado um dos maiores atletas a vestir a camisa dos Citizens.

Manchester United

Maior artilheiro da história do Manchester United e maior goleador da história da seleção inglesa. Essas são honrarias que Wayne Rooney pode se orgulhar em sua carreira como jogador profissional.

Em 14 anos com a camisa dos Red Devils, Rooney fez parte da história do time super campeão da Premier League sob o comando de Alex Ferguson. Ao todo, o centroavante vestiu o manto vermelho de Manchester em 559 jogos, marcando 253 gols.

Arsenal

Destaque do último título invicto da Premier League, em 2004, o francês Thierry Henry lidera a fila dos maiores artilheiros da história do Arsenal.

Em 2 passagens com a camisa dos Gunners, o atacante fez história e marcou seu nome nas lembranças de diversas gerações de torcedores ao longo das 377 partidas disputadas.

Ao marcar 228 gols pelo Arsenal, Henry foi o protagonista das campanhas que levaram os londrinos a 2 títulos da Premier League e um vice-campeonato da Liga dos Campeões da Europa.

Chelsea

O Chelsea é o único dos clubes do Big Six a não ter um atacante como seu maior artilheiro. Contudo, nem por isso, o nome de Frank Lampard pesa menos do que os goleadores rivais na história do futebol inglês.

Revelado pelo West Ham, o meio-campista chegou ao Chelsea em 2004 e foi um dos responsáveis pela subida de patamar do clube no futebol europeu.

Assim, com 211 gols em 648 jogos, o jogador foi o maestro dos Blues nas conquistas da Premier League (2004-2005 e 2011-2012), além de ser o craque do time que venceu a Liga dos Campeões da Europa em 2013.

Box to Box

Big Six não é a única expressão específica do futebol inglês. Outra que pode ser acrescentada à essa lista é Box to Box.

Com a modernização do futebol, novos conceitos surgem dentro dos sistemas táticos e funções dos jogadores em campo. E foi assim que surgiu a expressão Box to Box.

Agora que você já sabe tudo sobre o Big Six, descubra mais sobre o que significa a expressão box to box.

COMPARTILHE

Bombando em Futebol

1

Futebol

Supercopa do Brasil 2024: aposte em Palmeiras x São Paulo na BetNacional!

2

Futebol

Estatísticas do Corinthians: Confira o que esperar do Timão no Brasileirão

3

Futebol

Descubra o surgimento, importância e significado dos números da camisa

4

Futebol

Guia completo de como apostar em jogos de futebol!

5

Futebol

7 maiores times italianos da história do futebol