Campeonato Brasileiro

Estatísticas do Corinthians: Confira o que esperar do Timão no Brasileirão

Um dos maiores campeões entre os clubes brasileiros na década passada, com títulos em todas as esferas do futebol e […]

Bandeirão do Corinthians com escudo do clube e torcida lotando arquibancada do estádio

Um dos maiores campeões entre os clubes brasileiros na década passada, com títulos em todas as esferas do futebol e uma legião de fãs fiéis, o Corinthians busca recuperar o protagonismo e vem fazendo um alto investimento para isso. No entanto, no ano de 2023, ele é o time da Série A com o desempenho mais baixo quando atua como visitante.

Quer entender todas as estatísticas do Timão, contexto histórico e mais? Continue a leitura e confira com detalhes todas as informações para você apostar no gigante paulista.

Conquistas recentes: resumo dos resultados do Corinthians

Desde a última década até aqui, o Corinthians foi um dos times mais relevantes do país. Em relação ao Campeonato Brasileiro, conquistou o troféu três vezes: 2011, 2015 e 2017. Além disso, de forma inédita, se tornou campeão da Taça Libertadores, em 2012 — mesmo ano em que levou o título do Mundial de Clubes da Fifa com vitória sobre o Chelsea.

Na temporada seguinte, o Timão conquistou a Recopa Sul-Americana sobre o rival São Paulo. Em relação ao Campeonato Paulista, foi, dentre os quatro grandes clubes do estado, o maior campeão ao lado do Santos, com quatro troféus cada (2013, 2017, 2018 e 2019, no caso do Corinthians).

E se você entrou recentemente para o “bando de loucos”, a torcida do Corinthians, aprenda mais sobre o histórico desse gigante no texto “Descubra a história do Corinthians: maiores ídolos, goleadas“.

Últimos anos do Corinthians

De 2018 para cá, o Timão teve o protagonismo reduzido por conta da polarização entre Palmeiras e Flamengo, que têm se alternado nas conquistas nacionais e internacionais — totalizam seis títulos do Brasileirão e da Taça Libertadores, com três em cada torneio. Além disso, observou o Atlético-MG entrar forte na briga, com investimento e jogadores de peso na temporada passada — conquistou a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro em 2022.

Títulos do Timão

Como mencionado no seu hino, o Corinthians é conhecido como o “Campeão dos Campeões” por diversos brasileiros e possui uma legião de fãs. Repleto de conquistas significativas, incluindo a Libertadores e o Mundial de Clubes, atualmente, o clube enfrenta um período desafiador: não ganha nenhum título desde 2019, quando se consagrou campeão paulista naquela ocasião. Confira todos os anos que o clube levantou taças nacionais e internacionais:

  • 2011: Brasileirão;
  • 2012: Libertadores e Mundial;
  • 2013: Paulistão e Recopa Sul-Americana;
  • 2015: Brasileirão;
  • 2017: Paulistão e Brasileirão;
  • 2018: Paulistão;
  • 2019: Paulistão.

Derrotas do Corinthians

Ainda falando dos últimos 4 anos até aqui, o Corinthians sequer conseguiu figurar entre os quatro mais bem colocados do Brasileirão. Fora isso, pode-se dizer que outro duro golpe para o Timão foi a perda do Campeonato Paulista de 2020, na final contra o Palmeiras, nos pênaltis.

Além disso, outros graves erros não saem da mente dos torcedores corintianos, como:

  • 2011: foi o primeiro time brasileiro a não ser classificado na pré-libertadores;
  • 2012: foi derrotado nas quartas de final do Campeonato Paulista pela Ponte Preta;
  • 2015: foi derrotado pelo Guarani nas oitavas de final das libertadores;
  • 2016: caiu nas semifinais do Campeonato Paulista;
  • 2019: perdeu nas semifinais da Copa Sul-Americana.

O 2022 do Corinthians

Em busca de voltar a estar forte nas disputas, o Corinthians vem realizando contratações de renome desde a temporada passada e apostando também na identificação dos jogadores dentro desse perfil. Em 2021, no decorrer do Brasileirão, o Timão contratou Giuliano, Roger Guedes, Willian e Renato Augusto — os dois últimos com passagens significativas e queridos pela torcida.

De cara, a inserção dos quatro atletas deram melhora ao Timão no ano passado, mas o principal objetivo do clube era, de fato, preparar a equipe para a atual temporada. Diante disso, elevou o investimento e aumentou a aposta no departamento de futebol.

Assim, o Corinthians acertou a contratação de mais um jogador de peso e com histórico bem positivo no clube. Caso do experiente volante Paulinho, destaque nas conquistas do Brasileirão de 2011, além da Taça Libertadores e Mundial de Clubes, em 2012.

Ao mesmo tempo, o Timão fez uma mudança no curso do futebol. Em fevereiro, optou pela saída do técnico Sylvinho, que estava no clube desde 2022. Em busca de substituto, o Corinthians analisou, estudou, conversou e, 20 dias depois, contratou o português Vítor Pereira.

No clube, o trabalho de Vítor Pereira — assim como é na chegada de qualquer treinador em um clube brasileiro — levaria tempo para ter as ideias integralmente implementadas. No entanto não tivemos tempo para conferir se as expectativas como um time ofensivo e agressivo, que gosta de pressionar, seriam concretizadas, pois houve outra mudança técnica no time. Desde maio de 2023, Vanderlei Luxemburgo assumiu.

Momento atual do Corinthians no ano de 2023

Em 2023, o Corinthians enfrenta o Campeonato Paulista, a Libertadores, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Para isso, o time optou por manter a base do seu elenco, ficando com o centroavante Yuri Alberto — que é seu principal destaque, já que foi vice-artilheiro dos torneios em 2022. Além disso, o Corinthians realizou duas contratações para reforçar o time: o lateral-esquerdo Matheus Bidu e o atacante Romero.

Apesar disso, na temporada de 2023, o Corinthians registrou o pior desempenho como visitante entre os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. Em oito jogos disputados fora da Neo Química Arena, o time obteve:

  • Três empates;
  • Três derrotas;
  • Duas vitórias.

Além dos resultados do Brasileirão, alguns jogos ganhos foram contra o São Paulo, pelo Paulistão, e Liverpool (URU), pela Libertadores. Já os empates aconteceram nos confrontos contra Portuguesa, Inter de Limeira e Santos, e derrotas sofridas contra Red Bull Bragantino, São Bernardo e Remo.

Esses números refletem um aproveitamento de apenas 37,5% pelo Corinthians como visitante, deixando bastante a desejar para todos os torcedores. No entanto, quando olhamos para as partidas na Neo Química Arena, o alvinegro conquistou 80% dos pontos disputados.

Confira — Brasileirão 2023: quando começa, onde assistir e mais

Escalação base do Corinthians 2023

Em busca de juntar os reforços, Vanderlei Luxemburgo tem escalado o Timão da seguinte forma:

  • Goleiros: Cássio, Carlos Miguel e Matheus Donelli;
  • Defensores: Balbuena, Gil e Bruno Méndez;
  • Laterais: Fagner, Fábio Santos, Matheus Bidu e Rafael Ramos;
  • Volantes: Maycon, Fausto Vera, Du Queiroz, Roni, Cantillo e Paulinho;
  • Meias: Renato Augusto e Giuliano;
  • Atacantes: Adson, Róger Guedes, Yuri Alberto, Júnior Moraes, Giovane, Romero e Gustavo Mosquito, que está em processo de recuperação de uma lesão.

Estatísticas do Corinthians na temporada

De maneira geral, apesar de alguns resultados desfavoráveis, o Corinthians tem se destacado na temporada de 2023. Até agora, ele tem apresentado os seguintes resultados:

CampeonatosJogosVitóriasEmpatesDerrotasSaldos de gols
Copa Sul-Americana11001-0
Libertadores62137-6
Brasileirão1443712-17
Copa do Brasil52034-5
Campeonato Paulista1365220-11
391591544-39

Quando analisamos os cartões das partidas, até esse momento, os jogadores corintianos não receberam nenhum vermelho. Já os amarelos foram dados ao:

  • Gil (4);
  • Fágner (4);
  • F. Vera (4);
  • Fábio Santos (3);
  • Róger Guedes (3);
  • Cássio (2);
  • Matheus Bidu (2);
  • Murillo (2);
  • Giuliano (1);
  • Maycon (1).

Os escanteios que mais trouxeram resultado para o alvinegro foram contra os times do Fluminense e Goiás, com uma média de 12,92 em casa. Já o menos favorável foi em relação ao América-MG, com 9,14 pontos.

Todos jogos marcados do Timão

Prepare a torcida, chame os amigos e familiares para um churrasco e confira todos os jogos marcados do Timão no ano de 2023.

Agosto, 2023

ter., 1 ago. — Corinthians X Newells Old Boys —21:30 — Copa Sul-Americana

sáb., 5 ago. — Internacional X Corinthians —18:30 — Campeonato Brasileiro

ter., 8 ago. — Corinthians X Coritiba — 16:00 — Campeonato Brasileiro

dom., 13 ago. — Newell’s Old Boys X Corinthians — 21:30 — Copa Sul-Americana

dom., 16 ago. — São Paulo X Corinthians — 19:30 — Copa do Brasil

sáb., 19 ago. — Cruzeiro X Corinthians —21:00 — Campeonato Brasileiro

qua., 23 ago. — Corinthians X Goiás — a definir — Campeonato Brasileiro

dom., 27 ago. — Corinthians X Palmeiras — a definir — Campeonato Brasileiro

Setembro, 2023

sáb., 2 set. — Corinthians X Palmeiras — A definir — Campeonato Brasileiro

dom., 3 set. — Fortaleza X Corinthians — A definir — Campeonato Brasileiro

qua., 13 set. — Corinthians X Botafogo — A definir — Campeonato Brasileiro

qua., 20 set. — São Paulo X Corinthians — A definir — Campeonato Brasileiro

sáb., 30 set. —Corinthians X Flamengo — A definir — Campeonato Brasileiro

Outubro, 2023

dom., 1 out. — Corinthians X Flamengo — A definir — Campeonato Brasileiro

dom., 8 out. — Fluminense X Corinthians — A definir — Campeonato Brasileiro

qua., 18 out. — Corinthians X América-MG — A definir — Campeonato Brasileiro

dom., 22 out. — Cuiabá X Corinthians — A definir — Campeonato Brasileiro

qua., 25 out. — Corinthians X Santos — A definir — Campeonato Brasileiro

dom., 29 out. — Corinthians X Athletico-PR — A definir — Campeonato Brasileiro

Novembro, 2023

qua., 1 nov. — Red Bull Bragantino X Corinthians — A definir — Campeonato Brasileiro

sáb., 5 nov. — Corinthians X Atlético-MG — A definir — Campeonato Brasileiro

dom., 12 nov. — Grêmio X Corinthians — A definir —Campeonato Brasileiro

qua., 22 nov. — Corinthians X Bahia — A definir — Campeonato Brasileiro

dom., 26 nov. — Vasco da Gama X Corinthians — A definir — Campeonato Brasileiro

qua., 29 nov. — Corinthians X Internacional — A definir — Campeonato Brasileiro

Dezembro, 2023

dom., 3 dez. — Coritiba X Corinthians — A definir — Campeonato Brasileiro

Agora você está por dentro de todos os detalhes das estatísticas do Corinthians na temporada de 2023 e pode aproveitar para descobrir como fazer apostas em futebol e garantir uma renda extra! Confira o guia que a Betnacional preparou para você. Estamos te esperando.

COMPARTILHE

Bombando em Campeonato Brasileiro

1

Campeonato Brasileiro

Resultados do Palmeiras: desempenho do Porco em 2023

2

Campeonato Brasileiro

Jogos do São Paulo: estatísticas do Tricolor Paulista!

3

Campeonato Brasileiro

Brasileirão Sub-20: fique por dentro das informações e temporada 2023

4

Campeonato Brasileiro

Brasileirão Série B: tudo sobre o torneio em 2023!

5

Campeonato Brasileiro

Brasileirão 2023: quando começa, onde assistir e mais