Campeonato Brasileiro

Brasileirão Sub-20: fique por dentro das informações e temporada 2023

A paixão e torcida pelo futebol começa desde cedo no nosso país e, com os anos, temos visto aumentar o […]

Time de futebol do Flamengo, da categoria sub-20, reunidos em campo

A paixão e torcida pelo futebol começa desde cedo no nosso país e, com os anos, temos visto aumentar o número de torcedores que passam a acompanhar e torcer pelo clube do coração desde as categorias de base. Dessas, uma das mais conhecidas é a do Brasileirão Sub-20.

E se você quer ficar ainda mais ligadinho na disputa, não deixe de conferir o guia que preparamos para deixar esse momento ainda melhor. Então, continue a leitura e confira agora com o blog da Betnacional como funciona o Brasileirão Sub-20, qual o calendário da temporada 2023, como anda a tabela, onde assistir aos jogos e muito mais!

O que é o Brasileirão Sub-20?

O Campeonato Brasileiro de Futebol Sub-20, também conhecido como Brasileirão Sub-20, é um torneio administrado pela Confederação Brasileira de Futebol, a CBF. Com um nascimento relativamente recente, principalmente quando comparado com outras competições, vem despertando olhares e atraindo holofotes para jogadores que têm se mostrado como uma verdadeira promessa.

Em 2006, a estreia da vitória ficou por conta do Internacional, que levou a taça para casa após uma acirrada disputa contra o Grêmio. A disputa, na época, ainda era comandado pela Federação Gaúcha de Futebol, que ficou à frente até 2014.

A projeção da competição faz com que cada equipe tente fortalecer seus níveis de base, criando um suporte para lá de essencial e capaz de apresentar bons resultados nos anos seguintes. Assim, os jogadores recebem o apoio e investimento para conseguirem atingir o nível de excelência exigido pela categoria profissional e de maior destaque.

Como funciona o Campeonato Brasileiro de Futebol Sub-20?

As regras aplicadas ao funcionamento do Brasileirão Sub-20 se dão por meio da seleção de 20 clubes participantes, segmentados em 2 conjuntos compostos por 10 times. A cada chaveamento disputado, 4 franquias com o melhor desempenho e saldo de gols avançam para a fase seguinte, de quartas de finais.

A etapa de eliminação ocorre com dois jogos por clube, pelo sistema de ida e volta — já adotado em todos os principais campeonatos nacionais. Com isso, o mando de campo varia nas disputas na sede e também na casa do adversário. E a final consiste em um embate único, responsável por consagrar o campeão!

Não deixe de conferir: Brasileirão Série B: tudo sobre o torneio em 2023.

Como está a tabela do Brasileirão Sub-20?

Flamengo, Corinthians, America-MG e Atlético MG lideram a rodada do Brasileirão Sub-20 pelo grupo A, com 12, 10, 9 e 9 pontos, respectivamente. Já no grupo B, Santos, Athletico-PR, Grêmio e Palmeiras lutam pela melhor colocação, com 11, 10, 10 e 9 pontos.

Confira como está a atual rodada da categoria, conforme os grupos classificados de cada divisão:

ColocaçãoGrupo AGrupo B
1º lugarFlamengoSantos
2º lugarCorinthiansAthletico-PR
3º lugarAmérica-MGGrêmio
4º lugarAtlético-MGPalmeiras
5º lugarCuiabáCruzeiro
6º lugarBotafogoBahia
7º lugarCearáFortaleza
8º lugarInternacionalSão Paulo
9º lugarFluminenseGoiás
10º lugarBragantinoAtlético-GO

Onde assistir aos jogos do Brasileirão Sub-20?

Você pode ficar conectado com os jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol Sub-20 pela TV a cabo, no canal do SporTV. Alguns clubes também disponibilizam em suas plataformas de streaming, como o caso do FlaTV+ e SPFC Play, já que não há transmissão oficial pela TV aberta no país.

Qual o calendário do Campeonato Brasileiro de Futebol Sub-20?

A temporada de 2023 do Brasileirão Sub-20 deu seu pontapé inicial já no dia 1º de março e seguirá até 08 de setembro.

  • Rodadas de n.º 6: entre os dias 05, 06, 07 e 08 de abril;
  • Rodadas de n.º 7: em 11 de abril;
  • Rodadas de n.º 8: 25 de abril;
  • Rodadas de n.º 9: 02 de maio;
  • Primeira fase das quartas de final: 22 de julho;
  • Segunda fase das quartas de final: 29 de julho;
  • Semifinal 1 de 2: 05 de agosto;
  • Semifinal 2 de 2:12 de agosto;
  • Final: 08 de setembro.

Para ler depois: Descubra as principais movimentações do calendário do futebol em 2023.

Curiosidades sobre o Campeonato Brasileiro de Futebol Sub-20

Na separação de campeões da disputa por regiões, temos o Sudeste como líder absoluto em número de títulos, tanto das edições organizadas pela Federação Gaúcha de Futebol quanto pela CBF, com 12 troféus de primeiro lugar. Logo atrás, temos o Sul, 5. Já o Nordeste e Centro Oeste, apesar de já terem conseguido avançar para semifinais, não conquistaram o lugar mais alto do pódio.

E quando o assunto é artilharia, temos:

  • Gabriel Silva, do Palmeiras, com 16 gols pela temporada de 2021;
  • Evanilson, do Fluminense, com 15 gols em 2019;
  • e Guilherme Santos, pelo Atlético Mineiro, com 13 gols no campeonato de 2020.

Dentre as equipes, o Cruzeiro Esporte Clube dispara na frente com o seu tricampeonato, conquistado em 2007, 2020 e 2012. Em segunda posição temos um empate de bicampeonatos com o Internacional, Grêmio e Palmeiras. Aliás, o Porco é o mais recente campeão, levando para cada o título disputado na final de 2022, contra o Corinthians.

Como apostar no Brasileirão Sub-20? Vale a pena?

Ainda que não tenho os holofotes de outras categorias, como a do Brasileirão e Libertadores, por exemplo, a aposta em campeonatos menores também vale a pena, e vamos te contar exatamente o porquê:

Esses torneios costumam ter valores mais expressivos do que as outras disputas conhecidas, e é nesse momento que a aposta certeira pode fazer você levar aquela graninha extra.

É possível ainda ver o Brasileirão Sub-20 como uma oportunidade de ir treinando e pegando uma capacidade apurada de análise, acumulando experiências na hora de lançar aquele palpite no futebol — qualificando até mesmo a gestão de bancas menores.

E então, está esperando o quê para lançar a sua sorte? Fique de olho no blog da Betnacional para essas e outras dicas e aproveite já para conferir nosso guia completo de apostas no futebol.

Até a próxima!

COMPARTILHE

Bombando em Campeonato Brasileiro

1

Campeonato Brasileiro

Estatísticas do Corinthians: Confira o que esperar do Timão no Brasileirão

2

Campeonato Brasileiro

Resultados do Palmeiras: desempenho do Porco em 2023

3

Campeonato Brasileiro

Jogos do São Paulo: estatísticas do Tricolor Paulista!

4

Campeonato Brasileiro

Brasileirão Série B: tudo sobre o torneio em 2023!

5

Campeonato Brasileiro

Brasileirão 2023: quando começa, onde assistir e mais