Campeonato Brasileiro

Os maiorais: Veja quem são os principais artilheiros da história do Campeonato Brasileiro

Destaques com algumas das camisas mais tradicionais do Brasil, Roberto Dinamite, Fred, Zico, Romário e Edmundo garantiram vaga entre os […]

Diego Souza, jogador do Grêmio, comemorando gol em campo

Destaques com algumas das camisas mais tradicionais do Brasil, Roberto Dinamite, Fred, Zico, Romário e Edmundo garantiram vaga entre os principais artilheiros do Campeonato Brasileiro

Frequentemente citado entre os campeonatos nacionais mais equilibrados do mundo, o Brasileirão tem em sua história muitos jogadores que se notabilizaram pelo grande número de gols marcados pelas suas equipes. Goleadores que fizeram história na competição.

Chamado de Campeonato Brasileiro desde 1971, o principal certame nacional teve diversas formas de disputa ao longo de sua história.

Porém, fazendo jus à principal característica do futebol do país, foi forjado através de equipes que tiveram ataques poderosos para ganhar títulos.

Assim, o blog da Betnacional lista a partir de agora quem são os principais artilheiros do Campeonato Brasileiro nestas 51 edições do torneio, que pode ter atualizações na lista já que a 52ª temporada do Brasileirão começou.

10º lugar – Luís Fabiano (116 gols)

Ídolo do São Paulo, Luís Fabiano é o 10º maior goleador da história do Campeonato Brasileiro. Apontado como um dos maiores artilheiros do futebol nacional no século 21, o Fabuloso, como ficou conhecido, está aposentado atualmente.

O jogador foi o artilheiro do Brasileirão de 2002, com a camisa do Tricolor do Morumbi. Sairia do clube paulista dois anos depois para se tornar um dos maiores ícones do Sevilla, onde conquistou dois títulos continentais.

Pela Seleção Brasileira, foi o principal centroavante da Era Dunga, conquistando a Copa das Confederações de 2009, e comandando o ataque Canarinho na África do Sul, em 2010.

9º lugar – Washington (126 gols)

Conhecido por diversas torcidas do Brasil como Coração Valente, devido a um problema cardíaco que quase o tirou dos gramados de maneira definitiva, Washington é ídolo das torcidas de Athletico Paranaense, Fluminense e São Paulo.

Pelo Furacão, o jogador alcançou o posto de maior goleador de uma única edição do Brasileirão na era dos pontos corridos. Em 2004, marcou 34 gols, quando o clube paranaense foi vice-campeão, perdendo o título para o Santos.

No entanto, o centroavante venceria o Campeonato Brasileiro apenas em 2010. Na sua última temporada da carreira, atuou pelo Fluminense e marcou 8 gols na campanha do título.

8º lugar – Serginho Chulapa (127 gols)

Poucos são os atacantes que conseguem escrever o seu nome na história e no coração de torcedores de times rivais. Esse é o caso de Serginho Chulapa, um dos principais artilheiros do Campeonato Brasileiro.

Maior artilheiro da história do São Paulo, o atacante fez história com a camisa do Tricolor do Morumbi. Ele foi o principal goleador de todas as competições que disputou pelo Soberano, entre os anos 1970 e 1980.

Em uma segunda fase da carreira, mais veterano, vestiu a camisa do Santos e provou que não perdeu o faro de gol. Assim, somando as passagens por diversos clubes do país em seus mais de 20 anos de carreira, Chulapa anotou 127 gols no Brasileirão.

7º lugar – Túlio Maravilha (129 gols)

Entre os grandes artilheiros do futebol nacional nos anos 1990, o atacante Túlio Maravilha garantiu seu sétimo lugar na lista. Foram 17 temporadas atuando em alto nível no Brasileirão.

O atacante é um dos quatro jogadores a conseguir ser artilheiro do Campeonato Brasileiro três oportunidades, sendo uma pelo Goiás e outras duas pelo Botafogo. Ele é o símbolo do único título nacional do Glorioso no certame nacional moderno, a partir de 1971.

6º lugar – Diego Souza (132 gols)

Primeiro entre os jogadores que estão em atividade nesta lista, Diego Souza é um andarilho da bola.

Com as camisas de clubes como Flamengo, Fluminense, Cruzeiro, Vasco, Sport, Grêmio e outros, o experiente meia-atacante é um dos atletas mais respeitados do futebol brasileiro na atualidade.

Diego Souza também é o primeiro jogador da lista a se consagrar artilheiro do Campeonato Brasileiro por um clube nordestino. Atuando como meia, em 2016, o atacante capitaneou o Sport à permanência na elite nacional, marcando 14 gols na temporada.

Atualmente, aos 36 anos, o jogador está no Grêmio, onde disputará a Segunda Divisão nacional pela primeira vez na carreira.

5º lugar – Zico (135 gols)

Entre os maiores nomes do futebol nacional em todos os tempos e ídolo-mor do clube mais popular do Brasil, o Flamengo, Zico não poderia estar fora desta lista.

Destaque do Campeonato Brasileiro entre 1971 e 1989, sempre atuando pelo Rubro-negro, o camisa 10 da Gávea se notabilizou pelos gols de falta e pelas obras de arte em forma de bola na rede que fazia no Maracanã.

Tricampeão nacional pelo Rubro-negro (1980, 1982, 1983), Zico foi artilheiro da Série A em duas oportunidades: 1980 e 1982, sendo eleito também o melhor jogador do certame.

4º lugar – Edmundo (153 gols)

Imortalizado na memória de torcedores de Vasco da Gama e Palmeiras, Edmundo foi um dos principais atacantes do Brasil na década de 1990.

Conhecido pelo seu comportamento intempestivo, ganhou a alcunha de Animal, mas sempre foi reconhecido pelo seu refinado tratamento com a bola.

Foi artilheiro e campeão do Campeonato Brasileiro em 1997, estabelecendo o novo recorde de gols marcados em uma edição: 29. A marca só cairia 6 anos depois, quando o atacante Dimba marcou 31 pelo Goiás.

3º lugar – Romário (154 gols)

Romário é o tipo do jogador que dispensa apresentações. Goleador nato e, apesar da pouca estatura, alcançou o status de ídolo no Vasco, onde é o segundo maior artilheiro da história.

Em 22 temporadas no futebol brasileiro, marcou 155 gols e foi artilheiro do campeonato nacional em 3 oportunidades (2000, 2001 e 2005), todas elas pelo Gigante da Colina.

Apesar de sua identificação com o clube Cruzmaltino, Romário também possui gols marcados no Brasileirão em temporadas atuando por Flamengo e Fluminense.

2º lugar – Fred (156 gols)

Maior goleador do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos – desde 2003 -, o veterano atacante Fred alcançou a vice-liderança do ranking de maiores goleadores da Série A na temporada passada, atuando pelo Fluminense.

Ídolo de Cruzeiro e Fluminense, o camisa 9 conquistou 2 títulos nacionais, ambos pelo Tricolor Carioca, em 2010 e 2012.

O jogador também está no seleto clube de atletas que foram artilheiros do Brasileiro em 3 oportunidades, sendo 2 pelo Fluminense (2010 e 2012) e mais 1 pelo Atlético Mineiro (2017).

Seu bom desempenho no Campeonato Brasileiro lhe credenciou a vestir a camisa 9 da Seleção Brasileira na Copa das Confederações de 2013 e na Copa do Mundo de 2014, ambas disputadas no Brasil.

1º lugar – Roberto Dinamite (190 gols)

Líder absoluto entre os maiores goleadores da história do Campeonato Brasileiro, o atacante Roberto Dinamite ainda deve levar um bom tempo para ser ultrapassado.

Ídolo máximo do Vasco, onde atuou em 21 das 22 temporadas como profissional, o jogador alcançou a assombrosa marca de 190 gols marcados no campeonato nacional.

Apesar do número impactante, Dinamite conquistou apenas um título do Brasileirão com a camisa cruzmaltina, em 1974. Contudo, Roberto conquistou a artilharia do certame duas vezes, no ano em que foi campeão e em 1984, ambas as vezes com 16 gols marcados.

O atacante ainda foi vice-campeão do Brasileirão em outras duas oportunidades: 1979 e 1984. Assim, é o maior artilheiro da história do Vasco com 702 gols marcados, mas que o dobro do atacante Romário vem em segundo com 326.

COMPARTILHE

Bombando em Campeonato Brasileiro

1

Campeonato Brasileiro

Estatísticas do Corinthians: Confira o que esperar do Timão no Brasileirão

2

Campeonato Brasileiro

Resultados do Palmeiras: desempenho do Porco em 2023

3

Campeonato Brasileiro

Jogos do São Paulo: estatísticas do Tricolor Paulista!

4

Campeonato Brasileiro

Brasileirão Sub-20: fique por dentro das informações e temporada 2023

5

Campeonato Brasileiro

Brasileirão Série B: tudo sobre o torneio em 2023!