Campeonatos Estaduais

Lampions League: saiba tudo sobre a Copa do Nordeste

Considerado um dos campeonatos estaduais mais importantes do Brasil, a Copa do Nordeste acontece todo ano e reúne os principais […]

Taça da Lampions League, a Copa do Nordeste

Considerado um dos campeonatos estaduais mais importantes do Brasil, a Copa do Nordeste acontece todo ano e reúne os principais times nordestinos que buscam o sonhado troféu.

Conhecido também como Lampions League, o torneio tem objetivo de trazer visibilidade e mais investimento às equipes da região. Desde a sua primeira edição, já passou por diversas modificações e vem tentando conquistar seu espaço na mídia esportiva.

Se você quer saber quais detalhes da história da competição e quem são os maiores campeões das edições que já aconteceram, acompanhe o post de hoje!

Primeira edição

Apesar de terem outros torneios entre clubes nordestinos em anos anteriores, oficialmente a primeira Copa Nordeste foi disputada em 1994.

A primeira edição contou com 16 clubes: Botafogo-PB, Bahia, CSA, Náutico, Santa Cruz, Cruzeiro-Al, ABC, ASA, Sport, CRB, Fortaleza, Vitória, Guarany de Sobral, América-RN, Santa Cruz-PB e Capela.

A final aconteceu no Estádio Rei Pelé, em Maceió, entre CRB e Sport. Com o jogo empatado por 0x0, a disputa foi para os pênaltis, onde o Sport marcou 3×2 contra o time adversário e conquistou o primeiro troféu Lampions League. No terceiro e quarto lugar ficou Bahia e Cruzeiro.

Organização pela CBF

A segunda edição de um dos principais campeonatos do Nordeste, aconteceu somente em 1997. Nesse ano, a Lampions League passou a ser organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que criou algumas regras:

  • Somente os times mais bem classificados nas respectivas competições estaduais participaram do campeonato;
  • A disputa ocorreu em mata-mata.

Participaram 16 clubes no total, e dessa vez o Vitória foi o time campeão. O time baiano chegou invicto na final, assim como seu rival, o Bahia. Essa foi uma final marcante Ba-Vi, que hoje é um clássico do campeonato.

Edições anuais da Copa do Nordeste

Até 2003, a Lampions League foi disputada anualmente. Em 1998, a novidade foi a volta da fase de grupos. O Vitória novamente chegou à final, mas foi derrotado pelo América-RN.

No ano seguinte, a Bahia tinha tudo para conquistar o título nordestino. Havia terminado a fase de grupos invicto e chegou à final com facilidade. Porém, ao encontrar novamente o Vitória, ficou com o segundo lugar, dando ao adversário o título de bicampeão. Essa edição também ficou marcada pelos times estreantes: Campinense, Juazeiro, Baraúnas, Lagartense e Porto-PE.

Em 2000, a quarta edição consecutiva da Copa Nordeste, contou com os times Poções-BA, Coritiba-SE e Miguelense-AL, além dos participantes frequentes. Novamente o Vitória chegou à final, dessa vez enfrentou o Sport, que teve a melhor campanha ao longo do campeonato e levou o título.

A Copa Nordeste 2001 ganhou nova regras: as 16 equipes disputaram por pontos corridos, em que os quatro melhores pontuadores disputariam as semifinais. Essa mudança gerou um alto investimento no campeonato. Na época, foi a competição com melhor média de público no país. Nesse ano, finalmente o Bahia levou o título para casa.

Em 2002, o Vitória novamente chegou à final, no clássico Ba-Vi, mas o Mas o título de tricampeão do Vitória veio logo no ano seguinte.

Cancelamento e retorno

Apesar do crescimento e reconhecimento nacional da Copa Nordeste, o torneio foi cancelado em 2004 pela CBF, com a justificativa de falta de datas no calendário anual. A decisão gerou indignação entre alguns times que já tinham contrato com mais algumas edições.

Por decisão judicial, em 2010 ocorreu mais uma Copa Nordeste, mas o mesmo não aconteceu nos dois anos seguintes. Somente em 2012 a CBF oficializou o retorno da Lampions League para o ano seguinte.

Em março de 2020, o campeonato anual teve que ser interrompido novamente. O motivo foi a pandemia mundial do Coronavírus, que afetou diversas áreas. Em junho de 2020, os times terminaram a edição em competições sem a presença de público e com todo cuidado sanitário exigido pelo órgão de saúde.

Desde então, a Copa do Nordeste segue anualmente no calendário nacional do futebol.

Mas, por que Lampions League?

O apelido da Copa do Nordeste, Lampions League, é uma alusão ao famoso campeonato europeu Champions League. De acordo com a CBF, o nome surgiu devido à semelhança entre os formatos da taça dos torneios.

A taça da Champions é chamada de orelhuda, por conta de suas grandes alças. A nordestina também possui essa característica, mas com a diferença que no corpo principal possui 9 anéis, que representam os estados da região.

Além disso, o trocadilho da palavra “Champions” por “Lampions” é uma referência ao lampião. Considerado um herói para muitos e uma lenda para outros, ele é símbolo de resistência e um personagem bastante importante para os nordestinos.

Como se classifica para a Copa do Nordeste?

As equipes que sonham em conquistar uma das 16 vagas da fase de grupos, tem 12 chances de conquistar sua classificação direta, que seguem os seguintes critérios:

  • Critério 1 (responsável por 9 vagas): times campeões dos campeonatos estaduais do ano anterior no nordeste;
  • Critério 2 (responsável por 3 vagas): times mais bem posicionados no Ranking da CBF no ano anterior de cada uma das 3 melhores federações nordestinas no Ranking.

As vagas restante são garantidas aos 4 vencedores da pré-Copa Nordeste, que conta com 16 equipes, classificadas pelos seguintes critérios:

  • Critério 1 (responsável por 9 vagas): time mais bem posicionado no Ranking da CBF do ano anterior de cada um dos estados do nordeste, excluindo aquelas classificadas para a fase de grupos ou que não participaram da primeira divisão do último estadual;
  • Critério 2 (responsável por 7 vagas): time mais bem classificado em cada um dos campeonatos estaduais do ano anterior das 7 melhores federações nordestinas no Ranking da CBF 2022, excluindo aquelas classificadas para a fase de grupos ou pelo critério anterior.

Como funciona a Copa Nordeste?

A caminhada dos times nordestinos até o título Lampions League é disputada em quatro fases: uma fase de grupos, seguida por três etapas de confronto mata-mata.

Na primeira fase, os 16 times são divididos igualmente em dois grupos. As equipes se enfrentam em turno único, no total são oito rodadas. Os quatro melhores de cada grupo avançam no campeonato.

As quartas de final e as semifinais são disputadas em jogo único. A final acontece em dois jogos, no formato de ida e volta.

Premiação da Copa Nordeste

Além do desejado troféu Lampions League, o time vencedor do campeonato garante uma vaga na terceira fase do torneio nacional do ano seguinte e ganha um montante em dinheiro que pode variar. Em 2021, apenas no jogo da final contra o Ceará, o Bahia ganhou R$ 1 milhão.

Os times que participam de toda a programação da Copa Nordeste também embolsam uma quantia em dinheiro, somados até a fase de saída. Por exemplo, em 2022 o time campeão Fortaleza garantiu uma premiação de 3,56 milhões, resultado da sua trajetória até a final.

O valor da premiação depende da arrecadação dos direitos de transmissão do torneio, que cresce mais com a sua popularização a nível nacional.

Qual o maior vencedor da Copa Nordeste?

Os times que mais levaram o troféu da Lampions League para casa foram o Bahia e Vitória, ambos com 4 títulos.

Na sequência, aparece o Sport (3 títulos), Fortaleza e Ceará (2 títulos), e os times que venceram uma vez, América-RN, Campinense, Sampaio Correa e Santa Cruz.

Você conhecia todos esses detalhes da Copa Nordeste? Todo bom apostador esportivo tem que ficar por dentro do Calendário de Futebol Anual para acompanhar os principais campeonatos a nível nacional e mundial.

Continue acompanhando o blog da Betnacional para mais conteúdos como este!

COMPARTILHE

Bombando em Campeonatos Estaduais

1

Campeonatos Estaduais

Guia sobre o campeonato paranaense de Futebol

2

Campeonatos Estaduais

Quanto vale o Campeonato Paulista: Descubra os valores que cada time ganha