Futebol

Quais são os estádios da Copa 2022? A Betnacional te conta!

Pela primeira vez o maior evento do futebol vai acontecer em um país do Oriente Médio e os estádios da […]

Lusail, um dos estádios da Copa 2022

Pela primeira vez o maior evento do futebol vai acontecer em um país do Oriente Médio e os estádios da Copa 2022 são um espetáculo à parte que merece ser comentado. Além de serem esteticamente únicos, eles também dão um show em tecnologia e conforto para receber os torcedores do mundo todo.

Aqui no blog da Betnacional já abordamos outros temas sobre fenômeno global, explicamos como funcionam as diferentes fases da competição, a história do torneio e muito mais. Para ter acesso a mais conteúdos sobre futebol, basta acompanhar nossas postagens semanais e aprender como fazer uma graninha com seu esporte favorito.

Um breve resumo sobre a Copa do Mundo 2022

A Copa do Mundo de futebol é um evento que acontece de 4 em 4 anos, e reúne seleções de todos os continentes para competir em um torneio de três fases: as eliminatórias, a fase de grupos e o mata-mata. O primeiro jogo da 22ª edição dessa disputa global acontece no dia 21 de novembro de 2022. As 32 seleções classificadas para a Copa do Mundo deste ano se enfrentam na fase de grupos em busca do título e a grande final ocorre dia 18 de dezembro de 2022.

A sede do evento nessa edição é o Catar, o país mais rico do mundo. Além do tradicional espetáculo das melhores seleções brasileiras em campo, a região escolhida para sediar a Copa do Mundo de 2022 desperta atenção devido suas condições climáticas extremas e a arquitetura dos estádios construídos.

E você, torcedor, sabia que além de se divertir com os jogos da Copa e vibrar com os gols do seu time, pode ganhar uma grana extra fazendo palpites sobre os acontecimentos de cada partida? A Betnacional te conta como fazer apostas na Copa do Mundo!

Conheça os estádios da Copa 2022!

Desde que a Fifa anunciou que o Catar seria sede da Copa, a construção e reforma de estádios estão a todo vapor. Ao todo serão 8 estádios: seis estádios foram construídos do zero e dois reformados. Os estádios estão localizados em um raio de cerca de 50km da capital do país, a cidade de Doha, sendo possível o deslocamento entre eles por metrô.

Todas as arenas são equipadas com tecnologia de ponta para suportar o clima do país e para oferecer uma experiência única para os torcedores e jogadores de todo o mundo. Conheça abaixo um pouco sobre cada estádio da Copa do Mundo de 2022! Agora que o mundo já está de olho na próxima competição do futebol, aproveite para saber um pouco mais sobre as Eliminatórias da Copa de 2026!

1. Estádio Lusail

Lusail foi construído totalmente do zero junto com a nova cidade que leva o mesmo nome. Sim! O Catar não só construiu estádios para a Copa, mas também ergueu uma metrópole no meio do deserto. O que já seria algo surpreendente se torna ainda mais: a nova metrópole é moderna e inteligente, com sistema de bondes, áreas verdes exuberantes, projetados para atender necessidades humanas e ambientais – um investimento de mais de 45 bilhões de dólares.

Com capacidade para 80 mil pessoas, o Estádio Lusail é o maior dos 8 estádios. Inaugurado no final de 2021, o estádio vai receber a abertura e a final da Copa do Mundo de 2022.

Sua estrutura e arquitetura foram inspiradas nas técnicas artesanais de tecelagem dos povos árabes e islâmicos. O design é inspirado pelo jogo de luz e sombra visto nas lanternas Fanar. É uma arena marcada pela inovação, sustentabilidade e uma infraestrutura integrada.

Com o fim do evento, a ideia é o local ser transformado em um lugar útil para a população da nova cidade, integrando uma escola, um shopping, uma clínica de saúde e até moradias.

2. Estádio Internacional Khalifa

O estádio Internacional Khalifa está localizado na capital do Catar. Foi construído em 1976 e passou por ampla reforma que terminou em 2017. Durante a reforma foi aumentado a capacidade de público (de 20.000 para 45.000), além de mudanças estéticas e estruturais.

O teto foi levantado e dois novos arcos foram instalados sobre os telhados, que se tornaram marca do tradicional estádio. Além disso, foi equipado com tecnologia de resfriamento, que permitirá que os jogadores atuem em um ambiente confortável frente às altas temperaturas do Catar. Você consegue imaginar como é?

O estádio será palco de 8 jogos da Copa do Mundo 2022, incluindo fase de grupos e oitavas de final. Um dos jogos será o jogo pelo terceiro lugar, a “Final dos Perdedores”, como pode ser chamada um dos jogos finais do torneio da FIFA.

3. Estádio Al Bayt

O estádio Al Bayt é uma verdadeira consagração à cultura, tradições e história do Catar. Sua arquitetura é uma réplica inspirada nas tendas beduínas, tradicionais moradias das populações nômades. A arquibancada tem um design modular, em que parte será removida durante a copa e doado à países com baixa infraestrutura esportiva.

Inaugurado no início de 2020, o Al Bayt tem capacidade para 60 mil pessoas. Vai receber alguns dos principais jogos da Copa do Mundo de 2022 , incluindo o jogo de abertura, jogos de grupos, fase eliminatória e semifinais.

4. Estádio 974

“A primeira arena desmontável de toda a história da Copa do Mundo”, é assim que o estádio 974 está sendo reconhecido. A estrutura deve ser totalmente reaproveitada após o fim dos jogos da Copa do Mundo.

Outra curiosidade do estádio é o significado do seu nome. 974 foi o número de contêineres utilizados na sua construção, além de ser o código internacional telefônico do país. Anteriormente chamado de Ras Abou Aboud, seu design foi inspirado pelo comércio internacional e marítimo do Catar.

Com capacidade para 40 mil lugares, o estádio foi inaugurado em novembro de 2021 e sediará jogos da fase de grupo e oitavas de final.

5. Estádio Ahmad bin Ali

Com capacidade de 40.000 lugares, o estádio Ahmad bin Ali foi construído especificamente para a Copa do Mundo de 2022 em substituição ao estágio original demolido em 2015. Sede do time Al-Rayyan Sports Club, o estádio simboliza a tradição e a cultura catari.

Estruturalmente, uma de suas principais características é a fachada ondulada, composta por padrões que caracterizam diferentes aspectos do país, como a importância da família, a beleza do deserto, a flora e a fauna nativas, além do comércio local e internacional. A arena também possui sistema de resfriamento avançado que promete garantir conforto durante as partidas. Abriga, ainda, um novo shopping, o The Mall of Qatar.

Foi inaugurado com a final da Copa Amir, no último mês de 2020. A arena, que fica à beira do deserto, foi batizado de “portal do deserto”. Após o torneio, a capacidade do estádio será reduzida pela metade para torná-lo mais adequado ao uso da comunidade local. Os materiais serão doados aos países em desenvolvimento para projetos de futebol após o torneio final.
Veja também: Copa de 2026 – Tudo o que sabemos sobre o evento até agora!

6. Estádio Al Thumama

O estádio Al Thumama é um dos mais belos estádios da Copa do Mundo do Qatar. Sua fachada foi inspirada utilizando como refêrencia tecidos de uma Gahfiya, touca que compõe a tradicional vestimenta usada por homens árabes. Além disso o projeto explora a importância da arquitetura ecológica e contextual, buscando a certificação de quatro estrelas do Sistema de Avaliação de Sustentabilidade (GSAS), tanto para o design quanto para a construção.

A energia para refrigeração do estádio deve vir principalmente de energias renováveis. O sistema de reaproveitamento de água garante a economia de 40% de água, quando comparado com um estádio convencional. A água reciclada é utilizada para irrigar áreas verdes da grande área de parque do projeto.

O estádio foi inaugurado em outubro de 2021 e é um dos quatro estádios em que as quartas de final da Copa do Mundo de 2022 serão disputadas. Além disso, sediará seis jogos da fase de grupos e uma das oitavas de final. Um total de 40.000 espectadores poderão assistir a cada um dos jogos.

Após a Copa a capacidade do estádio será reduzida e partes desmontadas serão doadas para regiões e países com infraestrutura precária.

7. Estádio Al Janoub

Construído em Al Wakrah, uma das áreas mais antigas do Catar, o projeto do Estádio Al Janoub é inspirado pelo histórico da cidade. Na construção do estádio foram utilizados madeira e materiais naturais, uma homenagem aos dhow, os barcos de pesca de pérolas.

A arena, inaugurada em maio de 2019, possui capacidade de 40 mil. Assim como a maioria dos estádios construídos para a Copa do Mundo 2022 no Catar, quando o evento acabar a capacidade do estádio será reduzida e o material não mais utilizado será doado a projetos de desenvolvimento de futebol em outros países.

O Estádio Al Janoub sediará seis Jogos de Grupos da Copa do Mundo 20220 e um jogo das Oitavas de Final. Para garantir o uso do estádio após a Copa, unidades de recreação, escola, espaço de eventos, pistas de ciclismo, hipismo e corrida são alguns projetos que estão sendo desenvolvidos paralelamente.

8. Estádio Cidade da Educação

O estádio Cidade da Educação é cercado de instalações acadêmicas e organizações esportivas. Sua fachada apresenta padrões triangulares. Uma reimaginação dos arabescos tradicionais, que parecem mudar de cor ao longo do dia de acordo com a movimentação do sol.

Como todos os outros estádios da Copa do Mundo de 2022, também foi equipado com ar condicionado, mas seguindo um conceito que consome menos energia. O Estádio Cidade Educação é um dos estádios mais verdes do mundo. Inaugurado em 2020, foi o primeiro a receber cinco estrelas do Sistema de Avaliação de Sustentabilidade Global.

Após a rodada final, a arena será reduzida de 40.000 para 20.000 lugares e usada para esportes universitários. Os assentos restantes serão doados a países em desenvolvimento. Além disso, o estádio está planejado para ser a nova casa da seleção feminina do Catar após a Copa do Mundo.

E aí, gostou de saber algumas curiosidades sobre os 8 estádios da Copa do Mundo de 2022 no Catar? Se você é um apaixonado por futebol, com certeza já está ansioso para descobrir quem será a seleção que se consagrará como campeã no gramado desses estádios. Mas, enquanto o resultado não sai, relembre com a gente quais foram as seleções que já foram campeãs das Copa do Mundo.

Nos vemos no próximo post!

COMPARTILHE

Bombando em Futebol

1

Futebol

Supercopa do Brasil 2024: aposte em Palmeiras x São Paulo na BetNacional!

2

Futebol

Estatísticas do Corinthians: Confira o que esperar do Timão no Brasileirão

3

Futebol

Descubra o surgimento, importância e significado dos números da camisa

4

Futebol

Guia completo de como apostar em jogos de futebol!

5

Futebol

7 maiores times italianos da história do futebol