Futebol

Fabio Cannavaro: relembre quando um zagueiro foi eleito melhor do mundo

Saiba mais sobre a temporada fantástica que elegeu um defensor como o melhor atleta do planeta Você sabia que um […]

Fabio Cannavaro vestindo terno e gravata pretos, posando ao lado do troféu bola de ouro da Fifa

Saiba mais sobre a temporada fantástica que elegeu um defensor como o melhor atleta do planeta

Você sabia que um zagueiro já foi eleito o grande jogador de uma temporada? O nome dele é Fabio Cannavaro.

Esporte mais popular do mundo, o futebol é uma paixão de milhares. E um ponto que empolga bastante os fãs é a eleição de melhor jogador do planeta, uma tradição que vem de décadas.

Estatisticamente, os melhores jogadores do mundo geralmente são meias ou atacantes, tendo em vista os momentos decisivos que eles estão envolvidos nas partidas de futebol.

No entanto, Cannavaro quebrou as estatísticas e foi eleito o melhor do mundo sendo um zagueiro. Em 2006, o defensor ganhou o prêmio da Fifa pelo desempenho na temporada.

Até aqui, apesar de outros zagueiros se destacarem ao longo dos anos, Cannavaro segue sendo o único jogador da posição a ser o melhor do mundo. Um prêmio que, naturalmente, gera debates até hoje.

Neste artigo do blog da Betnacional, você vai saber como foi a temporada de melhor do mundo de Cannavaro, quais feitos do zagueiro na carreira, a lista dos melhores do planeta e mais. Confira!

Fabio Cannavaro desbancou Zidane e companhia para ser o melhor do mundo

Para ser eleito o melhor jogador do mundo em 2006, Fabio Cannavaro desbancou uma concorrência de peso. Somente no top 3, o jogador ficou acima de Zinedine Zidane, vice, e do brasileiro Ronaldinho Gaúcho, que era o vencedor do prêmio.

Mas até a conquista do prêmio não foi fácil. Pelo contrário. Para sagrar-se Bola de Ouro em 2006, o defensor teve que fazer uma campanha irretocável tanto por clube quanto pela Seleção Italiana, onde foi coroado com a Copa do Mundo.

Especialistas, inclusive, creem que a eleição de Cannavaro para o melhor do planeta tem muito das atuações do jogador no Mundial de 2006. A competição foi vencida pela Itália, nos pênaltis, ante a França.

Na campanha da Azzurra na Copa, disputada na Alemanha, Fabio Cannavaro era o capitão do time comandado pelo treinador Marcello Lippi. E, para além da faixa, o jogador entregou tecnicamente.

Principal nome do sistema defensivo da Itália, Cannavaro, além de ter sido o melhor zagueiro da equipe, também foi o melhor jogador do time italiano. Naquela edição do Mundial, por exemplo, o time sofreu apenas 2 gols.

Com essa solidez defensiva, aliada a liderança de Cannavaro, que já havia herdado a faixa de capitão de Paolo Maldini, aposentado da Seleção Italiana desde 2002, a Itália foi superando os adversários até conquistar o título.

Titular em todos os jogos, Cannavaro foi o 2º melhor jogador da Copa do Mundo, atrás apenas do meio-campista francês Zinedine Zidane, que curiosamente foi vice do defensor na eleição mundial meses depois.

Na atuação contra a Alemanha, na semifinal, Cannavaro teve uma performance beirando a perfeição. Além de ter tido um bom desempenho defensivo, o jogador ainda contribuiu com uma assistência para o 2º gol da Itália, selando a vaga na final do torneio.

Desempenho esse, inclusive, mantido para a decisão da Copa, ante os franceses. Após a Itália bater a França nos pênaltis, Cannavaro saiu apelidado da Copa como Muro de Berlim, em alusão à sua solidez defensiva.

Além de ter sido campeão da Copa do Mundo com a Itália, Cannavaro também conquistou o Campeonato Italiano com a Juventus – mesmo com o escândalo de arbitragem, o desempenho do jogador não diminuiu em nada.

A carreira do zagueiro Fabio Cannavaro

Nascido em 1973, Cannavaro foi revelado pelo Napoli, um dos clubes mais tradicionais da Itália. Após anos de base, estreou pelo time em 1992, quando tinha 19 anos.

Ele ficou no Napoli até 1995, ano em que foi para o Parma e fez parte de uma geração de ouro da equipe. Neste período, inclusive, passou a ser convocado para a Seleção Italiana.

Em 2002, quando já era um dos melhores zagueiros do mundo, deixou o Parma rumo a Internazionale, onde permaneceu até 2004. Nesse ano, saiu do clube para a Juventus, onde tornou-se ídolo.

Na Juve, permaneceu até 2006, até ir ao Real Madrid – ele deixou o clube por conta dos escândalos envolvendo manipulação de resultados. Depois da passagem na Espanha, retornou à Itália – e novamente para a Juve.

Deixou os Bianconeri em 2010, após ser dispensado pelo clube – o que, naturalmente, surpreendeu muitos. Após isso, foi para o Al Ahli, dos Emirados Árabes, time em que se aposentou.

Após abandonar as chuteiras, inclusive, Cannavaro iniciou carreira dentro de campo. Porém, desta vez, como técnico de futebol.

No total, entre as principais conquistas da carreira do jogador, estão 1 Copa do Mundo, 1 Copa da Uefa, 2 Copas da Itália, 1 Supercopa da Itália, 2 Campeonatos Espanhóis e 1 Supercopa da Espanha.

A lista dos maiores vencedores do prêmio de melhor do mundo

Desde que a premiação da Fifa começou, em 1991, muitos jogadores – e de diferentes nacionalidades – venceram o prêmio de melhor do mundo. Falando dos brasileiros, o maior vencedor da conquista é Ronaldo Fenômeno, com 3 conquistas ao longo da carreira.

No entanto, o maior vencedor da Bola de Ouro é o atacante argentino Lionel Messi, com 7 títulos. Já o português Cristiano Ronaldo aparece em 2º, tendo vencido 5 vezes.

Com 3 conquistas, Zidane e Ronaldo Fenômeno dividem o 3º lugar. Por fim, Ronaldinho Gaúcho fecha o G4, tendo vencido 2 vezes.

COMPARTILHE

Bombando em Futebol

1

Futebol

Eurocopa 2024: quando começa, onde será, quais seleções participam e onde assistir

2

Futebol

Copa América 2024: jogos, horários, curiosidades e mais

3

Futebol

Amistoso entre Brasil e Estados Unidos será o último antes da Copa América

4

Futebol

Final da Copa do Nordeste: data, local, onde assistir e mais

5

Futebol

Final da Champions League: Real Madrid e Borussia Dortmund definem campeão