Futebol

Filme de futebol americano: 05 mais importantes para aprender sobre o esporte

Um dos esportes mais populares do mundo, o futebol americano movimenta bilhões de dólares a cada ano e mexe com […]

Cena do filme "Um sonho possível"

Um dos esportes mais populares do mundo, o futebol americano movimenta bilhões de dólares a cada ano e mexe com a emoção de centenas de milhões de pessoas a cada jogo. O sucesso do esporte da bola oval vai muito além do Super Bowl, o segundo evento esportivo mais assistido do mundo, atrás apenas da final da Liga dos Campeões da Uefa. Assim, claro, há muita história para contar e nós visitamos alguns dos principais filmes de futebol americano para você aprender e se divertir com esse esporte.

Nos jogos, 11 atletas de cada lado se enfrentam com força física, velocidade e estratégia para ganhar jardas e avançar no campo adversário. O jogo surgiu há mais de 150 anos, em um contexto universitário nos Estados Unidos, montando uma junção das regras do rugby com as do futebol inglês, que estamos mais habituados a ver aqui no Brasil.

Como o futebol americano é o maior popular dos Estados Unidos, país que representam o principal mercado do planeta, tanto para esportes, quanto para o cinema, não é de se surpreender que as referências a equipes, torcidas ou jogos desse esporte sejam tão presentes na dramaturgia, muitas vezes com filmes sobre futebol americano.

Golpe Baixo (The Longest Yard) – 2005

Para abrir a lista, uma comédia. O filme Golpe Baixo, protagonizado por Adam Sandler e Chris Rock, é um remake do original, de 1974, estrelado por Burt Reynolds, que também participou dessa refilmagem.

O filme conta a história de Paul Crewe (Sandler), um astro do futebol americano que é preso após roubar o carro de sua namorada e ser pego dirigindo bêbado. No cárcere, o diretor do presídio o força a montar um time de futebol americano com os detentos para enfrentar os guardas penitenciários em um jogo quase sem regras.

O longa contou com a participação do ex-wide reciever Michael Irvin, lenda do Dallas Cowboys, além de Chris Berman, locutor da ESPN. O filme está disponível no Star+.

Um Sonho Possível (The Blind Side) – 2009

Passando do riso para o choro, Um Sonho Possível é um drama biográfico estrelado por Sandra Bullock e Quinton Aaron. O longa é baseado na vida de Michael Oher, o Big Mike, que jogou na NFL entre 2009 e 2016, passando por Baltimore Ravens, Tennessee Titans e Carolina Panthers, além de vencer o Super Bowl uma vez.

No filme, Big Mike (Aaron) é filho de uma viciada em drogas criado em orfanato. Ele sempre teve problemas e fugiu de todas as casas onde foi colocado até que Leigh Anne Tuohy (Bullock) o encontra na rua e convida para dormir na sua casa, o dando espaço na família e vendo futuro para ele no futebol americano.

O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme em 2010, enquanto Bullock foi premiada como melhor atriz no Oscar, no Globo de Ouro e nos SAG’s. O filme está disponível para aluguel no YouTube e no Prime Video.

A Grande Escolha (Draft Day) – 2014

Voltando às ficções, A Grande Escolha é um drama protagonizado por Kevin Costner e Jennifer Garner. O filme, se desenvolve a partir do draft, evento anual no qual os jogadores das ligas universitárias são escolhidos para integrar os times da NFL, principal liga de futebol americano no mundo.

No filme, Sonny Weaver Jr. (Costner) é o gerente dos Cleveland Browns, que vivem um momento muito ruim, colocando o seu emprego em risco. Então, no dia do draft, ele precisa fazer os movimentos certos para recolocar sua equipe nos trilhos e, de quebra, sair da sombra do seu pai, que era uma lenda dos Browns.

O filme está disponível no Star+, no Telecine e na StarzPlay.

Leia também: “13 filmes de apostas para inspirar sua fezinha!

No Limite, a História de Ernie Davis (The Express) – 2008

Mais uma obra baseada em fatos reais é o filme No Limite. Protagonizado por Rob Brown e Dennis Quaid, a história fala sobre a vida de Ernie Davis, que foi running back da Universidade de Syracuse. Ele foi o primeiro atleta negro a receber o Troféu Heisman, dado ao melhor jogador do futebol americano universitário.

Assim, o filme conta uma história de racismo e segregação, algo que ainda reflete em menor grau no futebol americano atualmente, mas era ainda mais intenso entre as décadas de 1950 e 1960, quando se passa a história. Ernie (Brown), o Expresso de Elmira, se destacou ainda jovem, chamando a atenção do técnico de Syracuse, o temperamental Ben Shwartzwalder (Quaid), mas conviveu com muitas barreiras dentro e fora de campo.

No Limite está disponível para aluguel no YouTube e na Apple TV.

Duelo de Titãs (Remember the Titans) – 2000

Por fim, Duelo de Titãs é outro filme de futebol americano baseado em fatos. O drama biográfico, protagonizado por Denzel Washington e Will Patton, se passa em 1971, contando a história do título da escola T.C. Williams (Titans) no campeonato estadual da Virgínia.

Novamente, o filme aborda uma série de tensões raciais dos Estados Unidos do Século XX. Herman Boone (Washington) assume o posto de treinador dos Titans e, em meio à segregação evidente na Virgínia precisa lidar com embates com a antiga comissão técnica e questões raciais dentro do próprio elenco para poder montar uma equipe.

A película, que rendeu um prêmio de melhor ator no BET Awards para Denzel Washington, está disponível no Disney +.

E por falar em maior jogador, confira mais nosso conteúdo sobre os 10 maiores jogadores de futebol americano que já passaram pela NFL.

O que achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado e que tenhamos o ajudado a conhecer opções de filmes interessantes sobre esse esporte tão fascinante. E caso queira complementar sua leitura, leia também nosso conteúdo sobre quantos pontos vale um touchdown e saiba como funciona a pontuação no Futebol Americano. Agradecemos sua leitura e até a próxima!

COMPARTILHE

Bombando em Futebol

1

Futebol

Supercopa do Brasil 2024: aposte em Palmeiras x São Paulo na BetNacional!

2

Futebol

Estatísticas do Corinthians: Confira o que esperar do Timão no Brasileirão

3

Futebol

Descubra o surgimento, importância e significado dos números da camisa

4

Futebol

Guia completo de como apostar em jogos de futebol!

5

Futebol

7 maiores times italianos da história do futebol