Futebol

Formiga: conheça a craque e seus recordes

Um fenômeno que nos inspirou a amar ainda mais o futebol, Miraildes Maciel Mota, a Formiga, é uma das principais […]

Jogadora Formiga, da Seleção Brasileira

Um fenômeno que nos inspirou a amar ainda mais o futebol, Miraildes Maciel Mota, a Formiga, é uma das principais atletas que já tivemos o prazer de acompanhar. Um ícone que dá um show de representatividade dentro e fora dos campos, a jogadora tem uma história digna dos holofotes, bem como conquistas e recordes que podem deixar qualquer um de boca aberta.

E em homenagem a toda a sua trajetória de ouro, compilamos aqui as principais informações da única atleta a competir em todas as Copas do Mundo e Olimpíadas. Conheça os números que a fazem ser tão única, os maiores títulos e principais vitórias da jogadora Formiga. Continue a leitura e acompanhe com o blog da Betnacional!
Falando em jogadoras de renome, é impossível não falar da antiga parceira de Seleção da Formiga, a nossa camisa 10. Descubra mais sobre ela no texto “Marta: conheça a estrela da Seleção Feminina de Futebol!”.

Qual é a história de Formiga?

Nascida em março de 1978 na cidade de Salvador, Bahia, Miraildes Maciel Mota não imaginava o que o futuro lhe reservava. Ela, que iniciou seu show nos campos de futebol ainda na adolescência, recebeu o apelido de Formiga como uma homenagem ao seu comportamento e personalidade, ainda na adolescência.

Isso porque o seu espírito de generosidade, coletividade, garra e muita rapidez a faziam ser destaque por onde quer que passasse. Assim, cresceu enfrentando preconceitos e buscando romper com as limitações de uma vida de muitas dificuldades financeiras.

Suas primeiras partidas com a bola começaram cedo, ainda com 12 anos. A menina do subúrbio Ferroviário de Salvador se entregou ao futsal, mas, em pouco tempo, percebeu que o seu verdadeiro reinado seria no gramado.

A jogadora Formiga foi apontada como uma das principais revelações baianas da época e alguns analisam o quanto a sua jornada pode ser vista como meteórica.

Isso porque a sua primeira convocação pela Seleção Brasileira Feminina de Futebol aconteceu quando tinha 16 anos, sendo sua relação mais duradoura e estrelada com o esporte.

Pelo time brasileiro permaneceu por mais de duas décadas e ajudou a encantar não só os torcedores do país, mas também do mundo. Foram 233 jogos, 37 balançadas de rede e muitos recordes quebrados.

Para ler depois: Conheça as maiores artilheiras do futebol feminino

Quais os principais títulos de Formiga?

Atuando como meio de campo e atacante ao longo de toda a sua carreira, não são poucos os títulos orgulhosamente conquistados por Formiga dentro do futebol.

E além da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, a jogadora Formiga já teve passagem por 19 clubes. Entre os nacionais, o São Paulo foi o primeiro a abrir as portas. Palmeiras, América de Natal, Portuguesa e São Francisco do Conde também já viram essa estrela brilhar de perto.

Internacionalmente, países como Estados Unidos, Suécia e França, com o Paris Saint-Germain receberam e fizeram proveito da capacidade técnica da atleta.

Entre os títulos, trouxemos alguns dos principais:

  • Campeonato Sul-Americano: com conquistas nos anos de 1995, 1998, 2003, 2010, 2014 e 2018;
  • Copa do Brasil: 1997, 2012 e 2013;
  • Campeonato Paulista: 1997, 2008, 2012, 2014 e 2015;
  • Copa do Mundo: bronze em 1999 e prata em 2007;
  • Jogos Pan-Americanos: ouro em 2003, 2007 e 2011 e prata em 2011;
  • Jogos Olímpicos: 2 medalhas de prata, conquistadas pela equipe em 2004 e 2008;
  • Libertadores: 3 vezes campeã com a equipe de São José, nos anos de 2011, 2013 e 2014;
  • Copa da França: equipe campeã da temporada de 2017/2018;
  • Campeonato Francês: troféu da temporada de 2020.

Ufa, haja fôlego – e prateleiras – para exibir tantas conquistas! E como nossa eterna camisa 8 tem títulos em duas Copa do Mundo, aproveite para dar uma olhada no texto sobre a Copa do Mundo Feminina que acontecerá em 2023!

Quais os recordes atingidos por Formiga?

Formiga possui alguns recordes difíceis de serem imaginados — e quem dirá superados. Pronto para se impressionar?

  1. Primeira e única esportista (tanto na categoria feminina quanto masculina) a ser convocada e jogar em nada mais do que SETE Copas do Mundo de Futebol, com suas participações em 1995, 1999, 2003, 2007, 2011, 2015 e, por fim, em 2019;
  2. Já em 2015, com 37 anos, foi a mais velha a fazer as redes do gol balançarem em uma Copa do Mundo;
  3. Formiga é também a desportista mais velha a representar uma seleção em Copa do Mundo, tendo atingido esse feito na França, em 2019;
  4. E não é só na Copa que ela faz história. Miraildes é a única atleta a participar de 7 edições dos Jogos Olímpicos, evento responsável por reunir dezenas de esportes por edição, representando o país em 1996, 2000, 2004, 2008, 2012, 2016 e 2020;
  5. Dentro da Seleção Brasileira de Futebol, em ambas as modalidades, Formiga foi a esportista que mais vestiu a camisa amarela. Foram cerca de 230 partidas, deixando para trás grandes ícones, como Cafu.

Obviamente a equipe que estava com a Formiga durante todos esses jogos foram essenciais para seu sucesso. Para saber mais sobre as meninas do futebol, veja nosso conteúdo completo sobre a Seleção Brasileira Feminina de Futebol!

Quando a jogadora Formiga se aposentou?

A aposentadoria de Formiga da Seleção Brasileira aconteceu em novembro de 2021, aos 43 anos, no Torneio Internacional de Manaus.

Sua última partida, marcada em uma competição contra a Índia, deu fim aos mais de 25 anos de sua vida que foram dedicados a nos representar internacionalmente com a sua icônica camisa de número 8.

Com uma vida repleta de triunfos, a jogadora já anunciou que, apesar de ter se aposentado do time brasileiro, ainda tem os últimos fôlegos a serem compartilhados conosco. É o que ela tem feito ao representar o time do São Paulo pelo Campeonato Brasileiro Feminino, nas temporadas de 2021 e 2022.

E o futuro? Esse, com certeza, continuará sendo pavimentado com toda a sua glória e garra, mesmo que do lado de fora das 4 linhas de campos.

Esperamos que tenha curtido conhecer um pouco mais sobre essa verdadeira lenda. E, é sempre bom lembrar o quanto a torcida para as atletas femininas precisa continuar a acontecer, pois são histórias como essa que nos mostram o quanto elas conseguem surpreender.

Aproveite e confira quem são alguns dos nomes das colegas e atletas jogadoras que, ao lado de Formiga, são as principais figurinhas carimbadas da Seleção Feminina de Futebol.

E se você é um verdadeiro fanático por esportes, não deixe de continuar a acompanhar o blog da Betnacional e descubra até mesmo como fazer aquela fezinha de apostas para a Copa do Mundo.

Até a próxima!

COMPARTILHE

Bombando em Futebol

1

Futebol

Supercopa do Brasil 2024: aposte em Palmeiras x São Paulo na BetNacional!

2

Futebol

Estatísticas do Corinthians: Confira o que esperar do Timão no Brasileirão

3

Futebol

Descubra o surgimento, importância e significado dos números da camisa

4

Futebol

Guia completo de como apostar em jogos de futebol!

5

Futebol

7 maiores times italianos da história do futebol