Futebol

Gabigol: Conheça tudo sobre o jogador brasileiro

Atacante do Flamengo é um dos principais atletas do país e pode disputar a Copa do Mundo de 2022 O […]

gabigol-comemorando-gol-do-flamengo

Atacante do Flamengo é um dos principais atletas do país e pode disputar a Copa do Mundo de 2022

O atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, é um dos melhores jogadores atuando em solo brasileiro. Camisa 9 do Flamengo, o jogador vive um grande momento na equipe e é um ídolo do Rubro-Negro.

Decisivo na Libertadores, Gabigol marcou para sempre seu nome na história do Fla. Ele marcou dois gols na final de 2019, ante o River Plate, disputada em Lima, no Peru.

Mas a carreira do jogador não se resume apenas ao Flamengo. Apesar de brilhar no clube carioca, o atacante foi revelado no Santos, onde também teve um desempenho muito bom dentro de campo.

Além disso, o atleta ainda acumula passagens pelo futebol internacional. Ele vestiu as camisas do Inter de Milão e Benfica, e também pela Seleção Brasileira.

Quer saber tudo sobre a carreira de um dos melhores jogadores em atividade no Brasil? Então fica ligado neste artigo do Blog da betnacional!

A carreira de Gabigol

Gabriel Barbosa, o Gabigol, nasceu em 30 de agosto de 1996, em São Bernardo do Campo. Promissor desde novo, estreou como profissional do Santos em 2013, aos 16 anos, em duelo justamente contra o Flamengo. A partida, inclusive, marcou a despedida de Neymar do Peixe.

Apesar da pouca idade em 2013, terminou a temporada consolidado no time e tendo destaque na equipe principal. No ano seguinte, teve um protagonismo ainda maior: artilheiro do Santos e da Copa do Brasil.

Em 2015, continuou como protagonista, sendo campeão paulista e vice-campeão da Copa do Brasil. Na competição nacional, terminou como artilheiro do Peixe, marcando 8 gols.

Em 2016, seguiu como protagonista, inclusive sendo bicampeão paulista com o Santos. De tanto aparecer no Peixe, passou a despertar o interesse de clubes da Europa, e foi vendido para a Inter de Milão.

No time italiano, no entanto, teve uma passagem muito apagada. Com poucos minutos em campo, marcou apenas 1 gol. Desta forma, o investimento de mais de 27 milhões de euros passou a ser questionado.

Após pouco brilho na Inter, foi emprestado para o Benfica, onde também teve performances discretas. Em cerca de 6 meses atuando em Portugal, o atacante só balançou as redes uma única vez.

Após não ter uma boa passagem na Europa, Gabigol retornou ao Santos, por empréstimo, em janeiro de 2018. E aí teve uma grande reviravolta na carreira, sendo um dos artilheiros do país.

Gabigol chega ao Flamengo e entra para a história

Após grande 2018 pelo Santos, Gabigol despertou o interesse do Flamengo. O clube carioca acertou o empréstimo do atleta junto a Inter de Milão e assinou com o jogador, pagando os salários do atacante.

E a contratação não decepcionou. De cara, conquistou logo o Campeonato Carioca. Na sequência da temporada, foi peça fundamental para a conquista do hexacampeonato brasileiro, onde foi o artilheiro da competição com 24 gols marcados.

Decisivo em clássicos e grandes jogos, Gabigol tornou-se o principal atleta do Flamengo na temporada. O atacante formou uma dupla imparável ao lado de Bruno Henrique – que curiosamente também foi contratado do Santos.

Na Libertadores de 2019, marcou em todas as fases do mata-mata: ante o Emelec, nas oitavas, contra o Internacional, nas quartas, diante do Grêmio, na semifinal, e ante o River Plate, na final da Libertadores.

A temporada de Gabigol já era mágica, mas o roteiro construído na decisão da Libertadores foi de filme. O Flamengo perdia por 1 a 0, mas na reta final o atacante marcou 2 vezes e virou o jogo.

Um momento mágico, que entrou para a história, e deu a Gabigol o status de um dos maiores – e mais decisivos – do Flamengo.

O jogador ainda segue no clube. Em 2020, foi campeão brasileiro e carioca novamente – também ganhou o Estadual em 2021. Ano passado, no entanto, não conseguiu conquistar nenhuma taça relevante.

Gabigol na Seleção Brasileira

Gabigol começou a atuar pela Seleção Brasileira já nas categorias de base. No profissional, foi convocado pela primeira vez em 2016, estando em jogos das Eliminatórias e na Copa América.

No mesmo ano, fez parte do grupo que foi campeão das Olimpíadas no Rio de Janeiro. O atacante foi titular da equipe em todas as partidas e marcou 2 vezes. Ele formou um quarteto com Luan, Neymar e Gabriel Jesus.

Após ser convocado por Dunga em 2016, Gabigol voltou a ser chamado no mesmo ano, só que desta vez por Tite. Retornou à Seleção Brasileira em 2019, novamente para jogos das Eliminatórias.

Também fez parte do grupo que foi vice-campeão da Copa América em 2021, além de outros jogos nas eliminatórias. É um nome que briga por uma vaga na lista final de Tite visando a Copa de 2022.

COMPARTILHE

Bombando em Futebol

1

Futebol

Supercopa do Brasil 2024: aposte em Palmeiras x São Paulo na BetNacional!

2

Futebol

Estatísticas do Corinthians: Confira o que esperar do Timão no Brasileirão

3

Futebol

Descubra o surgimento, importância e significado dos números da camisa

4

Futebol

Guia completo de como apostar em jogos de futebol!

5

Futebol

7 maiores times italianos da história do futebol