Futebol

Lista: Os 19 maiores Camisa 10 da história do futebol

Os maiores camisa 10 do Brasil e do Mundo: confira a lista! A camisa 10 do futebol tem um significado […]

Messi em um jogo da Argentina, um dos maiores camisa 10 da história

Os maiores camisa 10 do Brasil e do Mundo: confira a lista!

A camisa 10 do futebol tem um significado e um peso especial. Geralmente, essa camisa fica com posições de jogadores como o meia-armador – como Maradona – ou com o atacante, igual ao Neymar. Não é atoa que alguns deles fazem história com esse número nas costas. Todo apaixonado por futebol consegue pensar em, pelo menos, em alguns dos melhores camisa 10 da história. Mas será que você lembra de todos?

A escolha do número da camisa é tão importante quando o nome do jogador. Em alguns casos, quando o boleiro para de jogar, o time também aposenta a numeração que ele usava. Isso aconteceu em vários clubes ao redor do mundo. Por exemplo, o Napoli, da Itália, que deixou de usar a 10 quando Maradona deixou os gramados.

Não se sabe ao certo quando o número 10 começou a ser sinônimo do astro do time. Mas a atuação de Pelé na copa de 1958 foi um dos principais acontecimentos para que essa camisa passasse a ser vista com outros olhos por outros jogadores, pela torcida e pela mídia Por isso, confira o significado e os maiores camisa 10 do Brasil e do mundo!

O que significa ser camisa 10 no futebol?

Usar a camisa 10 significa ser o craque, o mais importante do time, aquele que se destaca. Atualmente, esse número está associado aos jogadores responsáveis por criar e finalizar os lances ofensivos. Geralmente, essa camisa fica com o meia-armador – como Maradona – ou com o atacante – igual ao Neymar.

Muita gente fala que antes de Pelé, a 10 era só um número. Isso acontece por vários motivos. Um deles é porque naquela época, os números de 1 a 11 eram distribuídos aleatoriamente e não é difícil encontrar fotos de goleiros usando a 11, por exemplo. Outra razão é porque o brasileiro teve um destaque tão grande na copa de 1958 que o número da sua camisa virou sinônimo de craque.

Então que tal conferir a lista com os melhores camisa 10 da história do futebol nacional e mundial?

Os principais camisas 10 do mundo

Ao longo da história, muitos boleiros fizeram história números específicos. Em alguns casos, a camisa se confunde com a história do próprio jogador, como acontece com o CR7. Porém, quando se trata da camisa 10, o futebol está cheio de nomes de peso. Veja a lista com os melhores do mundo que ficaram famosos com esse número.

Lionel Messi

O argentino Lionel Messi dispensa apresentações. O atacante que joga pelo Paris Saint-German e pela seleção dos hermanos foi considerado várias vezes o melhor do mundo. Até 2022, ele ganhou a bola de ouro seis vezes. Por ser baixinho, com seus 1,70 m Messi consegue ser ágil. Além disso, sua visão de jogo é reconhecida por companheiros, treinadores e adversários.

Diego Maradona

Outro argentino que usou uma das melhores camisas do futebol foi Diego Armando Maradona. Ele é considerado um dos melhores e mais polêmicos jogadores de futebol de todos os tempos. Dieguito levou a seleção alviceleste ao título mundial de 1986. Nas quartas-de-final dessa copa, Maradona fez o gol que foi considerado pela FIFA o mais bonito de todas as copas. No mesmo jogo, o argentino também marcou um dos gols mais controversos da história, que ficou conhecido como La Mano de Dios.

Zinedine Zidane

Esse nome pode causar arrepios nos brasileiros. Principalmente aqueles que acompanharam as copas de 1998 e 2006. Mas uma coisa é certa: Zidane foi um dos maiores capitães e camisa 10 da história. Zizou foi um dos responsáveis por trás da transformação da Seleção Francesa em uma potência do futebol mundial. Apesar de não ter sido um artilheiro, seus passes eram precisos, tinha um ótimo domínio da bola e sempre foi descrito como um “craque raiz”. Porque pensava mais na equipe e no sucesso dos companheiros.

Dennis Bergkamp

O holandês Dennis Bergkamp não chegou a ganhar nenhum título da copa do mundo. Contudo, durante sua atuação, entre os anos 1980 e 2000, ele defendeu o Ajax, Internazionale e o Arsenal. Além disso, ele é o quarto maior artilheiro da Seleção Holandesa, com 37 gols. O Homem de Gelo tinha uma paciência e visão de jogo que lhe garantiram a fama e o número mais importante do futebol.

Francesco Totti

O camisa 10 que levou à Itália ao título da Copa do Mundo de 2006 defendeu a Roma durante toda sua vida profissional. Nessa equipe, Totti usava a 10 e a faixa. Devido a isso, os italianos o chamavam e Il Capitano – “o capitão”, em bom português. Ao longo da carreira, ele atuou como meia e atacante e é o maior artilheiro da história do clube que defendeu ao longo da carreira.

Juan Riquelme

Um dos jogadores que mais ganhou a Libertadores da América é um dos maiores ídolos do Boca Júnior. Durante sua atuação profissional, Riquelme foi um dos mais habilidosos da sua geração, combinando técnica, visão de jogo e cobranças de falta que beiravam a perfeição. Por esses e outros motivos, o meio-campo era o terror dos times brasileiros na Libertadores dos anos 2000. Atualmente, El Torero é vice-presidente do Boca.

Mesut Ozil

Mesut Ozl faz jus ao apelido de Mágico de Oz. O meia que ainda está em atuação já escreveu seu nome na história do futebol mundial. Durante a Copa do Mundo de 2014, contudo, Ozil vestiu a 8 da Seleção Alemã. Ainda assim, o boleiro teve participação no quinto gol do fatídico 7×1 sobre o Brasil. Ozil deu o passe para Khedira converter. As jogadas armadas pelo alemão são sempre bem estratégicas e quase sempre desmontam as defesas.

Joe Cole

O astro do futebol inglês atuava como meia e defendeu times importantes do país. O currículo do jogador conta com equipes como Liverpool, West Ham e Chelsea. Neste último clube ele ficou por mais tempo: 7 anos. Além disso, com a camisa 10 do Chelsea, Cole foi tricampeão do do Campeonato Inglês e vice da Liga dos Campeões.

Michel Platini

Michel Platini é considerado um dos maiores camisa 10 da história. Ele ajudou a França a conquistar o título Eurocopa de 1984. Além disso, foi o antecessor de Zinedine Zidane na seleção azul. Apesar de ser magro e franzino, Platini tinha uma técnica invejável. Outras características eram seus passes e suas assistências eram certeiros. Mas era na bola parada que o francês tinha mais segurança e especialidade.

Johan Cruyff

Johan Cruyff é considerado um dos criadores do futebol moderno. Por muitos especialistas ele é considerado o jogador completo, porque tinha técnica, velocidade, aceleração, visão de jogo e capacidade defensiva. Essas habilidades foram cruciais para o estilo de jogo que ele ajudou a criar: o futebol total, que ficou famoso com a Laranja Mecânica. Nesse esquema tático, os jogadores não possuem posição fixa, o que dificulta a marcação.

Leia também: Jogadores com mais cartões vermelhos: veja os recordistas de indisciplina no futebol.

Agora você conheceu os maiores craques internacionais que vestiram a camisa 10. Que tal ver aqueles que fizeram história com a camisa da Seleção Canarinho? Confira na lista a seguir!

Os maiores camisa 10 do futebol brasileiro

Quando o assunto é futebol brasileiro, é fácil lembrar dos maiores artilheiros do Brasileirão. Mas há muita história por trás das camisas que eles usaram. Seja nos campeonatos nacionais ou internacionais. Confira a a lista preparada pelo blog da Betnacional!

Pelé

Uma lista com maiores de todos os tempos sem O Rei do Futebol não é uma lista de verdade. O maior de de todos os tempos foi o responsável por transformar a camisa 10 no que ela é hoje. O Rei começou a jogar aos 16 anos pela Seleção Brasileira. Com o uniforme verde e amarelo ele ganhou três copas: 1958, 1962 e 1970. Até hoje é o único jogador que conseguiu esse feito. Ele é o maior artilheiro da história do Santos e foi nesse clube que ele atingiu a incrível marca de 1000 gols na carreira.

Ronaldinho Gaúcho

O Bruxo estar em uma lista dessas não é nenhum rolê aleatório. Ele fez sucesso com a camisa 10 da Seleção Brasileira e Barcelona, Paris Saint-German, Flamengo e Fluminense. Foi o Rei do Dibre que popularizou a cobrança de falta por baixo da barreira. Atualmente, ele é o primeiro e único jogador do mundo a ter conquistado a Liga dos Campeões, a Libertadores, a Copa do Mundo e ser eleito Melhor do Mundo. Suas jogadas fantásticas, ágeis e desconcertantes fazem sucesso até hoje.

Rivaldo

O craque que é avesso à midia é considerado até hoje um dos maiores meias do futebol mundial. Junto com Ronaldo, Romário e Ronaldinho Gaúcho, ele integra o grupo do 4Rs, que são considerados os melhores jogadores da história recente da Seleção Brasileira. Seus chutes eram letais. Porém, a jogada que mais alegra o torcedor brasileiro é o corta-luz que Rivaldo deu no lance do gol contra a Alemanha, na final da copa de 2002, o ano do penta.

Ademir da Guia

Ademir é um dos maiores ídolos da história do Palmeiras. Nesse clube ele foi titular por 16 anos e se sagrou como um dos melhores jogadores do Campeonato Brasileiro. Seu estilo de jogo tinha muita classe. Isso garantiu o apelido de Divino Mestre. O Palmeiras de Ademir foi o único clube capaz de bater de frente com o Santos de Pelé. Apesar disso, Divino só convocado 14 vezes para a seleção e jogou apenas um jogo de Copa do Mundo, em 1974, quando a Canarinha já estava desclassificada.

Roberto Rivellino

O chute de canhota de Roberto Rivellino alegrou muitos corintianos. Suas marcas registradas eram o bigode e os fortes chutes de esquerda. Além disso, ele é considerado o inventor do Elástico, aquele drible que derruba qualquer zagueiro. Dentre os títulos no currículo, o Garoto do Parque ajudou o Brasil a conquistar o tri mundial. Com o manto canarinho, ele vestiu a 10 em várias oportunidades e, então, passou para o próximo nome da nossa lista.

Zico

O craque do Flamengo dispensa apresentações. Durante sua trajetória no clube carioca, o Galinho conquistou a Libertadores e três vezes o Campeonato Brasileiro. Muitos torcedores o consideram o maior ídolo do Flamengo. Apesar de tanto talento, Zico nunca ganhou uma Copa do Mundo, mesmo fazendo parte da geração Tele Santana e do Futebol Arte. Essa geração é considerada uma das melhores seleções a não levarem o título mundial. Atualmente, Zico é técnico do futebol asiático, no Kashima Antlers, no Japão.

Raí

Raí foi o camisa 10 do Brasil na conquista do tetra. Só esse título já justifica o fato dele estar nessa lista. Além disso, o irmão do doutor Sócrates, teve papel fundamental na primeira conquista do Mundial de Clubes do São Paulo, em 1992. O Terror do Morumbi é considerado até hoje um dos melhores jogadores da história do Tricolor Paulista. Raí encerrou a carreira no mesmo time em 2000 e atualmente está aposentado.

Neto

Neto é um dos maiores ídolos do Corinthians. Atualmente, o Craque Neto atua no jornalismo esportivo. Durante a sua carreira, fez gols marcantes com a camisa do Timão. Como a bicicleta contra o Guarani, em 1992. Apesar do desempenho em campo, Neto sempre teve posições e atitudes polêmicas, como o atrito com Emerson Leão, quando o então treinador acusava o camisa 10 de estar fora de forma.

Neymar

Neymar Júnior é o principal jogador brasileiro em atuação. Quando jogava no Brasil, ele era um dos principais jogadores do Cartola.

Desde sua revelação, em 2009, pelo Santos, o Menino Ney ganhou vários títulos. Dentre eles o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil e a Libertadores. Na Europa, juntamente com Lionel Messi e Luis Suarez no Barcelona, Neymar conquistou a tríplice coroa espanhola: La Liga, Copa del Rey e Liga dos Campeões. Além disso, o NeyMonstro levou o Brasil ao primeiro título das Olimpíadas, em 2016.

Essa lista reuniu os maiores camisa 10. Sejam eles do passado ou do presente. Os boleiros que foram citados ajudaram a dar o peso que a camisa 10 tem um time. Por isso, quem joga com esse número precisa ser o craque do jogo.

Conhecer o estilo de cada jogador e a história do futebol ajuda a entender melhor o funcionamento de alguns times. Isso pode ser usado a seu favor na hora de analisar uma equipe. Por isso, continue aqui no blog e veja nosso post sobre como apostar em jogos de futebol.

Até a próxima!

COMPARTILHE

Bombando em Futebol

1

Futebol

Supercopa do Brasil 2024: aposte em Palmeiras x São Paulo na BetNacional!

2

Futebol

Estatísticas do Corinthians: Confira o que esperar do Timão no Brasileirão

3

Futebol

Descubra o surgimento, importância e significado dos números da camisa

4

Futebol

Guia completo de como apostar em jogos de futebol!

5

Futebol

7 maiores times italianos da história do futebol