Futebol

Maiores rivalidades do futebol: quais são e como começaram

Todo torcedor acha que seu time é o melhor do mundo, e todo time acredita que a sua torcida é […]

Partida entre Palmeiras e Corinthians , uma das maiores rivalidades do futebol

Todo torcedor acha que seu time é o melhor do mundo, e todo time acredita que a sua torcida é a mais fiel, não é mesmo? Isso acontece porque o futebol desperta diversos sentimentos, dentre eles a rivalidade entre os times e, consequentemente, entre suas torcidas.

Algumas disputas viraram verdadeiros clássicos do mundo desse esporte. E para aquele que gostam de palpitar no futebol, esses jogos são uma ótima oportunidade para realizar apostas esportivas. No entanto, você sabe quais são as maiores rivalidades do futebol?

Hoje a Betnacional reuniu algumas das maiores rixas do esporte no Brasil e no mundo com algumas curiosidades para você que gosta de assistir essa relação de amor e ódio em campo, com a bola rolando. Confira!

4 clássicos do futebol brasileiro com as maiores rivalidades do esporte

Confira os clássicos que aceleram o coração dos brasileiros apaixonados por futebol:

1. FlaFlu: a grande disputa carioca

O clássico entre Flamengo e Fluminense, conhecido como FlaFlu, é considerado por especialistas do mundo esportivo um dos clássicos mais charmosos do mundo. Já foi tema de alguns filmes como: “Centenário do Fla-Flu: O documentário” e “FLAxFLU – 40 minutos antes do nada”. E ainda inspirou algumas canções como “FlaxFlu”, interpretada por Alcione e “Aquele abraço”, de Gilberto Gil.

Os times cariocas já mediram esforços em campo em mais de 400 partidas. A primeira vez data de 7 de julho de 1912, e teve a vitória do Fluminense por 3 a 2. Os campos dos dois clubes estão localizados bem próximos na cidade do Rio de Janeiro desde a década de 1910 e isso pode ter colaborada para o crescimento da rivalidade entre os times.

Alguns jogadores históricos marcaram a disputa entre esses gigantes. Do lado rubro-negro, Zico, Júnior e Leônidas da Silva. Defendendo o lado tricolor, Rivelino, Assis, Castilho e Fred. Alguns jogadores atuaram nos dois times como Paulo Cézar Caju, Dejan Petkovic, Renato Gaúcho, Romário, Jorginho e Renato Gaúcho.

2. GreNal: tudo por trás da disputa dos gaúchos

Representando a região sul do Brasil, os gremistas e a torcida colorada dividem o Rio Grande do sul no futebol. O Grêmio e o Sport Club Internacional já se enfrentaram em mais de 400 oportunidades. O primeiro GreNal da história aconteceu em 18 de julho de 1909, no Estádio da Baixada, e ao longo destes anos de rivalidade, alguns fatos ganharam destaques.

As disputas que ocorreram na inauguração dos estádios de cada clube marcaram a história. No Estádio Olímpico, sede do Grêmio, ocorreu um dos jogos mais indigestos para o time da casa, que perdeu de 6 a 2 para o Internacional. Já a abertura do Estádio Beira-Rio, pertencente ao Internacional, nenhum time marcou gol, mas o dia ficou marcado por 20 jogadores expulsos de campo e um cenário de brigas e pancadaria.

3. Palmeiras x Corinthians

A trajetória entre Palmeiras e Corinthians começou há mais de 100 anos. O primeiro jogo aconteceu em maio de 1917 no Campeonato Paulista, com a vitória do verdão por 3 a 0. O Palmeiras foi o vice-campeão do campeão do campeonato e o Corinthians ficou em terceiro lugar.

No início os clubes eram os únicos times paulistanos e, quem diria, eram aliados! Mas a união durou pouco tempo e já nos primeiros confrontos as provocações começaram a surgir e lideram as disputas até os dias atuais.

O Palmeiras já foi campeão em 11 competições oficias que contaram com o time rival como vice-campeão. Já o Corinthians foi campeão em 10 competições com o outro time paulistano como vice-campeão. Outra curiosidade interessante é que do total de partidas entre os dois, o placar de 1 a 0 é o mais comum e se repetiu por pelo menos 66 vezes.

4. Flamengo x Vasco : o clássico dos milhões

O time rubro-negro aparece novamente na lista, dessa vez o adversário é o Vasco. A rivalidade entre os dois times começou no remo, esporte que foi a origem dos dois clubes. Com a popularidade do futebol na cidade do Rio de Janeiro, a rixa deixou as águas e foi para o campo.

Em uma eleição popular, o time rubro-negro, que representava a elite, foi considerado o “mais querido”. A votação foi contestada pelo Vasco, que tinha a base como base o povo. O episódio fez a rixa entre as equipes crescer ainda mais. Com a consolidação do Flamengo como “o time do povo”, a disputa entre os times foi ficando conhecida como “O clássico de milhões”.

Maiores rivalidades do futebol mundial: veja os principais clássicos

Confira as maiores rivalidades do futebol mundial:

1. River Plate x Boca Juniors: o superclássico da Argentina

As rivalidades entre os times de Buenos Aires começaram a surgir pela proximidade entre os dois clubes, fundados no bairro de La Boca. Após alguns anos o River mudou para Belgrano, um bairro bem distante do anterior. O fato intensificou ainda mais a rivalidade entre os times, com um adicional social: os torcedores do Boca Juniors não perdoaram o fato do rime rival ter se mudado para um bairro nobre e estar representando a alta sociedade.

2. Fenerbahce x Galatasaray: Dérbi Intercontinental

O Fenerbahce e Galatasaray são os dois dos maiores clubes da Turquia, a rivalidade entre os times é a maior do futebol turco e uma das maiores mundialmente. As partidas recebem o nome de Dérbi Intercontinental devido às sedes administrativas de cada clubes ficarem em continentes distintos: o Galatasaray na região europeia e o Fenerbahce na asiática.

Os times se dividem porcentagens parecidas de torcedores, segundo uma pesquisa realizada em 2011 que entrevistou 1,4 milhoes de cidadãos turcos. Porém, o Fenerbahce afirma que é o time mais popular da Turquia. Mas os dois têm seguidores e torcedores espalhados pelo mundo todo, sendo o Galatasaray mais popular na Europa e seu adversário, nos países de origem muçulmana.

3. Celtic x Rangers : do futebol à religião

Os times da Escócia disputam no campo muito mais que uma partida de futebol, o clássico tem também interesses religiosos. O Celtic defende a religião católica e o Rangers, a protestante. Histórias tristes já marcaram os jogos entre os dois times com confusões, porradas tanto na torcida quanto dentro de campo entre os jogadores. O extremismo era tanto que os times só contratavam jogadores de sua religião.

Maurice Thomas Johnston, um jogador católico, foi ameaçado de morte após ser contratado pelo Rangers. Porém, após começar a fazer gols e se destacar no time a ponto de ajudar o time a vencer o Celtic, Johnston virou um verdadeiro ídolo. Após este fato mais católicos começaram a defender o time.

4. Olympiakos x Panathinaikos : inimigos eternos

O clássico entre os dois times da Grécia não ocorre só no futebol, é marcado em outros esportes: no vôlei, no basquete e no polo aquático. No gramado, a primeira disputa entre Panathinaikos e Olympiakos aconteceu em 1930, onde o primeiro ganhou de 8 a 2 do segundo.

Os times gregos já disputaram quase 200 jogos entre si. Alguns brasileiros já atuaram nos clubes: o meia Giovani, Rivaldo (pelo Olympiacos) e GIlberto Silva (pelo Panathinaikos)

5. Real Madrid x Barcelona : “El clásico

O maior clássico do futebol da Espanha ocorre entre Real Madrid e Barcelona. Diferente dos outros clássicos, que os dois times são da mesma cidade, a rivalidade entre vai além dos campos de futebol: envolve diferentes visões políticas. O Barcelona representa o povo catalão e o desejo de independência; e o Real Madrid, a realeza e o poder centralizador.

Conhecido como “El Clásico“, a primeira partida entre os dois times rivais aconteceu em 31 de maio de 1902, com o Barcelona como ganhador por 3 a 1. Desde então, toda vez que as equipes entram em campo é um novo jogo histórico. No começo dos anos 90, o Barcelona ficou conhecido como “time dos sonhos”.

Em um super clássico em 1994, o time venceu o Real Madrid por 5 a 0, com a assistência do jogador brasileiro Romário, que jogava na equipe. Alguns dos melhores jogadores do mundo já jogaram nos times espanhóis: o argentino Lionel Messi (Barcelona), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Karim Benzema (Real Madrid) e Neymar (Barcelona).

Leia também: Que tal ganhar dinheiro com o futebol? Veja dicas para apostar!

Bônus: A rivalidade entre Brasil e Argentina

Não tem como falarmos em rivalidade no futebol sem citar o clássico entre as seleções do Brasil e Argentina, não é mesmo? A história relata sinais de rixa antes mesmo dos dois países existirem: após o descobrimento da América, quando os espanhóis e portugueses lutavam pela divisão do território.

Em campo, já são mais de 100 anos de rivalidade entre os dois países. O primeiro registro da disputa, data de 20 de setembro 1914, em um jogo que ficou marcado pela vitória argentina por 3×0.

O clássico já contou com o show em campo de muitos craques como Riquelme, Lionel Messi, Ronaldinho, Verón, Pelé, Zico, Kaká e Neymar. As seleções já se enfrentaram quatro vezes na Copa do Mundo em 1974, 1978, 1982 e 1990, com o Brasil vencendo dois jogos, um empate e uma derrota contra a Argentina.

Nossa lista reuniu algumas das maiores rivalidades do futebol brasileiro e do mundo. Times que levam para o campo a rivalidade entre as torcidas. Que tal continuar no mundo do futebol e conferir o post “Lista: Os 19 maiores Camisa 10 da história do futebol”?

Aqui na Betnacional você fica sempre informado com conteúdos sobre diversos esportes. Até a próxima!

COMPARTILHE

Bombando em Futebol

1

Futebol

Supercopa do Brasil 2024: aposte em Palmeiras x São Paulo na BetNacional!

2

Futebol

Estatísticas do Corinthians: Confira o que esperar do Timão no Brasileirão

3

Futebol

Descubra o surgimento, importância e significado dos números da camisa

4

Futebol

Guia completo de como apostar em jogos de futebol!

5

Futebol

7 maiores times italianos da história do futebol