Futebol

Melhor número de camisa de futebol: o que significa e quais são os preferidos dos boleiros

Saiba mais sobre os números nas camisas que marcaram histórias e jogadores Para cada boleiro há aquele que é o […]

De costas, Pelé vestindo a camisa amarela da Seleção Brasileira, com o número 10, com braços erguidos, no gramado, diante de estádio lotado

Foto: Arquivo/CBF

Saiba mais sobre os números nas camisas que marcaram histórias e jogadores

Para cada boleiro há aquele que é o melhor número de camisa de futebol. É claro que não existe unanimidade, mas alguns consensos. Outra fato é que o número da camisa de um jogador de futebol pode ser tão importante quanto o seu nome.

É como se fosse a assinatura do atleta. Por esse motivo, os jogadores costumam usar a mesma numeração durante toda a carreira. Uma tradição que vem de muitos anos e se confunde com a história do futebol.

Mas você conhece a história por trás dos números preferidos dos boleiros? Continue lendo este texto do blog da Betnacional e fique por dentro das curiosidades que cercam os que são considerados como os melhores números de camisas de futebol.

São muitos os números que foram usados por jogadores que marcaram época. Mas certamente nenhum é tão conhecido e respeitado quanto o 10.

Quem veste a camisa 10 costuma ser o craque do time. Aquele jogador que decide a partida e é respeitado pelo grupo e sua torcida, além dos adversários.

A camisa 10 já foi vestida por alguns dos maiores nomes do futebol. Pelé, Maradona, Zidane, Ronaldinho Gaúcho, Puskás e Bergkamp usaram a camisa 10. Lionel Messi também usa, assim como Marta.

O 10 é o melhor número de camisa de futebol? Essa mística começou com Pelé

É difícil dizer com certeza qual foi o primeiro craque do futebol mundial a usar a camisa 10. Mas sem dúvida a mística teve início na Copa do Mundo de 1958.

Naquele ano a Seleção Brasileira ainda estava em busca do primeiro título mundial. Além disso, 8 anos antes, a Canarinha perdeu em casa a decisão do Mundial para o Uruguai diante de quase 200 mil torcedores. O episódio ficou marcado como Maracanaço.

Aos 17 anos, Pelé chamava a atenção pelo que jogava no Santos e acabou sendo convocado para a sua primeira Copa. O Rei do Futebol ficou com a camisa 10 por causa de um sorteio que definiu a numeração dos jogadores.

Pelé começou a competição no banco de reservas. Mas quando conseguiu uma oportunidade no time titular, o futebol apresentado assombrou o mundo.

Apesar de só ter estreado na 3ª partida, Pelé marcou 6 gols na Copa de 1958. Somente na final, o Rei do Futebol fez 2 gols. Um deles é considerado um dos mais bonitos da história do torneio. Porém, o jogador eleito pela Fifa craque da Copa de 1958 foi outro brasileiro, Didi.

Oficialmente, Pelé foi eleito o craque jovem daquele mundial. Mas para o resto do mundo, ele foi a grande sensação da Copa.

O feito do Rei do Futebol foi tão grande que a camisa que ele vestia, a de número 10, se tornou a mais importante e mais desejada pelos jogadores. Desde então, o camisa 10 é considerado o craque do time.

Camisa 9 tem a marca do artilheiro e também é considerada o melhor número de camisa de futebol

Sabe aquele jogador “fazedor de gol”? Provavelmente, ele usa a camisa 9. O número é o preferido dos centroavantes, ou seja, dos jogadores que atuam mais perto da barra adversária.

A função do centroavante é, basicamente, fazer gol. É comum que eles sejam os artilheiros dos times. Raramente ele é cobrado pelo técnico para ajudar na marcação ou na armação das jogadas. Mas se a bola chegar nele, ele tem que colocar para dentro do gol.

O Fenômeno Camisa 9

Ronaldo Fenômeno marcou a história como um dos melhores camisas 9 do futebol

O Brasil tem um dos maiores camisa 9 da história, que é Ronaldo Fenômeno. Eleito 3 vezes o melhor do mundo, foi um dos destaques do Brasil na Copa de 2002, quando a seleção conquistou o pentacampeonato.

Mas a camisa também foi usada por outros craques. No Brasil, nomes como Careca e Adriano Imperador a vestiram. Em outros países, pelo uruguaio Luis Suárez e pelo argentino Gabriel Batistuta.

Com Cristiano Ronaldo, a Camisa 7 virou nome

A força da camisa pode ser tão grande que ela pode ser incorporada ao apelido do jogador. O exemplo mais claro disso é o número 7. Um dos maiores atacantes da história, Cristiano Ronaldo virou o CR7.

Cristiano Ronaldo é conhecido como o CR7

Com a camisa 7, Cristiano foi eleito 5 vezes o Bola de Ouro, se tornou o maior artilheiro da história da Liga dos Campeões e o jogador que tem mais gols na história do futebol masculino.

A camisa 7 geralmente é dada a um atacante que, na maioria das vezes, tem mais mobilidade do que o centroavante. Muitos jogadores que vestiram essa camisa marcaram época no futebol.

No Brasil, o maior camisa 7 de todos foi Garrincha. Mas Bebeto também brilhou com essa camisa. Fora do Brasil, nomes como Raul e Luis Figo foram usaram a númeração.

Camisa 11 tem história particular com o Brasil

A camisa 11 também “pertence” aos atacantes. Costuma ser um ponta que atua mais do lado esquerdo do campo. A numeração pode ser sinônimo de muitos gols.

O maior camisa 11 da história do Brasil, por exemplo, é Romário. O “baixinho” tem, segundo suas contas, 1.002 gols na carreira. Ele foi também o craque da Copa de 1994, quando o Brasil conquistou o tetracampeonato, e foi eleito naquele ano o melhor do mundo.

Outros brasileiros que marcaram época com a camisa 11, em épocas distintas, foram Zagallo e Cristiane.

Embora muita gente ache que Zagallo atuava com a camisa 13, na verdade ele fez história com a 11. Assim como Cristiane, maior artilheira da história dos Jogos Olímpicos, entre homens e mulheres.

Camisa 1 é uma unanimidade entre os goleiros

Se existe uma unanimidade entre os boleiros, é a camisa 1. Essa numeração “pertence” aos goleiros. Os casos de goleiros titulares que usam outro número ou de jogadores de linha que usam a 1 até existem, mas são extremamente raros.

Basicamente, a camisa 1 começou a ser usada pelos goleiros porque eles são os primeiros nomes a aparecer na escalação. Mas há muito tempo o significado é outro.

Ser o número 1 significa ganhar a disputa contra um concorrente da posição. E o número do goleiro reserva começa a partir do 12, bem longe do titular.

Ser o camisa 1 significa status. Segundo uma frase popular no futebol, “todo bom time começa com um bom goleiro”. Na galeria dos maiores camisa 1 do mundo estão nomes de peso na história do futebol, como Gianluigi Buffon, Gordon Banks, Taffarel, Gilmar e Iker Casillas . E já que estamos falando de goleiros, que tal conhecer os 6 melhores goleiros do mundo? Clique já e saiba quem são eles!

E para complementar sua leitura, que tal conferir também nosso conteúdo sobre as posições do futebol e conhecer a função de cada jogador em campo? Acesse já!

Número de camisa também pode ser “aposentado”

Uma maneira de homenagear um jogador que marcou época em determinado clube ou seleção é aposentar o número que o ídolo usava . Ou seja, a equipe não coloca mais esse número na camisa.

É uma maneira de dizer que aquele ídolo era único. A homenagem é considerada muito simbólica. Para um jogador conseguir, ele precisa ter feito história no clube.

É o caso, por exemplo, de Paolo Maldini. O ex-zagueiro atuou no Milan durante 25 anos . Durante esse tempo, ganhou 5 Liga dos Campeões da Europa, 3 Mundiais de Clubes e 7 Campeonatos Italianos. Quando se aposentou, em 2009, o Milan decidiu aposentar o número 3, que ele usava.

Desde então, só os filhos de Maldini podem usar a camisa 3 . Um dos filhos do craque, Daniel Maldini, é jogador do Milan hoje em dia, mas não usa a camisa 3.

Curiosamente, o Milan tem outra camisa aposentada. É a de número 6, que Franco Baresi usava. O ex-jogador, que atuava como zagueiro e volante, jogou durante toda a sua carreira no Milan, entre 1977 e 1997.

Maradona também recebeu essa homenagem . O Napoli aposentou a camisa 10. A numeração de Maradona só voltou a ser usada pelo clube italiano durante uma participação na 3ª divisão do Campeonato Italiano, que obrigava a utilização dos uniformes de 1 a 11.

O Napoli aposentou a camisa do craque argentino Maradona.

O que achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado e que tenha entendido melhor sobre os números de camisas de futebol. Recomendamos também a leitura dos maiores artilheiros da Copa do Brasil. Aproveite!

COMPARTILHE

Bombando em Futebol

1

Futebol

Supercopa do Brasil 2024: aposte em Palmeiras x São Paulo na BetNacional!

2

Futebol

Estatísticas do Corinthians: Confira o que esperar do Timão no Brasileirão

3

Futebol

Descubra o surgimento, importância e significado dos números da camisa

4

Futebol

Guia completo de como apostar em jogos de futebol!

5

Futebol

7 maiores times italianos da história do futebol