Futebol

O que é a FIFA? Guia sobre a autoridade no futebol

Não importa se você é um amante do futebol ou apenas acompanha os jogos da Copa do Mundo, provavelmente deve […]

Bandeira azul da Fifa

Não importa se você é um amante do futebol ou apenas acompanha os jogos da Copa do Mundo, provavelmente deve ter ouvido bastante sobre a FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado). A instituição é a maior e mais importante autoridade desse esporte coletivo popular no mundo, jogado nas quadras, no gramado ou na areia.

Ela tem uma história centenária rodeada por regras, parcerias, competições e patrocinadores que foram se modificando e atualizando com o decorrer do tempo.

Hoje a Betnacional trouxe um guia sobre a FIFA – a autoridade máxima no universo futebolístico! Confira:

Conheça o que significa FIFA e sua história

FIFA é a sigla que significa, em francês, Fédération Internationale de Football Association – em tradução livre para o português, Federação Internacional de Futebol Associado. A sede fica em Zurique, na Suíça, vinculada às leis deste país.

A instituição é responsável por dirigir confederações, federações e associações de futebol no mundo todo. São mais de 200 organizações filiadas que representam o esporte em países ou territórios. A Copa do Mundo de Futebol é a competição mais conhecida promovida pela FIFA, realizada a cada quatro anos.

Como surgiu a FIFA?

A FIFA foi fundada em Paris em 21 de maio de 1904. Robert Guerin foi o primeiro presidente e um dos grande responsável pela sua criação, que se deu a partir da ambição de se ter um torneio mundial aberto de futebol. Ele reuniu os sete países responsáveis pela fundação: Bélgica, Espanha, Dinamarca, França, Suécia, Suíça e Holanda que criaram toda a documentação inicial e os primeiros estatutos.

Antes da FIFA, as partidas oficiais de futebol eram organizadas pela Football Association, da Inglaterra. Por isso o país relutou no início em fazer parte da federação, mas acabou mudando de ideia mais tarde seguida pela Alemanha, Áustria, Itália e Hungria.

A FIFA nasceu como uma organização sem fins lucrativos e permanece assim até hoje. Todo o dinheiro que passa por ela é investido em melhorias para o futebol das nações membros da Copa.

Copa do mundo de Futebol da FIFA

A FIFA organiza um grande números de competições anualmente nos esportes que cobre. Porém, a maior e mais esperada por todos os amantes de futebol é a Copa do Mundo. O primeiro mundial realizado pela Federação ocorreu entre 13 a 30 de julho de 1930, no Uruguai.

Essa edição contou com a participação de 13 equipes: Brasil, Argentina, Estados Unidos, México, Uruguai, Bolívia, Peru, Paraguai, Bélgica, França, Romênia, Iugoslávia e Chile. O país sede levou a taça ao vencer na final a Argentina por 4×2.

A atuação da FIFA durante o primeiro campeonato mundial a consagrou como entidade no futebol e popularizou o esporte no mundo. Desde então, o campeonato acontece a cada 4 anos, e só não foi realizado durante a Segunda Guerra Mundial, em 1942 e 1946.

A competição internacional mais assistida no mundo sofreu diversas mudanças de regras durante a suas edições. O número de participantes aumentou, a Copa do Mundo de 2022, por exemplo, conta com 32 seleções para a disputa do título.

Conheça também quais são os campeões da Copa do Mundo ao longo da história a partir do nosso conteúdo sobre o tema!

O que a FIFA regula?

Confira os esportes e a regras que são da responsabilidade da federação:

Esportes

A FIFA é responsável por supervisionar os jogos oficiais de futebol, futsal e futebol de areia nas modalidades masculina e feminina. Dentre elas, também é responsável pela organização das competições de base sub-17 e sub-20.

O modelo eletrônico do futebol também é de responsabilidade da FIFA. No mundo dos games, a Federação foi parceira por anos da Electronic Arts (EA) em jogos de futebol que levavam o seu nome e hoje planejam criar sua própria série de jogos eletrônicos.

Arbitragem

As regras do jogo de futebol não são regidas somente pela FIFA. É um trabalho realizado em conjunto com a IFAB ( Football Association Board).

Competições

A FIFA promove e/ou regulamenta um grande número de competições relacionados ao futebol pelo mundo todo. São algumas:

  • CONMEBOL Libertadores: realizada anualmente
  • CONMEBOL Recopa: realizada anualmente
  • CONMEBOL Sul-Americana: realizada anualmente;
  • UEFA Europa League: realizada anualmente;
  • UEFA Europa Conference League: realizada anualmente;
  • Mundial de Clubes – Masculino: realizado de quatro em quatro anos;
  • Campeonato do Mundo de Futebol Feminino: realizado de quatro em quatro anos;
  • Copa do Mundo de Futsal de Areia: realizado de dois em dois anos;
  • Mundialitos de Clubes de Futebol de Areia: realizado anualmente;
  • Copa do Mundo sub-17 – Masculino : realizada de dois em dois anos;
  • Copa do Mundo sub-20 – Masculino: realizada de dois em dois anos;
  • Copa do Mundo sub-17 – Feminino: realizada de dois em dois anos;
  • Copa do Mundo sub-20 – Feminino: realizada de dois em dois anos;
  • dentre outras.
  • Aproveite para conferir também nosso conteúdo com a lista de todos os campeões da Libertadores e conhecer quem já ganhou o campeonato!

Fair Play

Fair Play é uma expressão americana que significa “jogo limpo”. Este termo se popularizou com a campanha FIFA Fair Play, criada para incentivar os jogadores de futebol a cumprirem as regras vigentes e a repeitarem seus adversários e demais pessoas, como árbitros e torcedores.

A FIFA preza por um jogo ético, tanto que um desses lemas é: “My game is fair play!” (meu jogo é justo ou meu jogo é limpo).

O que é o ranking da FIFA?

É uma classificação das 211 seleções nacionais de futebol associadas à Federação divulgados anualmente. Ele acontece desde 1993 e desde então já passou por diversas mudanças. O ranking utiliza um sistema de pontuação que leva em conta os resultados das seleções nacionais nos últimos 4 anos, com um peso percentual de 100 %, 50 %, 30 %, 20 %, respectivamente.

A pontuação acontece da seguinte forma: cada empate (1 ponto) ou cada vitória (3 pontos) é multiplicado por diversos fatores que influenciam na nota final utilizado para o Ranking. Os fatores são:

  • a) Importância do jogo;
  • b) força do adversário;
  • c) força regional.

E aí, curtiu conhecer um pouco mais sobre a FIFA? Se você é fã de futebol que tal conferir o post “Melhor número de camisa de futebol: o que significa e quais são os preferidos dos boleiros” e ficar por dentro de mais um assunto dos esportes mais queridos do mundo.

Acompanhe o blog da Betnacional e tenha acesso semanalmente às melhores dicas para apostadores esportivos. Até a próxima!

COMPARTILHE

Bombando em Futebol

1

Futebol

Supercopa do Brasil 2024: aposte em Palmeiras x São Paulo na BetNacional!

2

Futebol

Estatísticas do Corinthians: Confira o que esperar do Timão no Brasileirão

3

Futebol

Descubra o surgimento, importância e significado dos números da camisa

4

Futebol

Guia completo de como apostar em jogos de futebol!

5

Futebol

7 maiores times italianos da história do futebol