Esportes

Tudo sobre handebol: um guia completo do esporte

O handebol é um esporte muito popular em todo o planeta, principalmente por conta de sua base ser o futebol. […]

Jogador de handebol com uma bola na mão

O handebol é um esporte muito popular em todo o planeta, principalmente por conta de sua base ser o futebol. Aqui no Brasil, ele é muito praticado nas escolas e conta com vários campeonatos escolares espalhados por todo o território nacional.

Devido a essa grande popularidade, o handebol se tornou também um esporte olímpico. No entanto, muitas pessoas ainda não conhecem tão bem como ele funciona, suas regras e quanto tempo dura uma partida. Então, o blog da Betnacional preparou um guia completo para te ensinar tudo sobre ele!

Continue a leitura e aprenda!

Tudo sobre handebol: qual sua origem?

O handebol é um esporte coletivo inventado por Karl Schelenz, no ano de 1919. Sua criação por um alemão, fez com que ele começasse a ser praticado na cidade de Berlim durante a Primeira Guerra Mundial.

Com isso, ele foi sendo rapidamente difundido em outras regiões do continente europeu e também para o resto do mundo. Nesse início, a prática era realizada ao ar livre e na grama, com um espaço bem menor.

Atualmente, as partidas são jogadas em quadras fechadas de 40×20 metros. Graças a sua adição no quadro de esportes olímpicos, passou a ser praticado por homens e mulheres, na origem ele era exclusivamente praticado pelas mulheres.

Como funciona o handebol?

Após conferir o início da história desse esporte, vamos conferir o seu objetivo, regras de jogo, duração de partida, quantidade de jogadores por equipe e muito mais. Tudo o que você precisa entender sobre o handebol está aqui! Veja a seguir um pouco mais do funcionamento desse jogo que conquistou milhares de fãs por todo o mundo.

Objetivo

O principal objetivo é marcar os gols arremessando a bola contra o gol do adversário. Igualmente ao futebol, ele só é marcado se a bola passa completamente pela linha de fundo, caso contrário o placar não se altera.

Fundamentos

Os fundamentos presentes no esporte são essenciais para entendê-lo de maneira correta. Alguns dos principais dele são:

  • Empunhadura: ato de segurar a bola com uma das mãos;
  • Recepção: essa é a ação de receber a bola com as mãos;
  • Passe: um dos principais fundamentos desse esporte, é o lançamento da bola entre os jogadores;
  • Arremesso: ele é a ação utilizada para marcar os gols em uma partida;
  • Drible: aqui você desvia do oponente quicando a bola com uma das suas mãos, mas sem perder o domínio dela;
  • Finta: esse ato é executado quando o jogador com a posse de bola, ameaça a realização de um movimento em uma direção, mas vai para outra enganando o seu adversário.

Essas ações técnicas são a base do esporte, elas resumem o jogo e são fundamentais para os jogadores.

Regras de um jogo de handebol

Como qualquer modalidade, o handebol também tem um conjunto variado de regras a serem cumpridas para uma boa realização da partida. Confira a seguir algumas das principais que você deve se atentar.

Duração

A primeira delas é que a duração de uma partida é de dois períodos de 30 minutos com um intervalo entre eles de 10 minutos. Quando há um empate nos jogos eliminatórios, pode acontecer uma prorrogação com 2 tempos de 5 minutos, além de um intervalo entre eles de 1 minuto.

Os times também têm direito a um tempo técnico com duração de 1 minuto em cada período da partida, menos na prorrogação.

Número de jogadores

Outra especificação é a quantidade de jogadores em um jogo: sendo 7 integrantes para cada equipe e, assim, totalizando 14. O número de substituições que podem ser realizadas é livre, com permissão para se ter no banco de reservas até 7 atletas.

Os goleiros podem se tornar um jogador de linha a qualquer momento do jogo, porém, se o time estiver sem goleiro o número total de jogadores na linha será de 7 integrantes.

Para uma partida poder ser iniciada é necessário a equipe ter no mínimo 5 atletas em quadra. No caso de expulsões, o jogo continua mesmo se houverem menos de 5, mas depende dos árbitros decidirem se o confronto continua ou não.

Tamanho da quadra

A quadra de handebol deve ter medidas de 40x20m como vimos anteriormente e seu piso deve ser de madeira ou emborrachado. O gol também tem metrificações especiais, tendo dois metros de altura e três de largura.

Bola de jogo

Vamos falar agora da bola oficial do jogo. Ela deve ser produzida em couro e seu tamanho pode variar:

  • Bola H1: entre 50 e 52 cm de diâmetro, 290 e 330 g de peso, são utilizadas em jogos de equipes infantis;
  • Bola H2: entre 54 e 56 cm de diâmetro, 325 e 375 g de peso, elas servem para times femininos, juvenis femininos e equipes masculinas de adolescentes;
  • Bola H3: entre 58 e 60 cm de diâmetro, 425 e 475 g de peso, são usadas em partidas de equipes masculinas adultas e juvenis masculinas (acima dos 16 anos).

Regras do goleiro

O goleiro tem permissão no handebol para tocar a bola com qualquer parte do seu corpo se estiver tentando fazer uma defesa, mas somente na área de gol. E dentro dessa região, ele pode se mover livremente com a bola, sem as restrições aplicadas aos jogadores de linha.

Ele pode também sair da área de gol (sem estar com a bola) e participar normalmente do jogo, porém, ele deverá seguir as mesmas regras que os jogadores de linha. Apesar de parecer ser uma posição bem livre, o goleiro não pode fazer algumas coisas:

  • Ele não pode sair da sua área de gol com a posse da bola;
  • Não pode tocar em uma bola parada ou rolando fora da área de gol, enquanto ele ainda está na região marcada.
  • Seguindo a regra anterior, o goleiro não pode levar uma bola parada ou rolando que estiver fora de sua área.

Regras da área de gol

Nessa região específica da quadra de handebol que pode entrar é somente o goleiro. Se algum jogador de linha tocar ou pisar em qualquer parte da área será considerado uma invasão. Somente quando está sendo realizado um ataque que o jogador é permitido realizar a invasão, desde que ele pule de fora para dentro da região e solte a bola ainda estando no ar.

E se alguém da linha entrar na área de gol, mas não estiver com a bola e não conseguir nenhum benefício com esse ato, não será considerado invasão. Quando nenhuma dessas exceções ocorrem, podem acontecer 3 coisas se o jogador pisar nessa parte da quadra:

  1. Tiro livre: é quando o jogador de linha defensor pisa na região e obtém vantagem, mas não impede uma chance clara de acontecer o gol;
  2. Tiro de 7 metros: ocorre quando o atleta defensor entra na área e impede um gol;
  3. Tiro de meta: acontece no momento que o jogador atacante entra na área e ganha uma vantagem com isso.

Regras de controle da bola

Ao manter o controle da bola, os jogadores podem: lançar, agarrar, empurrar, golpear a bola utilizando as suas mãos ou braços, tronco, coxas, joelhos e cabeça. É permitido também segurar a bola pelo tempo máximo de 3 segundos e quando ela estiver tendo contato com o chão.

Além disso, é possível dar até 3 passos com a bola em mãos. Agora, quando o jogador estiver correndo ou totalmente parado, ele pode:

  • Quicar a bola várias vezes com uma mão ou agarrar ela e pegar novamente;
  • Rolar a bola no piso com uma mão e depois agarrá-la com apenas uma das mãos ou as duas;
  • Quicar a bola somente uma vez e depois pegar ela novamente.

Após realizar o domínio, ela deve ser jogada em até 3 segundos ou depois de dar 3 passos. Agora vamos às restrições:

  • Tocar com o pé ou qualquer outra parte da perna abaixo dos joelhos, com exceção se a bola tiver sido arremessada pelo jogador adversário;
  • Tocar nela mais de uma vez depois do domínio sem ter tocado o piso antes, tocado em outro jogador ou ter dado 3 passos com ela.

Jogo passivo

As equipes não podem manter a posse sem ter feito alguma tentativa de ataque ou arremesso. Atrasar a realização de um tiro livre, lateral, de meta ou de saída de seu próprio time também não é permitido.

Essas situações são caracterizadas como jogo passivo e por isso, são penalizadas com um tiro livre para a equipe adversária. Esse tiro livre será feito do lugar onde a bola estava antes da interrupção.

Os árbitros da partida dão um sinal de advertência aos jogadores antes de marcar um jogo passivo, dando a oportunidade dos atletas mudarem a postura de ataque. Porém, caso isso não seja alterado, o árbitro pode apitar e aplicar a penalização a qualquer momento.

Outro momento em que pode ser apitado um jogo passivo é quando o time não faz um arremesso à baliza depois de 6 passes.

Faltas

Já que no último tópico falamos de penalizações ao jogo passivo, que tal vermos agora algumas das principais faltas que ocorrem em uma partida de handebol? Primeiro vamos falar de 3 ações permitidas para bloquear ou roubar a bola de outro jogador:

  1. Usar a mão (estando aberta) para tirar a bola da posse do adversário.
  2. Utilizar os braços para fazer contato, controlando e acompanhando o adversário, desde que estejam flexionados.
  3. Utilizar o tronco para bloquear seu oponente na briga por posição.

Vejamos agora o que não se pode fazer:

  1. Arrancar a bola das mãos do oponente;
  2. Bloquear o jogador da outra equipe com braços, pernas, mãos e outras partes do corpo (os cotovelos também) para tirá-lo da posição.
  3. Agarrar pelo uniforme ou corpo, mesmo se ele ainda conseguir continuar jogando.
  4. Correr e saltar sobre o jogador do time adversário.

Ao cometer alguma dessas faltas, onde o ato é dirigido somente ao corpo do adversário, o jogador pode receber uma penalização disciplinar. Com a cobrança de tiro de 7 metros ou livre para o time rival, além de punições progressivas, iniciando por: advertência, exclusão por 2 minutos e até ser desqualificado.

A expulsão do jogador da quadra acontece quando o jogador recebe um cartão vermelho ou recebe 3 cartões amarelos

Dependendo da falta, a exclusão de 2 minutos pode ser feita diretamente, isso acontece geralmente com as mais perigosas. Um exemplo de infração que pode gerar essa situação é em faltas na cabeça, pescoço e garganta.

Tiro de 7 metros

O tiro de 7 metros é muito importante no jogo, sendo uma espécie de “pênalti” do handebol. E existem algumas situações em que ele pode ser marcado como: uma chance clara de marcar um gol é impedida irregularmente, apito não justificado em uma oportunidade bem clara de gol e quando uma pessoa fora do jogo interrompe uma jogada que havia claras chances de acontecer um gol.

Dicas para apostar em jogos de Handebol

Como você viu, o handebol é um esporte de muitas possibilidades e alta intensidade. Por isso, ele pode ser uma opção muito interessante no mercado de apostas. Veja algumas dicas que podem ajudar você que está iniciando neste mundo:

1. Pesquise as estatísticas das equipes do jogo

Diversos sites e aplicativos fornecem estatísticas e dados sobre o handebol. Utilize essas ferramentas para se manter atualizado sobre o jogo que vai realizar as apostas. Outra forma de ficar por dentro de tudo é seguir pessoas deste meio esportivo nas redes sociais.

2. Varie no tipo de aposta que quer fazer

No jogo de handebol existem diversas oportunidades para apostar como resultado final, handicap asiático e empate. Diversifique o máximo suas apostas para aumentar suas chances de ganho.

3. Busque saber sobre os jogadores convocados

Existem jogadores que acabam não entrando em jogos seja por ter tomado cartão ou por lesão, isso acaba influenciando diretamente no andamento do jogo. Afinal, um time – mesmo que seja o grande favorito – acaba perdendo sua vantagem na partida caso um de seus principais atacantes esteja fora de quadra, não é mesmo?

Por isso, antes de apostar, fique de olho nas notícias sobre os clubes e quem estará nessa disputa.

4. Lembre-se do gerenciamento de banca

Não ter uma boa gestão de banca pode levar o apostador a perder dinheiro. Administre o valor que você irá gastar com as suas apostas. Tenha em mente a sua realidade financeira, o seu objetivo e estabeleça uma meta de ganho.

Agora que você entendeu como é a prática dessa modalidade esportiva, conhece algumas das regras e funcionalidades do jogo, pode começar a jogar ou acompanhar as transmissões de campeonatos compreendendo tudo o que está acontecendo.

Se você quer aprender mais sobre outros esportes e apostas, confira nossos conteúdos aqui do blog como o de melhores apostas esportivas para os iniciantes!

COMPARTILHE

Bombando em Esportes

1

Esportes

Supercopa do Brasil 2024: aposte em Palmeiras x São Paulo na BetNacional!

2

Esportes

Conheça quem são os maiores campeões da NBA!

3

Esportes

Estatísticas do Corinthians: Confira o que esperar do Timão no Brasileirão

4

Esportes

Descubra o surgimento, importância e significado dos números da camisa

5

Esportes

Guia completo de como apostar em jogos de futebol!