Esportes

Sprint Race F1: O que é, como funciona e mais

Sprint Race: conheça essa novidade da Fórmula 1 Luzes apagadas: vamos falar sobre a Fórmula 1. Dessa vez, sobre a […]

Carros durante uma Sprint Race F1

Sprint Race: conheça essa novidade da Fórmula 1

Luzes apagadas: vamos falar sobre a Fórmula 1. Dessa vez, sobre a novidade que deu o que falar na temporada de 2021: a Sprint Race. O objetivo dela é definir o grid de largada para a corrida de domingo da Fórmula 1. Porém, isso ocorre de uma maneira diferente e muitas vezes, de forma emocionante.

Para você que está entrando neste universo agora, ou que quer conhecer melhor sobre como funciona a Sprint Race F1, confira neste texto tudo sobre o assunto.

O que é a Sprint Race?

É basicamente uma corrida menor do que a principal, que define a formação do grid na corrida de domingo. A Sprint Race é usada em outras categorias, por exemplo, na Fórmula 2 — espécie de segunda divisão com jovens e promissores pilotos —, a corrida sprint acontece com 120km, enquanto a principal é coberta por 170km. Em ambas as ocasiões, emoção é o que não falta.

A F1 introduziu a Sprint Race na temporada de 2021 para que houvesse ainda mais emoção durante o Grande Prêmio, para que os fãs pudessem experienciar 3 dias de pura competitividade entre os pilotos. Com isso, a classificação era transferida para sexta-feira à tarde e aos sábados, no lugar, acontecia a Sprint Race.

A Fórmula 1 a alguns anos vem procurando fazer algumas mudanças no tradicional formato do fim de semana, com o intuito de atrair mais fãs pelo mundo todo. Foram várias opções, sendo até mesmo considerado corridas de grid invertido, mas no final, a Sprint Race acabou sendo a escolhida para começar as mudanças.

Vamos conferir com mais detalhes esse formato emocionante da Fórmula 1.

Afinal, como funciona uma Sprint Race F1?

Para a temporada de 2022, aconteceram algumas mudanças na F1, após revisões e análises dos 3 eventos que ocorreram na temporada anterior. Essas mudanças foram nos locais, sistema de pontuação, pole position e etc. Confira com mais detalhes logo abaixo.

Circuitos selecionados

Ao longo da temporada de 2022, 3 GPs sediarão a Sprint Race, sendo eles Ímola, Red Bull Ring e Interlagos. A Fórmula 1 tinha planejado fazer em 6 finais de semana, porém, esta ideia foi descartada como parte de um contrato sobre o nível de compensação por danos de possíveis acidentes.

Sistema de pontuação da corrida sprint

Em relação à temporada de 2021, os pontos aumentaram para aqueles que estão melhores posicionados. Agora, o vencedor soma 8 pontos, em vez de 3. A pontuação se estende até o oitavo colocado, enquanto em 2021 eram apenas aos três primeiros. Esses pontos são válidos para o campeonato mundial de pilotos e construtores da Fórmula 1.

A pontuação da Sprint Race são atribuídos da seguinte maneira:

  • 1º colocado – 8 pontos
  • 2º colocado – 7 pontos
  • 3º colocado – 6 pontos
  • 4º colocado – 5 pontos
  • 5º colocado – 4 pontos
  • 6º colocado – 3 pontos
  • 7º colocado – 2 pontos
  • 8º colocado – 1 pontos

A ordem de chegada da Sprint race decide o grid da corrida de domingo. Isso também vale para as penalidades que os pilotos sofrem, aplicadas após a sprint.

Pole Position

Para a temporada de 2022, o piloto que fizer o melhor tempo no Q3 da qualificação, na sexta-feira, é o considerado pole position do Grande Prêmio. Ou seja, o piloto que vencer a corrida sprint não será necessariamente creditado como o pole position do GP, mesmo que ele inicie a corrida de domingo nessa colocação.

Por exemplo, se um piloto finalizar a corrida sprint em segundo lugar, mas na sexta-feira tiver o melhor tempo no Q3, ele é quem será reconhecido como o pole position do Grande Prêmio.

Nome do evento

Aos sábados, o nome do evento para a temporada de 2022 foi alterado, passando de Sprint Qualifying para somente Sprint.

Qual o formato de um Grande Prêmio de corrida sprint?

O formato continua sendo o mesmo. Há uma sessão de treinos de 60 minutos antes do Q3 de classificação e outra sessão antes da Sprint Race, também contendo 60 minutos. A corrida no domingo permanece inalterada.

Podemos ter um formato da seguinte maneira:

  • Sexta-feira (início da tarde): 60min de treino livre 1;
  • Sexta-feira (final da tarde): Sessões Q1 e Q2, depois Q3 para definir grid de largada para a corrida Sprint;
  • Sábado (Período da manhã): 60min de treino livre 2;
  • Sábado (Período da tarde): Sprint Race;
  • Domingo (Período da tarde): Corrida

A corrida Sprint é uma forma de dar mais emoção ao um Grande Prêmio e todo fã de Fórmula 1 sabe disso. O evento foi tão bem recebido pelos fãs que para a temporada de 2023, serão 6 GPs para sediar as Sprint Races, mas os locais ainda estão para ser confirmados.

Continue a leitura em nosso blog e veja mais posts sobre Fórmula 1 e outros assuntos que a Betnacional traz especialmente para você. Nos vemos no próximo post!

COMPARTILHE

Bombando em Esportes

1

Esportes

Eurocopa 2024: quando começa, onde será, quais seleções participam e onde assistir

2

Esportes

Copa América 2024: jogos, horários, curiosidades e mais

3

Esportes

Celtics e Mavericks disputam finais da NBA

4

Esportes

Amistoso entre Brasil e Estados Unidos será o último antes da Copa América

5

Esportes

Roland Garros 2024: tudo que você precisa saber sobre a reta final do torneio