Estatísticas do Corinthians: Confira o que esperar do Timão no Brasileirão

Bandeirão do Corinthians com escudo do clube e torcida lotando arquibancada do estádio

Um dos maiores campeões entre os clubes brasileiros na década passada, com títulos em todas as esferas do futebol e uma legião de fãs fiéis, o Corinthians busca recuperar o protagonismo e vem fazendo um alto investimento para isso. No entanto, no ano de 2023, ele é o time da Série A com o desempenho mais baixo quando atua como visitante.

Quer entender todas as estatísticas do Timão, contexto histórico e mais? Continue a leitura e confira com detalhes todas as informações para você apostar no gigante paulista.

Conquistas recentes: resumo dos resultados do Corinthians

Desde a última década até aqui, o Corinthians foi um dos times mais relevantes do país. Em relação ao Campeonato Brasileiro, conquistou o troféu três vezes: 2011, 2015 e 2017. Além disso, de forma inédita, se tornou campeão da Taça Libertadores, em 2012 — mesmo ano em que levou o título do Mundial de Clubes da Fifa com vitória sobre o Chelsea.

Na temporada seguinte, o Timão conquistou a Recopa Sul-Americana sobre o rival São Paulo. Em relação ao Campeonato Paulista, foi, dentre os quatro grandes clubes do estado, o maior campeão ao lado do Santos, com quatro troféus cada (2013, 2017, 2018 e 2019, no caso do Corinthians).

E se você entrou recentemente para o “bando de loucos”, a torcida do Corinthians, aprenda mais sobre o histórico desse gigante no texto “Descubra a história do Corinthians: maiores ídolos, goleadas“.

Últimos anos do Corinthians

De 2018 para cá, o Timão teve o protagonismo reduzido por conta da polarização entre Palmeiras e Flamengo, que têm se alternado nas conquistas nacionais e internacionais — totalizam seis títulos do Brasileirão e da Taça Libertadores, com três em cada torneio. Além disso, observou o Atlético-MG entrar forte na briga, com investimento e jogadores de peso na temporada passada — conquistou a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro em 2022.

Títulos do Timão

Como mencionado no seu hino, o Corinthians é conhecido como o “Campeão dos Campeões” por diversos brasileiros e possui uma legião de fãs. Repleto de conquistas significativas, incluindo a Libertadores e o Mundial de Clubes, atualmente, o clube enfrenta um período desafiador: não ganha nenhum título desde 2019, quando se consagrou campeão paulista naquela ocasião. Confira todos os anos que o clube levantou taças nacionais e internacionais:

  • 2011: Brasileirão;
  • 2012: Libertadores e Mundial;
  • 2013: Paulistão e Recopa Sul-Americana;
  • 2015: Brasileirão;
  • 2017: Paulistão e Brasileirão;
  • 2018: Paulistão;
  • 2019: Paulistão.

Derrotas do Corinthians

Ainda falando dos últimos 4 anos até aqui, o Corinthians sequer conseguiu figurar entre os quatro mais bem colocados do Brasileirão. Fora isso, pode-se dizer que outro duro golpe para o Timão foi a perda do Campeonato Paulista de 2020, na final contra o Palmeiras, nos pênaltis.

Além disso, outros graves erros não saem da mente dos torcedores corintianos, como:

  • 2011: foi o primeiro time brasileiro a não ser classificado na pré-libertadores;
  • 2012: foi derrotado nas quartas de final do Campeonato Paulista pela Ponte Preta;
  • 2015: foi derrotado pelo Guarani nas oitavas de final das libertadores;
  • 2016: caiu nas semifinais do Campeonato Paulista;
  • 2019: perdeu nas semifinais da Copa Sul-Americana.

O 2022 do Corinthians

Em busca de voltar a estar forte nas disputas, o Corinthians vem realizando contratações de renome desde a temporada passada e apostando também na identificação dos jogadores dentro desse perfil. Em 2021, no decorrer do Brasileirão, o Timão contratou Giuliano, Roger Guedes, Willian e Renato Augusto — os dois últimos com passagens significativas e queridos pela torcida.

De cara, a inserção dos quatro atletas deram melhora ao Timão no ano passado, mas o principal objetivo do clube era, de fato, preparar a equipe para a atual temporada. Diante disso, elevou o investimento e aumentou a aposta no departamento de futebol.

Assim, o Corinthians acertou a contratação de mais um jogador de peso e com histórico bem positivo no clube. Caso do experiente volante Paulinho, destaque nas conquistas do Brasileirão de 2011, além da Taça Libertadores e Mundial de Clubes, em 2012.

Ao mesmo tempo, o Timão fez uma mudança no curso do futebol. Em fevereiro, optou pela saída do técnico Sylvinho, que estava no clube desde 2022. Em busca de substituto, o Corinthians analisou, estudou, conversou e, 20 dias depois, contratou o português Vítor Pereira.

No clube, o trabalho de Vítor Pereira — assim como é na chegada de qualquer treinador em um clube brasileiro — levaria tempo para ter as ideias integralmente implementadas. No entanto não tivemos tempo para conferir se as expectativas como um time ofensivo e agressivo, que gosta de pressionar, seriam concretizadas, pois houve outra mudança técnica no time. Desde maio de 2023, Vanderlei Luxemburgo assumiu.

Momento atual do Corinthians no ano de 2023

Em 2023, o Corinthians enfrenta o Campeonato Paulista, a Libertadores, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Para isso, o time optou por manter a base do seu elenco, ficando com o centroavante Yuri Alberto — que é seu principal destaque, já que foi vice-artilheiro dos torneios em 2022. Além disso, o Corinthians realizou duas contratações para reforçar o time: o lateral-esquerdo Matheus Bidu e o atacante Romero.

Apesar disso, na temporada de 2023, o Corinthians registrou o pior desempenho como visitante entre os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. Em oito jogos disputados fora da Neo Química Arena, o time obteve:

  • Três empates;
  • Três derrotas;
  • Duas vitórias.

Além dos resultados do Brasileirão, alguns jogos ganhos foram contra o São Paulo, pelo Paulistão, e Liverpool (URU), pela Libertadores. Já os empates aconteceram nos confrontos contra Portuguesa, Inter de Limeira e Santos, e derrotas sofridas contra Red Bull Bragantino, São Bernardo e Remo.

Esses números refletem um aproveitamento de apenas 37,5% pelo Corinthians como visitante, deixando bastante a desejar para todos os torcedores. No entanto, quando olhamos para as partidas na Neo Química Arena, o alvinegro conquistou 80% dos pontos disputados.

Confira — Brasileirão 2023: quando começa, onde assistir e mais

Escalação base do Corinthians 2023

Em busca de juntar os reforços, Vanderlei Luxemburgo tem escalado o Timão da seguinte forma:

  • Goleiros: Cássio, Carlos Miguel e Matheus Donelli;
  • Defensores: Balbuena, Gil e Bruno Méndez;
  • Laterais: Fagner, Fábio Santos, Matheus Bidu e Rafael Ramos;
  • Volantes: Maycon, Fausto Vera, Du Queiroz, Roni, Cantillo e Paulinho;
  • Meias: Renato Augusto e Giuliano;
  • Atacantes: Adson, Róger Guedes, Yuri Alberto, Júnior Moraes, Giovane, Romero e Gustavo Mosquito, que está em processo de recuperação de uma lesão.

Estatísticas do Corinthians na temporada

De maneira geral, apesar de alguns resultados desfavoráveis, o Corinthians tem se destacado na temporada de 2023. Até agora, ele tem apresentado os seguintes resultados:

CampeonatosJogosVitóriasEmpatesDerrotasSaldos de gols
Copa Sul-Americana11001-0
Libertadores62137-6
Brasileirão1443712-17
Copa do Brasil52034-5
Campeonato Paulista1365220-11
391591544-39

Quando analisamos os cartões das partidas, até esse momento, os jogadores corintianos não receberam nenhum vermelho. Já os amarelos foram dados ao:

  • Gil (4);
  • Fágner (4);
  • F. Vera (4);
  • Fábio Santos (3);
  • Róger Guedes (3);
  • Cássio (2);
  • Matheus Bidu (2);
  • Murillo (2);
  • Giuliano (1);
  • Maycon (1).

Os escanteios que mais trouxeram resultado para o alvinegro foram contra os times do Fluminense e Goiás, com uma média de 12,92 em casa. Já o menos favorável foi em relação ao América-MG, com 9,14 pontos.

Todos jogos marcados do Timão

Prepare a torcida, chame os amigos e familiares para um churrasco e confira todos os jogos marcados do Timão no ano de 2023.

Agosto, 2023

ter., 1 ago. — Corinthians X Newells Old Boys —21:30 — Copa Sul-Americana

sáb., 5 ago. — Internacional X Corinthians —18:30 — Campeonato Brasileiro

ter., 8 ago. — Corinthians X Coritiba — 16:00 — Campeonato Brasileiro

dom., 13 ago. — Newell’s Old Boys X Corinthians — 21:30 — Copa Sul-Americana

dom., 16 ago. — São Paulo X Corinthians — 19:30 — Copa do Brasil

sáb., 19 ago. — Cruzeiro X Corinthians —21:00 — Campeonato Brasileiro

qua., 23 ago. — Corinthians X Goiás — a definir — Campeonato Brasileiro

dom., 27 ago. — Corinthians X Palmeiras — a definir — Campeonato Brasileiro

Setembro, 2023

sáb., 2 set. — Corinthians X Palmeiras — A definir — Campeonato Brasileiro

dom., 3 set. — Fortaleza X Corinthians — A definir — Campeonato Brasileiro

qua., 13 set. — Corinthians X Botafogo — A definir — Campeonato Brasileiro

qua., 20 set. — São Paulo X Corinthians — A definir — Campeonato Brasileiro

sáb., 30 set. —Corinthians X Flamengo — A definir — Campeonato Brasileiro

Outubro, 2023

dom., 1 out. — Corinthians X Flamengo — A definir — Campeonato Brasileiro

dom., 8 out. — Fluminense X Corinthians — A definir — Campeonato Brasileiro

qua., 18 out. — Corinthians X América-MG — A definir — Campeonato Brasileiro

dom., 22 out. — Cuiabá X Corinthians — A definir — Campeonato Brasileiro

qua., 25 out. — Corinthians X Santos — A definir — Campeonato Brasileiro

dom., 29 out. — Corinthians X Athletico-PR — A definir — Campeonato Brasileiro

Novembro, 2023

qua., 1 nov. — Red Bull Bragantino X Corinthians — A definir — Campeonato Brasileiro

sáb., 5 nov. — Corinthians X Atlético-MG — A definir — Campeonato Brasileiro

dom., 12 nov. — Grêmio X Corinthians — A definir —Campeonato Brasileiro

qua., 22 nov. — Corinthians X Bahia — A definir — Campeonato Brasileiro

dom., 26 nov. — Vasco da Gama X Corinthians — A definir — Campeonato Brasileiro

qua., 29 nov. — Corinthians X Internacional — A definir — Campeonato Brasileiro

Dezembro, 2023

dom., 3 dez. — Coritiba X Corinthians — A definir — Campeonato Brasileiro

Agora você está por dentro de todos os detalhes das estatísticas do Corinthians na temporada de 2023 e pode aproveitar para descobrir como fazer apostas em futebol e garantir uma renda extra! Confira o guia que a Betnacional preparou para você. Estamos te esperando.

Clauber Santana

Clauber Santana

Clauber Santana se formou em jornalismo em 2013. Desde então, atuou em diversos meios de comunicação como Folha de Pernambuco, Portal Leia já, CBN Recife e Rádio Transamérica. Atualmente está à frente de portais como NE45minutos e Jogo Hoje.

O jornalista é apaixonado por esportes e tudo que envolve esse universo! Adora escrever para informar seus leitores de uma maneira simples. Ele aborda os temas mais populares do meio esportivo e aqueles que causam mais dúvidas entre os especialistas e amadores.

Torcedor ferrenho do Náutico, acredita que o futebol e os esportes em geral são uma maneira de entretenimento, educação e, acima de tudo, de conhecimento. Nas suas redes sociais ele compartilha notícias e críticas esportivas.

Aqui no blog da Betnacional, Clauber contribui com toda sua expertise e experiência para conteúdos sobre futebol, basquete e apostas esportivas.

Todo os posts

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here