Gabigol: Conheça tudo sobre o jogador brasileiro

gabigol-comemorando-gol-do-flamengo

Atacante do Flamengo é um dos principais atletas do país e pode disputar a Copa do Mundo de 2022

O atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, é um dos melhores jogadores atuando em solo brasileiro. Camisa 9 do Flamengo, o jogador vive um grande momento na equipe e é um ídolo do Rubro-Negro.

Decisivo na Libertadores, Gabigol marcou para sempre seu nome na história do Fla. Ele marcou dois gols na final de 2019, ante o River Plate, disputada em Lima, no Peru.

Mas a carreira do jogador não se resume apenas ao Flamengo. Apesar de brilhar no clube carioca, o atacante foi revelado no Santos, onde também teve um desempenho muito bom dentro de campo.

Além disso, o atleta ainda acumula passagens pelo futebol internacional. Ele vestiu as camisas do Inter de Milão e Benfica, e também pela Seleção Brasileira.

Quer saber tudo sobre a carreira de um dos melhores jogadores em atividade no Brasil? Então fica ligado neste artigo do Blog da betnacional!

A carreira de Gabigol

Gabriel Barbosa, o Gabigol, nasceu em 30 de agosto de 1996, em São Bernardo do Campo. Promissor desde novo, estreou como profissional do Santos em 2013, aos 16 anos, em duelo justamente contra o Flamengo. A partida, inclusive, marcou a despedida de Neymar do Peixe.

Apesar da pouca idade em 2013, terminou a temporada consolidado no time e tendo destaque na equipe principal. No ano seguinte, teve um protagonismo ainda maior: artilheiro do Santos e da Copa do Brasil.

Em 2015, continuou como protagonista, sendo campeão paulista e vice-campeão da Copa do Brasil. Na competição nacional, terminou como artilheiro do Peixe, marcando 8 gols.

Em 2016, seguiu como protagonista, inclusive sendo bicampeão paulista com o Santos. De tanto aparecer no Peixe, passou a despertar o interesse de clubes da Europa, e foi vendido para a Inter de Milão.

No time italiano, no entanto, teve uma passagem muito apagada. Com poucos minutos em campo, marcou apenas 1 gol. Desta forma, o investimento de mais de 27 milhões de euros passou a ser questionado.

Após pouco brilho na Inter, foi emprestado para o Benfica, onde também teve performances discretas. Em cerca de 6 meses atuando em Portugal, o atacante só balançou as redes uma única vez.

Após não ter uma boa passagem na Europa, Gabigol retornou ao Santos, por empréstimo, em janeiro de 2018. E aí teve uma grande reviravolta na carreira, sendo um dos artilheiros do país.

Gabigol chega ao Flamengo e entra para a história

Após grande 2018 pelo Santos, Gabigol despertou o interesse do Flamengo. O clube carioca acertou o empréstimo do atleta junto a Inter de Milão e assinou com o jogador, pagando os salários do atacante.

E a contratação não decepcionou. De cara, conquistou logo o Campeonato Carioca. Na sequência da temporada, foi peça fundamental para a conquista do hexacampeonato brasileiro, onde foi o artilheiro da competição com 24 gols marcados.

Decisivo em clássicos e grandes jogos, Gabigol tornou-se o principal atleta do Flamengo na temporada. O atacante formou uma dupla imparável ao lado de Bruno Henrique – que curiosamente também foi contratado do Santos.

Na Libertadores de 2019, marcou em todas as fases do mata-mata: ante o Emelec, nas oitavas, contra o Internacional, nas quartas, diante do Grêmio, na semifinal, e ante o River Plate, na final da Libertadores.

A temporada de Gabigol já era mágica, mas o roteiro construído na decisão da Libertadores foi de filme. O Flamengo perdia por 1 a 0, mas na reta final o atacante marcou 2 vezes e virou o jogo.

Um momento mágico, que entrou para a história, e deu a Gabigol o status de um dos maiores – e mais decisivos – do Flamengo.

O jogador ainda segue no clube. Em 2020, foi campeão brasileiro e carioca novamente – também ganhou o Estadual em 2021. Ano passado, no entanto, não conseguiu conquistar nenhuma taça relevante.

Gabigol na Seleção Brasileira

Gabigol começou a atuar pela Seleção Brasileira já nas categorias de base. No profissional, foi convocado pela primeira vez em 2016, estando em jogos das Eliminatórias e na Copa América.

No mesmo ano, fez parte do grupo que foi campeão das Olimpíadas no Rio de Janeiro. O atacante foi titular da equipe em todas as partidas e marcou 2 vezes. Ele formou um quarteto com Luan, Neymar e Gabriel Jesus.

Após ser convocado por Dunga em 2016, Gabigol voltou a ser chamado no mesmo ano, só que desta vez por Tite. Retornou à Seleção Brasileira em 2019, novamente para jogos das Eliminatórias.

Também fez parte do grupo que foi vice-campeão da Copa América em 2021, além de outros jogos nas eliminatórias. É um nome que briga por uma vaga na lista final de Tite visando a Copa de 2022.

Clauber Santana

Clauber Santana

Clauber Santana se formou em jornalismo em 2013. Desde então, atuou em diversos meios de comunicação como Folha de Pernambuco, Portal Leia já, CBN Recife e Rádio Transamérica. Atualmente está à frente de portais como NE45minutos e Jogo Hoje.

O jornalista é apaixonado por esportes e tudo que envolve esse universo! Adora escrever para informar seus leitores de uma maneira simples. Ele aborda os temas mais populares do meio esportivo e aqueles que causam mais dúvidas entre os especialistas e amadores.

Torcedor ferrenho do Náutico, acredita que o futebol e os esportes em geral são uma maneira de entretenimento, educação e, acima de tudo, de conhecimento. Nas suas redes sociais ele compartilha notícias e críticas esportivas.

Aqui no blog da Betnacional, Clauber contribui com toda sua expertise e experiência para conteúdos sobre futebol, basquete e apostas esportivas.

Todo os posts

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here