O Campeonato Italiano, também conhecido por Série A, é uma das principais ligas nacionais do mundo. Com grandes times e jogadores, a emoção vem tomando conta do torneio até as últimas rodadas. Em 2020, por exemplo, a liga foi eleita a melhor do mundo, de acordo com a Federação Internacional de História e Estatísticas de Futebol (IFFHS).
A competição conta com 20 clubes e, entre elas, estão algumas forças como a Juventus, considerado o maior e mais popular time da Itália. A equipe alvinegra tem mais de 8 milhões de torcedores. Para se ter uma ideia da diferença, é mais do que o dobro do que Inter (3.8 milhões) e Milan (3.6 milhões) somados.
Além disso, o Campeonato Italiano nos últimos anos vem mudando a sua imagem de ser um torneio mais defensivo. Com times que priorizam o ataque, a liga também aparece como uma das principais no aspecto gols marcados. No total, de acordo com a Uefa, a Série A está abaixo apenas da La Liga e Premier League, respectivamente.
Com 36 títulos conquistados até então, a Juventus é o clube com mais títulos do Campeonato Italiano. Logo atrás vem a Inter de Milão, que inclusive é a atual campeã, e tem 19 taças conquistadas. Fechando o Top 3, o Milan já venceu a liga nacional 18 vezes. Confira, abaixo, um resumo dos principais clubes italianos.
Juventus
Um dos principais clubes da Itália, a Juventus, fundada em 1897, é a maior campeã da Série A, tendo vencido 36 torneios até então, sendo nove deles consecutivos – de 2012 até 2020. No entanto, o clube foi rebaixado em 2006 por estar envolvido em um escândalo de arbitragem. Além da queda, a Velha Senhora, como é conhecida, também perdeu o título da Série A que havia conquistado.
Ao longo de sua história, a Juventus, que venceu a Liga dos Campeões duas vezes, teve grandes jogadores, como por exemplo Michel Platini, Gianluigi Buffon, Del Piero e, mais recentemente, o português Cristiano Ronaldo, que deixou o clube no ano passado para retornar ao Manchester United.
O clube vive um momento de transição. Não conquistou o título na última temporada e, na atual, também está longe. Embora siga na briga, a disputa ferrenha fica entre Milan, Inter e Napoli.
Inter de Milão
A Inter de Milão, fundada em 1908, é o único clube a nunca ter sido rebaixado para uma divisão inferior, ou seja, sempre esteve na Série A. Com relação aos títulos do torneio, aparece na segunda colocação, tendo vencido 19 – o último na temporada passada. Além disso, fora da Itália, o clube também tem suas conquistas: ganhou a Liga dos Campeões três vezes até então.
Com grandes jogadores na sua história, a Inter de Milão abrigou muitos brasileiros que tiveram um grande desempenho atuando por lá. Para citar alguns, Ronaldo Fenômeno, Júlio César, Adriano Imperador e Lúcio são figuras amadas pela torcida da Inter. Na atual temporada, a equipe está na terceira posição e na disputa pelo título, mas atrás do rival Milan. A concorrência pelo troféu tende a ser acirrada até as últimas rodadas.
Milan
Assim como a Internazionale, o Milan também tem sua sede em Milão. Rivais históricos, os clubes mandam seus jogos no mesmo estádio: o San Siro. Fundado em 1899, os Rossoneri ganharam a Série A 18 vezes, sendo o terceiro maior campeão da competição. O último, no entanto, foi na temporada 2010-2011. Fora da Itália, o Milan venceu a Liga dos Campeões sete vezes.
Ao longo da história, o Milan teve diversos times vitoriosos, com ídolos que são referências até hoje, vide van Basten, Ruud Gullit, Kaká, Shevchenko e tantos outros. Na atual temporada, a equipe lidera o Campeonato Italiano e tenta voltar a erguer o torneio após mais de dez anos de jejum.
Na liderança da competição, os Rossoneri tentam abrir distância da rival Inter de Milão para chegar ao título. O Napoli também está na cola e merece atenção. Mas quem está na ponta é o Milan e com a vantagem para a reta final do Campeonato Italiano.
Roma
Fundada em 1927, a Roma é um dos principais clubes da Itália, apesar de não ter tantas conquistas como a Inter de Milão, Juventus e Milan. Em 93 anos de história, o time da capital participou de praticamente todas as edições do Campeonato Italiano, com exceção da temporada 1951-52. Até então, a Roma já venceu a Série A em três oportunidades, sendo a última em 2000-2001.
Mesmo sem vencer o torneio durante todo esse período, a Roma teve times que disputaram a briga pelo título, mas não levaram. Além disso, o time da capital possui nomes importantes em sua história, vide Falcão, que ficou conhecido como Rei de Roma, e Francesco Totti, o maior ídolo da história do clube. Na atual temporada, a equipe não briga pelo título, mas sim por uma vaga no G4.
Napoli
Dono de uma das torcidas mais fanáticas e a quarta maior da Itália, o Napoli sempre chega forte no campeonato nacional. Nesta temporada, o time está na disputa do título junto a Milan e Inter de Milão.
O grande sonho é repetir as temporadas de 1986/1987 e 1989/1990 quando foi campeão Italiano. E o período áureo parece estar cada vez próximo de chegar depois de temporadas com brigas na parte de cima da tabela.
Atalanta
Não é dos principais times da Itália, mas nos últimos anos vale acompanhar mais de perto a Atalanta. A equipe nunca venceu a Série A, apenas a B em cinco oportunidades, além de uma Copa da Itália (1962/1963), mas tem feito boas campanhas com classificações para torneios internacionais.
Na atual temporada, novamente a Atalanta está na parte de cima da classificação. O sonho é por um lugar na próxima Champions League. Mas a tendência é de que ao menos na Liga Europa o time esteja.
Confira todas as apostas disponíveis no Campeonato Italiano.