Já ouviu falar sobre trader esportivo? Essa área está sendo cada vez mais visada por quem gosta de investimentos e tem paixão por esportes. Ela envolve a análise de diversas tendências, tornando você o único responsável pelo sucesso ou falha do negócio.
Verdade seja dita: essa é uma área que mexe com probabilidades, não com certezas. E aí, vai apostar?
Calma, calma… mesmo sendo um mercado promissor, ele ainda gera muitas dúvidas e medos em quem pensa em fazer disso, sua profissão. Para te ajudar a entender o que é esse conceito, como funciona na prática e todos os pontos mais importantes sobre o assunto, a Betnacional preparou um conteúdo cheio de informações!
Continue conosco e aprenda mais sobre o mundo do investimento esportivo!
Afinal, o que é trader esportivo?
Esse termo se refere àquelas pessoas que atuam em uma bolsa esportiva de investimentos. Ou seja, profissionais que realizam operações prever os resultados de uma partida de esporte. Dessa forma eles podem ter lucros ou perderem o dinheiro aplicado conforme os acontecimentos de um jogo.
Não pense que estamos falando só do hobby de um torcedor. O trader é um profissional que se baseia em inúmeras análises e utiliza estratégias semelhantes às usadas no mercado financeiro. Seus investimentos podem variar entre ações que vão ou não acontecer enquanto a partida durar. Assim, é possível ter mais que um ativo em um mesmo jogo.
Existem pessoas que têm essa como sua única profissão, mas não é uma opção fácil. Então, não se deixe enganar e entenda com mais detalhes como funciona essa atividade.
Como funciona o trabalho de um trader esportivo?
As Bolsas Esportivas de Investimentos funcionam de forma muito similar a Bolsa de Valores. Os chamados ativos, são as variáveis onde aplica-se o dinheiro, e existem dois tipos principais:
- Back: são aqueles que vão a favor de uma equipe, ou seja, seu lucro depende daquele grupo ganhar;
- Lay: são os investimento que atuam contra uma equipe ou time, de modo que o lucro vem se eles perderem a partida na qual você apostou;
Portanto, o trabalho desse profissional consiste e em entender o cenário daquela partida, traçar uma estratégia e investir no “tipo de ação” que preferir. Com o decorrer do jogo, perceberá se o mercado está positivo ou não, podendo modificar o investimento para conseguir o melhor resultado.
Para saber o que deve fazer em cada situação, os traders esportivo precisam de muito preparo e estudo sobre as tendências daquela modalidade. Assim, será possível deixar de lado o favoritismo para seu time do coração, conseguindo aplicar de forma racional e analítica no ativo com mais chance de dar retorno. Só por isso, já dá para notar que esse não é um trabalho que todos conseguiriam atuar, não é mesmo?
Cada um desses investidores tem um objetivo específico, podem atuar em apenas uma ou em várias modalidades esportivas, e tem uma abordagem na hora de operar na bolsa. Isso quer dizer que cada um tem seu próprio perfil profissional. Eles precisam também decidir em qual das bolsas esportivas de investimento eles querem atuar – existem várias, todas elas ficam fora do Brasil.
Diversas plataformas ajudam a organizar suas aplicações. Elas são formas de facilitar o dia a dia de um investidor e oferecem uma série de vantagens – mas não substituem seu conhecimento na área! Conheça os Melhores Softwares para Trader Esportivo nesse post do nosso blog!
Trader esportivo: vale a pena seguir essa profissão?
Essa é uma pergunta que não tem como chegar a um consenso, afinal não são todas as pessoas que possuem objetivos específicos de ganho nesse ramo. Por outro lado, há quem viva exclusivamente dos lucros de suas aplicações esportivas e está mais que satisfeito com sua vida. Portanto, é preciso entender se seu perfil é compatível com essa profissão.
Os investimentos esportivos se baseiam em três pilares, sendo eles:
- Estudo do mercado;
- Análise caso a caso;
- Gerência de banca de aplicações.
Levando isso em consideração, apresentaremos pontos que você precisa considerar na hora de escolher se aventurar no mundo do trading. Assim, você pode chegar a uma conclusão que se encaixe com a sua realidade e seu perfil!
1. Dedicação é essencial
É preciso estar disposto a gastar horas estudando o mercado, aprendendo a reconhecer e prever altas e baixas, desenvolvendo estratégias. Só assim conseguirá investir com objetivos definidos e tornar-se um verdadeiro profissional. Esse hábito também fará com que diminua a porcentagem de falhas em suas aplicações, pois conseguirá entender com clareza qual o melhor momento para cada ação.
2. É necessário atenção constante
Outra exigência é acompanhar com olhar crítico cada esporte que atuará. As operações de curto prazo da bolsa exigem que esteja atento aos mínimos movimentos, para não perder boas chances ou acabar “entrando pelo cano” por descuido. Nessa profissão, você define seus horários, suas pausas e sua carga diária.
Entretanto, é preciso ter em mente que, diariamente, inúmeras partidas acontecem e o trader esportivo precisa dedicar seu tempo para acompanhar as que são importantes.
3. Existe uma “zona cinza”
O fato das Bolsas Esportivas de Investimentos não serem nacionais merece destaque. Isso se dá porque nossa legislação não tem um consenso sobre o assunto, então para aplicar é necessário escolher uma opção em outras localidades.
Há quem se incomode com o “limbo” em que esse assunto se encontra em nossas leis, e prefere não usar desse meio para lucrar com esportes. Caso seu perfil não tenha esse impeditivo, continua sendo uma opção para considerar.
Mas, e se perceber que não tenho o perfil de trader esportivo?
Após refletir sobre as pontuções acima, caso perceba que não é uma carreira compatível com seu perfil, não tem problema! Essa não é a única forma de usar partidas para conseguir dinheiro. Muitas pessoas optam por se tornar Punters, ou seja, apostadores profissionais. Essa escolha é uma alternativa rentável e apresenta outras características que podem se encaixar melhor aos seus objetivos.
Os lucros variáveis e a possibilidade de perder dinheiro também são tópicos a se considerar. É claro que, com estratégia e planejamento, as chances de entrar no vermelho são muito pequena. De todo modo, não dá para fingir que não existe o risco, certo?
Com tudo o que falamos, você já pode sentenciar se trader esportivo é ou não uma profissão que vale a pena. Essa decisão é só sua. Coloque na balança todas as variáveis dessa carreira e veja se é uma opção possível para sua realidade! Aproveite e fique de olho no blog da Betnacional e aprenda mais sobre o mundo das apostas!