Dicas de Apostas

Conheça o elenco do Timão e saiba como apostar!

Um dos times mais tradicionais e vencedores do Brasil, o Corinthians completou 113 anos de história no dia 01 de […]

Um dos times mais tradicionais e vencedores do Brasil, o Corinthians completou 113 anos de história no dia 01 de setembro de 2023. Aproveitando a fase comemorativa, esse post irá te deixar por dentro do atual momento do Timão, apresentará os jogadores e algumas estatísticas para que você tenha maior segurança na hora de apostar.

O clube vive na temporada 2023 um ano conturbado, principalmente no que diz respeito ao seu comando. Os compromissos do time alvinegro foram iniciados em janeiro com Fernando Lázaro, com curtas passagens dos técnicos Cuca e Danilo pela área técnica até a chegada de Vanderlei Luxemburgo.

O veterano acumula 34 jogos a frente do clube, com 13 vitórias, 11 empates e 10 derrotas. O que incomoda o torcedor, no entanto, é a inconstância ao longo dos jogos e até dentro do mesmo jogo.

Os 11 titulares corinthianos – veja quem são!

Por conta da última janela de transferências, a escalação do Corinthians passa por um período de indefinição com relação ao time titular.

Com a saída de atletas que frequentemente estavam entre os 11 iniciais, como Róger Guedes, Adson e Murillo, o técnico Vanderlei Luxemburgo ainda busca as melhores peças de reposição dentro do seu plantel. Para o lugar de cada um, foram escolhidas algumas das opções que o técnico tem disponível no elenco.

Vamos aos titulares do Time do Povo!

Cássio #12

Um dos veteranos do grupo e integrante da seleta lista dos maiores ídolos da história do Corinthians (para alguns, o maior), Cássio Ramos chegou ao Corinthians em 2012, ainda desconhecido no cenário do futebol brasileiro.

O goleiro gaúcho fez parte das categorias de base do Grêmio de Porto Alegre e foi contratado pelo Corinthians após passagem pelo PSV Eindhoven e Sparta Rotterdam, ambos clubes holandeses.

O camisa 12 iniciou sua trajetória no Timão usando a 24, assumindo a condição de titular durante as oitavas de final da Libertadores. De lá pra cá foram 675 jogos pelo clube, com 9 títulos conquistados. Dentre eles, vale destacar os títulos da Libertadores e Mundial de 2012 e os Brasileiros de 2015 e 2017.

Na temporada 2023, são 47 jogos contando com atuações importantes, principalmente em disputas de pênaltis. O possível maior goleiro da história do Corinthians foi fundamental nos jogos decisivos da temporada, fazendo defesas importantes e pegando sete penalidades (até o momento da publicação desse post).

  • Cartões: 4 cartões amarelos.

Bruno Méndez #25

Zagueiro de ofício, o uruguaio de 23 anos atualmente compõe a lateral direita do Time do Povo por conta de uma lesão do titular, Fagner.

O atleta está no Corinthians desde 2019, quando foi contratado em uma negociação com o Montevideo Wanderers-URU. Desde seu início no Corinthians, o jogador não conseguiu se firmar como titular, chegando até a ser emprestado ao Internacional de Porto Alegre em 2021.

Até o momento, Méndez acumula 40 jogos na temporada 2023, consolidando esta como a sua temporada de maior participação desde que chegou ao clube.

  • Cartões: 6 cartões amarelos.

Gil #4

Outro jogador veterano, Gil é zagueiro e está na sua segunda passagem pelo clube. O atleta chegou no Corinthians pela primeira vez em 2013, com apenas 25 anos, após sair do Cruzeiro e passar uma temporada no Valenciennes, da França.

Depois de ter sua saída concretizada para o futebol chinês em 2016, o jogador retornou ao clube em 2019, ano em que alcançou a marca de 250 jogos com a camisa alvinegra.

Hoje, 10 anos depois, Gil está com 36 anos e acumula 427 jogos e três títulos. São eles a Recopa e o Campeonato Paulista de 2013, além do Brasileiro de 2015.

A temporada 2023 é de instabilidade para o beque corinthiano. Alternando entre bons e maus jogos, ele é alvo frequente de críticas da torcida por conta de falhas durante os jogos. Em contrapartida, o atleta segue sendo titular da equipe, com 44 jogos e 3 gols no ano.

  • Cartões: 4 cartões amarelos.

Lucas Veríssimo #3

Lucas Veríssimo é zagueiro e chegou ao Corinthians no final de julho de 2023, por empréstimo junto ao clube português Benfica. Seu contrato de empréstimo é válido pelo período de um ano.

Veríssimo, que foi formado nas categorias de base do Santos, atuou em apenas três jogos pelo Corinthians até o momento e recebeu um cartão amarelo. Ele ganhou a condição de titular no jogo de volta das quartas de final da Copa Sul-Americana, contra o Estudiantes de La Plata-ARG, para o lugar do ex corinthiano Murillo, vendido ao futebol inglês.

O zagueiro de 28 anos foi muito elogiado pelos torcedores e pela imprensa por conta da sua atuação contra os argentinos. Confira os números:

  • 21 cortes (maior número já registrado na base de dados do Sofascore em competições sul-americanas);
  • 97% de acerto nos passes;
  • 6/9 duelos vencidos;
  • 2ª maior nota do time.

Fábio Santos #6

Mais um integrante da lista dos veteranos, Fábio Santos é outro dos jogadores do Corinthians que faz sua segunda passagem pelo clube. Somadas, as duas passagens totalizam 359 jogos.

Apesar de ter sido formado nas categorias de base do São Paulo e fazer parte do elenco campeão mundial de 2005, foi no Corinthians que ele teve seu maior momento de destaque.

Na sua primeira passagem, teve a missão de substituir o lateral esquerdo Roberto Carlos, campeão do mundo com a seleção brasileira em 2002. No período de 2011 a 2015, o lateral ganhou seis títulos:

  • Campeonato Brasileiro: 2011 e 2015;
  • Copa Libertadores da América: 2012;
  • Mundial de Clubes da FIFA: 2012;
  • Campeonato Paulista: 2013;
  • Recopa Sul-Americana: 2013.

Em 2023, Fábio Santos já atuou 40 vezes pelo clube e marcou dois gols. Assim como Gil, o lateral de 37 anos, que já planeja a sua aposentadoria para o final de 2023 ou 2024, é alvo de críticas por parte da torcida.

  • Cartões: 8 cartões amarelos.

Gabriel Moscardo #44

Destaque do Time do Povo em 2023, o garoto Gabriel Moscardo tem apenas 17 anos e é cria do terrão. O volante é considerado um dos grandes acertos do criticado trabalho do técnico Vanderlei Luxemburgo.

O “pofexô” promoveu a subida do atleta, que fez sua estreia em junho de 2023, na partida contra o Liverpool-URU pela Libertadores. Desde então, o volante ganhou a titularidade graças à sua maturidade e técnica dentro de campo durante as 10 partidas que disputou e, no último domingo (03), foi convocado para a Seleção Brasileira pré-olímpica.

  • Cartões: 4 cartões amarelos.

Maycon #7

Assim como Moscardo, Maycon é cria do terrão. O volante foi promovido ao profissional em 2016 e se firmou como titular da equipe após um curto período de empréstimo à Ponte Preta para ganhar rodagem.

Ele fez parte da conquista dos campeonatos Paulista e Brasileiro de 2017 e Paulista de 2018, deixando o clube logo depois rumo ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, em 2018.

Quatro anos depois, por conta do período de instabilidade no país devido à guerra contra a Rússia, Maycon foi liberado para voltar ao Corinthians por empréstimo em 2022.

Na temporada 2023, Maycon acumula 41 jogos, 3 gols e vive uma fase de reencontro com o seu bom futebol, que vinha instável na primeira metade da temporada.

  • Cartões: 4 cartões amarelos e 1 vermelho.

Renato Augusto #8

Ao lado de Cássio, Renato Augusto é um dos líderes da equipe. O experiente jogador de 35 anos tem status de ídolo, muito por conta da sua qualidade técnica, raça e identificação com a torcida, tanto na sua primeira passagem quanto na passagem atual.

“Reinato” ou “Deusnato”, como foi apelidado pelos torcedores, iniciou sua carreira no Flamengo, clube pelo qual também participou das categorias de base. Após uma passagem de quatro anos jogando na Alemanha, o camisa 8 chegou ao Corinthians em 2013.

O Corinthians foi importante para a carreira do meia. Ele, que sofria com a quantidade de lesões, encontrou no Corinthians a estabilidade e o bom desempenho. Mais um ponto que fez o craque ter uma identificação especial com o clube!

Após ser transferido para o futebol chinês em 2016, Renato voltou ao Timão em 2021 e marcou um gol logo em sua reestreia contra o Ceará. Ainda neste ano, foi importante para transformar o Corinthians em um dos destaques do Brasileirão 2021, saindo do meio da tabela para alcançar o 5º lugar da competição.

Somando as duas passagens, Renato tem 226 jogos pelo Corinthians, 29 gols e os títulos Paulista e Recopa de 2013, além do Brasileiro de 2015. Em 2023, são 28 jogos e 5 gols.

  • Cartões: 1 cartão amarelo.

Matías Rojas #10

O mais novo paraguaio do Corinthians chegou no Corinthians em julho de 2023 e é uma das esperanças da torcida para que o time tenha um bom desempenho em campo.

O meia, que trocou o Racing-URU pelo clube do Parque São Jorge, já disputou 4 partidas, não tomou nenhum cartão e impressionou os torcedores com seus passes técnicos e seus chutes potentes de fora da área.

A maior expectativa do bando de loucos está em torno do seu primeiro com a camisa alvinegra!

Ángel Romero #11

A tradução do “ame-o ou odeie-o”, Ángel Romero divide opiniões desde a sua primeira passagem no clube.

Amado por grande parte da torcida pela sua raça e poder de marcação, Romero também é frequentemente criticado por sua dita “falta de técnica”.

Técnico ou não, fato é que Romero marcou sua primeira passagem entre 2014 e 2019 por conta da sua raça e dedicação na recomposição da marcação, além de marcar os seus gols.

Com uma segunda passagem mais complicada em 2023, o paraguaio parece iniciar um período de retomada do seu bom futebol depois de um primeiro semestre de poucas oportunidades.

Até o momento, foram 24 jogos e nenhum gol marcado na atual temporada.

  • Cartões: 1 cartão amarelo.

Yuri Alberto #9

Assim como Lucas Veríssimo, Yuri Alberto foi formado no Santos e, apesar de ter apenas 22 anos, já passou pelo Internacional de Porto Alegre e pelo Zenit-RUS antes de chegar ao Corinthians.

Chegando ao clube por empréstimo, Yuri foi comprado após se destacar em 2022, em uma transação que envolveu vários jogadores jovens do elenco corinthiano como parte do pagamento.

Em 2023, apesar da sua dedicação tática, o atacante ainda busca encontrar o mesmo caminho das redes que trilhou na temporada passada. Até o momento, o camisa 9 balançou as redes por 10 vezes em 46 jogos.

  • Cartões: 7 cartões amarelos.

Banco de reservas alvinegro: Raio X das opções

Carlos Miguel #22

Goleiro de 24 anos, Carlos Miguel foi adquirido pelo Corinthians em 2022, quando ocupava a posição de goleiro reserva no Internacional de Porto Alegre.

Uma curiosidade interessante é que o goleiro de 2,04m já jogou 9 partidas pelo clube e ainda não sofreu nenhuma derrota. Desses 9 jogos, 7 foram em 2023.

  • Nenhum cartão recebido.

Fausto Vera #5

O volante argentino chegou ao Corinthians em 2022, depois de se destacar jogando pelo Argentinos Juniors-ARG, atuando sempre de forma muito técnica.

O volante já atuou 65 vezes pelo clube, sendo 39 vezes em 2023. Apesar disso, o atleta tem perdido espaço por sua queda de rendimento aliada ao bom momento de Gabriel Moscardo.

  • Cartões: 8 cartões amarelos.

Wesley #36

Mais uma das descobertas de Vanderlei Luxeburgo, Wesley é uma prova de que a base corinthiana possui muitos talentos que podem vir a ser o futuro do clube.

O garoto de 18 anos iniciou sua carreira no profissional em 2022, mas foi com Luxemburgo que ele alcançou o seu melhor momento. Ele é uma ótima aposta ofensiva por conta da sua habilidade e velocidade, resultando em 2 gols feitos em 18 jogos disputados.

  • Cartões: 2 cartões amarelos.

Léo Maná #13

Maná é lateral-direito e tem 19 anos. Apesar de ter estreado no profissional ainda em 2022, é em 2023 que ele tem recebido mais chances de entrar em campo.

Na atual temporada, o garoto treinado por Vanderlei Luxemburgo pisou no gramado em cinco partidas.

  • Cartões: 1 cartão amarelo.

Caetano #14

Mais um dos garotos da base, Caetano tem 24 anos e estreou pelo Corinthians em março de 2023. Desde então, o zagueiro atuou 15 vezes pelo profissional, vencendo 7 confrontos.

Um dos destaques do jovem jogador é a sua técnica e maturidade para jogar, sempre buscando simplificar jogadas e ajudar o sistema defensivo.

  • Cartões: 3 cartões amarelos.

Gustavo Silva (Mosquito) #19

Mosquito chegou ao Corinthians em 2018 e acabou por não agradar a comissão técnica. Após não se firmar na equipe, foi emprestado para alguns clubes para ganhar rodagem.

O ponta voltou ao Corinthians em 2020 e se firmou em 2021. Foi um jogador importante até a temporada 2022, quando se lesionou seriamente, voltando aos gramados apenas em agosto de 2023.

Na atual temporada, o atleta participou de 3 jogos e marcou um gol.

  • Cartões: nenhum cartão recebido.

Matheus Bidu #21

O lateral-esquerdo de 24 anos foi contratado pelo Corinthians para a temporada de 2023 após ter uma passagem pelo Cruzeiro como titular absoluto na série B.

No Corinthians, o jovem tem alternado a titularidade da posição com o experiente Fábio Santos, jogando 27 jogos e marcando um gol.

  • Cartões: 4 cartões amarelos.

Ruan Oliveira #33

Ruan é um volante de 23 anos que, apesar da pouca idade, já sabe bem o que é jogar na equipe principal. Sua estreia foi em 2020, quando tinha apenas 20 anos.

Por conta de seguidas lesões no ligamento do joelho esquerdo, o atleta ficou cerca de mil dias sem jogar, votando apenas em 2023 para brigar por espaço no time.

Em 2023, foram 20 jogos disputados e dois gols feitos, sendo um de falta.

  • Cartões: 4 cartões amarelos.

Guilherme Biro #26

Guilherme Biro é uma das promessas da base corinthiana, sendo muito famoso pelo seu cabelo cacheado. Sua primeira partida no profissional aconteceu em 2022, se tornando mais frequentes em 2023.

Apesar de já ter jogado 15 jogos na atual temporada, Biro ainda não balançou as redes como profissional.

  • Cartões: 3 cartões amarelos.

Matheus Araújo #30

O meia de 21 anos é da base do clube e estrou no profissional ainda em 2021. Apesar de ter perdido espaço nos últimos jogos, o atleta costuma ser chamado para entrar no decorrer do segundo tempo.

Em 2023, Matheus já participou de 24 jogos e balançou as redes em duas oportunidades.

  • Cartões: 1 cartão vermelho (retirado pela Conmebol).

Pedro #27

Pedro é um atacante da base do Corinthians, tratado como uma das maiores joias da sua geração. Com apenas 17 anos, o jovem ainda não desencantou no profissional.

Mesmo jogando apenas 12 partidas no time principal, Pedro já depertou olhares internacionais e foi adquirido pelo Zenit-RUS, sendo um dos atletas envolvidos na negociação de compra do centroavante Yuri Alberto.

  • Cartões: 1 cartão amarelo.

Quais jogadores do Corinthians estão no departamento médico?

Fagner #23

O lateral-direito foi revelado na base do Corinthians e rodou por alguns times depois de uma queda de rendimento no Timão, passando inclusive pelo campeonato holandês e alemão.

Voltou para o Corinthians em 2014 e, apesar de atualmente estar em uma má fase, seu saldo é muito positivo, sendo considerado um dos melhores da história do Corinthians na sua posição.

O jogador está no departamento médico tratando uma pequena lesão muscular na panturrilha esquerda e ainda não possui previsão de retorno.

  • Cartões: 11 cartões amarelos.

Roni #29

Mais um alvo das críticas de torcedores, Roni já teve grandes momentos com a camisa do Timão. Apesar de não ser um jogador técnico, sua dedicação defensiva sempre foi notável.

O jovem já participou de 28 jogos na atual temporada, apesar de ter perdido espaço nos últimos jogos. Atualmente, ele está no departamento médico por conta de um trauma no tornozelo direito.

  • Cartões: 1 cartão amarelo.

Paulinho #15

Após uma primeira passagem gloriosa iniciada em 2010, o volante marcou seu nome na história do clube ao conquistar o Campeonato Brasileiro de 2011, Libertadores de 2012 de forma invicta, Mundial de Clubes de 2012 e o Campeonato Paulista de 2013.

Em 2013, Paulinho saiu do Corinthians para jogar na Europa, passando por times como Tottenham e Barcelona. Também jogou na China e na Arábia, até retornar ao Corinthians em 2022.

O ídolo corinthiano não teve a mesma sorte em sua segunda passagem. Ele jogou apenas 20 partidas, até romper o ligamento do joelho esquerdo.

Paulinho ficou um ano fora, voltando a atuar apenas em 2023. 19 partidas e dois gols depois, Paulinho sofreu o mesmo rompimento no mesmo joelho, com retorno previsto apenas para 2024.

Técnico: Vanderlei Luxemburgo

O veterano técnico de 71 anos, que é o segundo treinador que mais venceu campeonatos estaduais, está na sua terceira passagem pelo clube.

Ao contrário das duas primeiras passagens, Luxemburgo sofre com as constantes pressões da torcida por conta do baixo desempenho da equipe, muitas vezes mascarado pelos resultados positivos.

Estatísticas gerais do Corinthians

O Corinthians se encontra na 13ª posição do Campeonato Brasileiro, com 26 pontos em 21 jogos disputados. O Time do Povo ainda tem uma partida pendente contra o Grêmio, que foi adiada por conta da participação do clube paulista nos playoffs da Copa Sul-Americana.

Algumas outras estatísticas do Corinthians na competição são:

  • 6 vitórias, 8 empates e 7 derrotas;
  • 22 gols marcados e 23 sofridos;
  • -1 no saldo de gols;
  • 1 vitória e 4 empates nas últimas 5 partidas.

Já na Copa Sul-Americana, o Corinthians passou para a semi-final após superar o Estudiantes de La Plata-ARG nos pênaltis. Na semi, o clube enfrentará o Fortaleza-CE nos dias 26/09 em São Paulo e 03/10 em Fortaleza.

Agora que você já tem um panorama geral do 2023 do Corinthians, tá na hora de ver tudo sobre como fazer apostas esportivas e garantir uma renda extra no fim do mês. Vem ler!

COMPARTILHE

Bombando em Dicas de Apostas

1

Dicas de Apostas

Como apostar em futebol americano

2

Dicas de Apostas

Como apostar em tênis: dicas, cálculo de odds e muito mais

3

Dicas de Apostas

Como apostar em basquete: mercados e dicas

4

Dicas de Apostas

Como apostar no futebol: as melhores dicas

5

Dicas de Apostas

Saiba como viver de apostas esportivas em 9 passos!