Trade Esportivo

Trader esportivo: o que é? Vale a pena?

Já ouviu falar sobre o que é trader esportivo? Essa área está sendo cada vez mais almejada por quem gosta […]

Vetor de criptomoedas com bolas de futebol e basquete

Já ouviu falar sobre o que é trader esportivo? Essa área está sendo cada vez mais almejada por quem gosta de investimentos e tem como paixão os esportes, como futebol, basquete, tênis, entre outros. O campo envolve a análise de diversas tendências, tornando você o único responsável pelo sucesso ou falha de um negócio.

A única coisa que não deve ser esquecida é que, verdade seja dita, é um setor que mexe com probabilidades e não com certezas.

E, embora tenha um grande potencial, a área ainda traz diversas inseguranças e receios entre aqueles que consideram seguir a profissão. Com o objetivo de esclarecer o conceito, funcionamento prático e principais aspectos relacionados ao assunto, a Betnacional elaborou um conteúdo informativo repleto de detalhes para você tirar todas as suas dúvidas.

Continue a leitura e conheça o mundo do investimento esportivo de uma forma descomplicada e prática!

Afinal, o que é trader esportivo?

Esse termo se refere àquelas pessoas que atuam em uma bolsa esportiva de investimentos. Ou seja, profissionais que realizam operações para prever os resultados de uma partida de esporte. Dessa forma, podem ter lucros ou perderem o dinheiro aplicado conforme os acontecimentos de um jogo.

E, não, não é apenas e exclusivamente o passatempo de um torcedor. O trader é um especialista que se fundamenta em diversas análises e emprega estratégias similares às utilizadas no setor financeiro. Suas aplicações podem abranger tanto os eventos que irão acontecer quanto aqueles que não vão.

Esse é um negócio tão lucrativo que existem pessoas que se dedicam única e exclusivamente ao trading, tornando-se profissionais. No entanto, vale o alerta: pode parecer, mas entender dessa estratégia não é tão fácil assim.

Como funciona o trabalho de um trader esportivo?

As Bolsas Esportivas de Investimentos são bastante similares à famosa Bolsa de Valores. Os chamados ativos são as variáveis onde se aplica o dinheiro, e existem dois tipos principais:

  • Back: são os que apostam na vitória de uma equipe, ou seja, o lucro está condicionado à vitória desse grupo;
  • Lay: são os investimentos que atuam contra uma equipe ou time, de modo que o lucro vem se eles perderem a partida na qual você apostou.

Assim, a função desse especialista envolve compreender a situação da partida, elaborar uma estratégia e aplicar o investimento na modalidade desejada. Ao longo do jogo, ele avaliará se o mercado está favorável ou não, podendo ajustar o investimento para alcançar o máximo de retorno.

A fim de determinar as ações adequadas em cada circunstância, os traders esportivos devem estudar muito, se preparar e pesquisar todas as tendências específicas da modalidade. Dessa maneira, é possível deixar qualquer favoritismo de lado — principalmente em relação ao próprio time — e garantir uma abordagem mais racional e analítica. Assim, dá para investir no ativo com maior probabilidade de retorno.

Já é visível que essa é uma ocupação acessível a todos, concorda?

Os investidores podem atuar em quantas modalidades esportivas quiserem. Portanto, cada um deles têm o próprio perfil profissional, garantindo, assim, maior possibilidade de personalização. Além disso, devem escolher uma bolsa de investimento — tanto nacional quanto internacional.

Para isso, existem várias ferramentas que podem auxiliar a organizar as aplicações. A intenção é facilitar a rotina do investidor e garantir diversas outras vantagens para a execução dessa atividade. Conheça os melhores softwares para Trader Esportivo nesse post do nosso blog!

Trader esportivo: vale a pena seguir essa profissão?

Essa questão não permite um consenso definitivo, uma vez que nem todas as pessoas têm metas claras de lucro nesse campo. Por outro lado, existem aqueles que vivem exclusivamente dos rendimentos obtidos em suas atividades esportivas e estão plenamente satisfeitos com suas vidas. Dessa forma, é essencial avaliar se o seu perfil é adequado com essa profissão.

Os investimentos esportivos se baseiam em três pilares, sendo eles:

  • Análise caso a caso;
  • Gerência de banca de aplicações;
  • Estudo do mercado.

O que é preciso para começar no trader esportivo?

Se você está pensando em começar apostar no trader esportivo, apresentaremos pontos que precisa considerar na hora de escolher se aventurar nesse mundo ou não. Assim, você pode chegar a uma conclusão que se encaixe com a sua realidade e perfil!

1. Dedicação é essencial

Para se tornar um verdadeiro profissional, é necessário dedicar várias horas ao estudo do mercado, além de adquirir habilidades para identificar e antecipar tendências e desenvolver estratégias eficazes para ter lucro.

Somente por meio desses objetivos é possível investir em metas claras e alcançar sucesso. E essa prática também contribui para a redução das taxas de falhas nas aplicações financeiras, já que você será capaz de identificar com precisão o momento ideal para cada ação.

Você também pode se interessar: 6 Planilhas de Trader Esportivo para usar já

2. É necessário atenção constante

É necessário manter um olhar crítico em relação a cada esporte em que você quiser apostar. No mercado de operações de curto prazo, é fundamental se atentar a cada pequena flutuação, a fim de não perder oportunidades valiosas ou cometer erros por descuido. Nessa profissão, você tem a liberdade de definir seus próprios horários, pausas e carga diária.

Entretanto, é preciso ter em mente que, diariamente, inúmeras partidas acontecem e o trader esportivo precisa dedicar seu tempo para acompanhar as que são importantes.

3. Existe uma “zona cinza”

É importante ressaltar que as Bolsas Esportivas de Investimentos não são limitadas a nível nacional. Esse cenário ocorre devido à falta de consenso em nossa legislação sobre o assunto, o que significa que, para realizar aplicações nessa área, é preciso selecionar uma alternativa em jurisdições estrangeiras.

Há quem se incomode com o “limbo” em que esse assunto se encontra em nossas leis e prefere não usar desse meio para lucrar com esportes. Caso seu perfil não tenha esse impeditivo, continua sendo uma opção para considerar.

Cursos para trading para conhecer!

Se você é novo no assunto e quer se aprofundar no tema, investir em cursos para trading pode ser uma boa solução. São diversas opções que podem ser encontradas em diversas modalidades, como online e presencial, além dos básicos ou avançados e muito mais! Confira a seleção que separamos para você conhecer:

  • Mapa do Trade: analista técnico com CNPI-T, Aliakyn Pereira de Sá, ministra um curso com os princípios básicos do trade, como swing, scalp, day trade e mais! Oferecido pela XP Investimentos, tem 103 aulas completas;
  • Day Trade e Swing Trade com Análise Técnica: no curso da Udemy você terá acesso a conteúdos sobre como escolher as melhores oportunidades, maximizar ganhos e muito mais. São 6,5 horas de aulas com certificação ao final;
  • Introdução ao Universo de Trading: desenvolvido para iniciantes, o curso da Xpeed School é voltado para quem quer aprender conceitos básicos do universo de trade. São cinco módulos ao todo com diversos temas sobre day e swing trade;
  • Day Trade Curso Gratuito: essa opção é oferecida pelo Portal do Trader e conta com aulas sobre os princípios básicos, análises e planejamentos técnicos, além dos pontos fortes e possibilidades de riscos.

É seguro ser trader?

De maneira geral, é seguro ser trader. No entanto, é preciso tomar uma série de medidas para ter esse conforto. E vale lembrar que essa área não é à prova de riscos, por isso, perdas são inevitáveis e podem acontecer.

O que você pode fazer é tentar diminuir os impactos negativos antes mesmo deles ocorrerem. A principal estratégia para isso é stop loss, ou seja, uma forma de determinar o limite de prejuízo para evitar grandes rombos no investimento.

Principais traders para conhecer!

Está buscando perfis para se inspirar? Ter contato e conhecer os principais traders do mercado pode ser uma ótima oportunidade para você entender mais sobre o assunto e garantir que essa é a área que quer fazer parte. Veja a lista que separamos:

  • Eduardo Ramos: é o principal nome quando pensamos em traders brasileiros. Ele já possuía experiências em investimentos e era auditor da Receita Federal;
  • Jorge Soros: é um dos maiores traders do mundo;
  • Fabrício Stagliano: brasileiro, esse profissional trabalhou arduamente para conseguir conquistar sua posição de destaque no mundo dos traders. Antigo lavador de carros, ele aprendeu tudo sobre o assunto e obteve muito sucesso;
  • Paul Tudor Jones: ficou bastante conhecido por faturar US$ 100 milhões em um dia;
  • Josué Ramos: outro brasileiro, sendo o maior trader do país. Obteve ganhos expressivos, destacando-se dos demais.

De que maneira ganhar dinheiro com esportes?

Para ganhar dinheiro com esportes, é necessário se atentar aos cinco pilares — que podem ser adaptados a diversas modalidades. Eles são:

  • Análise do pré-jogo: entenda quais são os adversários, favoritos, técnicos e mais;
  • Análise do jogo: veja como estão os jogadores para aproveitar as oportunidades oferecidas no meio da partida;
  • Observação do controle emocional: esse ponto influencia muito os jogos. Por isso, é importante analisar o controle emocional de cada participante;
  • Gestão da banca: aprenda a ter o controle financeiro;
  • Otimização de ferramentas: conte com as ferramentas para facilitar as análises técnicas e otimizar investimentos.

Saiba: Que tal ganhar dinheiro com o futebol? Veja dicas para apostar!

Mas, e se perceber que não tenho o perfil de trader esportivo?

Após ponderar sobre os pontos mencionados anteriormente, caso identifique que essa carreira não está alinhada ao seu perfil, não há nenhum problema! Existem outras maneiras de utilizar eventos esportivos para obter ganhos financeiros. Muitas pessoas escolhem se tornar Punters, ou seja, apostadores profissionais. Essa opção oferece uma alternativa lucrativa e apresenta diferentes características que podem se adequar melhor aos seus objetivos.

Os rendimentos variáveis e as perspectivas de perdas financeiras também são aspectos a serem ponderados. É claro que, por meio de estratégia e planejamento, as chances de ocorrer prejuízos são bastante reduzidas. No entanto, não se pode ignorar a existência do risco, não é mesmo?

Com base em tudo o que mostramos, agora cabe a você determinar se o trader esportivo é uma profissão que vale a pena seguir. Essa decisão é exclusivamente sua. Analise cuidadosamente todas as variáveis envolvidas nessa carreira e avalie se é uma opção para a sua realidade.

E se gostou desse conteúdo, aproveite e fique de olho no blog da Betnacional e aprenda mais sobre o mundo das apostas!

COMPARTILHE

Bombando em Trade Esportivo

1

Trade Esportivo

Como declarar o dinheiro ganho com apostas esportivas no imposto de renda?

2

Trade Esportivo

6 Planilhas de Trader Esportivo para usar já | Betnacional

3

Trade Esportivo

7 Melhores Softwares para Trader Esportivo