Campeonato Brasileiro

Jogos do São Paulo: estatísticas do Tricolor Paulista!

O tricolor paulista é um dos times com mais tradição no futebol brasileiro. Responsável por trazer diversas alegrias para os […]

escudo do São Paulo no estádio do Morumbi, ao fundo torcida lotando as arquibancadas do estádio

O tricolor paulista é um dos times com mais tradição no futebol brasileiro. Responsável por trazer diversas alegrias para os torcedores, o clube tem passado por altos e baixos nos principais campeonatos da temporada. Com troca de técnicos e novas contratações, tem colocado à prova o apoio daqueles que o acompanham em todas as partidas.

Quer entender melhor as estatísticas do São Paulo? Separamos um guia com o desempenho, escalação, vitórias e números, como escanteios, aproveitamento e mais! Seja para o torcedor entender melhor seu time do coração ou apostadores de plantão, essas informações serão bastante úteis. Continue a leitura!

Desempenho do time nas últimas temporadas

Se o Tricolor é o único campeão da Primeira Divisão em 3 anos seguidos (2006-08), os últimos 14 anos só renderam 1 Copa Sul-Americana (2012) e 1 Paulistão (2021) para sua galeria de troféus.

Assim, o time do São Paulo chega com grande expectativa, mesmo que sem aparecer entre os principais favoritos. Na última temporada, que começou sob comando de Hernán Crespo e, depois, foi assumido por Rogério Ceni, parou na 13ª colocação do Brasileirão.

Foram apenas 11 vitórias para o São Paulo, que fechou o campeonato com 48 pontos, cinco acima da zona de rebaixamento. Essa foi a pior campanha dos paulistanos na história do Brasileirão de pontuações corridas, iniciada em 2003.

Mas mesmo com essa fraca campanha, a regularidade do São Paulo está na parte de cima da tabela. Nas últimas 10 edições do Brasileirão, o time chegou à disputa da Copa Libertadores em seis delas. Na melhor, em 2014, o Soberano terminou com o vice-campeonato, atrás do Cruzeiro. Naquela campanha, foram 70 pontos ganhos.

O São Paulo teve um bom início de temporada de 2022. Na disputa do Campeonato Paulista, o time largou bem e conseguiu ter a terceira melhor campanha da primeira fase, vencendo os clássicos contra Santos e o time do Corinthians.

Apesar de ter sofrido derrotas para Palmeiras e Red Bull Bragantino, ao todo, o SPFC somou 23 pontos, em um aproveitamento de 64%. Na Copa do Brasil, o Tricolor também cumpriu com a sua obrigação, passando por Campinense e Manaus, ambos da Série C.

Ainda assim, o escopo de comparação ainda é baixo, e o desempenho do time só deve ser testado em maior escala a partir do início das disputas do Brasileirão e da Copa Sul-Americana.

Escalação do tricolor paulista

A escalação do tricolor paulista escolhido pelo técnico Dorival júnior, que assumiu essa posição em 20 de abril de 2023, é feita da seguinte maneira:

  • Goleiro: Felipe Alves, Rafael, Young e Jandrei.
  • Laterais direitos: Igor Vinicius, Rafinha, João Moreira, Raí Ramos e Nathan.
  • Laterais esquerdos: Welington, Patryck Lanza e Caio Paulista.
  • Zagueiro: Ferraresi, Diego Costa, Arboleda, Alan Franco e Beraldo.
  • Volantes: Luan, Rodrigo Nestor, Gabriel Neves, Seba Mendéz e Plabo Maia.
  • Meias: Galoppo, Michel Araújo, Rodriguinho, Wellington Rato e Talles Costa.
  • Atacantes: Alisson, Calleri, Luciano, Pato, David, Juan, Marcos Paulo, Caio Matheus e Erison.

Principais vitórias do SPFC

As principais vitórias do SPFC no ano de 2023 foram:

  • a lavada em cima do Portuguesa em janeiro — São Paulo 4 x 1 Portuguesa;
  • em fevereiro fez 3 a 1 no Santos — São Paulo 3 x 1 Santos;
  • pelo Brasileiro ganhou do América MG — São Paulo 3 x 0 América-MG;

Com a contratação do técnico Dorival Júnior, o time viveu uma sequência de vitórias, inclusive, em jogos clássicos contra o Fluminense e Palmeiras.

Jogos marcados do São Paulo

Quer acompanhar os jogos do São Paulo? Preparamos uma tabela com as principais partidas que o tricolor paulista deve enfrentar em 2023. Confira abaixo!

tabela com as principais partidas que o São Paulo deve enfrentar em 2023

Estatísticas para apostar no tricolor paulista

Com todas essas informações sobre o tricolor paulista você ainda tem dúvidas sobre as principais estatísticas do time? Separamos algumas informações importantes para entender como está o cenário do SPFC na campanha de 2023. Continue a leitura e confira!

Aproveitamento de finalização

O São Paulo teve melhor aproveitamento de finalização jogando fora de casa. Enquanto mandante, a taxa ficou em 60%, já na outra posição, 63,6%. Depois da entrada do técnico Dorival Júnior, o time paulista segue invicto. Os maiores artilheiros são Luciano e Jonathan Calleri com 4 gols cada.

Na assistência, quem se destaca é Wellington Rato com 3, sendo seguido por Luciano, Alisson, Caio Paulista e Jonathan Calleri.

Escanteios

Os jogos que incluem o São Paulo registram, em média, 10,32 escanteios. As partidas realizadas no estádio do time paulista apresentam 10,20 tiros de canto, enquanto as partidas fora de casa 10,44.

Portanto, na atual temporada do Campeonato Brasileiro Série A, o valor intermediário por jogo é de 10,34, sendo que a equipe mandante conquista em média 5,76 escanteios, enquanto a equipe visitante registra 4,58.

Cartões

Já os cartões não são uma preocupação do São Paulo. O jogador que mais foi alvo dos árbitros foi Rodrigo Nestor que, em 10 jogos, recebeu 4 amarelos e um vermelho. Logo é seguido por Gabriel Neves com quatro advertências leves.

Ao todo, apenas 10 futebolistas do SPFC chegaram a receber cartões durante as partidas. Desses, a média de 2.83 foi jogando em casa e 2.14 como visitante.

Posse de bola

É na posse de bola que o São Paulo se destaca. Nos jogos deste ano, foi o time que mais ficou com ela no pé, ao todo, são 61,58%.

O SPFC é um dos times mais tradicionais do futebol brasileiro e, apesar de ter passado por instabilidades, está se reerguendo com o novo técnico e as contratações de reforços.

Agora que está por dentro de todos os detalhes sobre as estatísticas do São Paulo para 2023, que tal conferir como fazer uma renda extra com apostas esportivas? Clique e confira!

COMPARTILHE

Bombando em Campeonato Brasileiro

1

Campeonato Brasileiro

Estatísticas do Corinthians: Confira o que esperar do Timão no Brasileirão

2

Campeonato Brasileiro

Resultados do Palmeiras: desempenho do Porco em 2023

3

Campeonato Brasileiro

Brasileirão Sub-20: fique por dentro das informações e temporada 2023

4

Campeonato Brasileiro

Brasileirão Série B: tudo sobre o torneio em 2023!

5

Campeonato Brasileiro

Brasileirão 2023: quando começa, onde assistir e mais