Futebol

Copa da Inglaterra 22/23: saiba tudo sobre a disputa!

A Copa da Inglaterra reúne diversos times de futebol ingleses, do país de Gales e da Ilha Guernsey. Ela é […]

Time de Liverpool levantando a taça de campeão da Copa da Inglaterra 2022

A Copa da Inglaterra reúne diversos times de futebol ingleses, do país de Gales e da Ilha Guernsey. Ela é um grande orgulho do povo inglês e um campeonato tradicional no país. Sua primeira edição data de mais de 150 anos!

Ela acontece anualmente em disputas mata-mata entre as equipes classificadas. E é uma ótima oportunidade para os apostadores esportivos de plantão investirem seus palpites e ganharem uma grana extra. Se você quer saber como está a Copa da Inglaterra 2022/23 e quando será a grande final desta edição, acompanhe o post abaixo!

A importância da Copa da Inglaterra no futebol

Entre 1871 e 1872 ocorreu a primeira edição da Copa da Inglaterra, que teve como campeão o Wanderers. Conhecida pela sigla FA Cup, ela é considerada a competição de futebol mais antiga do mundo.

Sua importância vai além do limite da Inglaterra. Ela surgiu há pelo menos uma década antes do futebol ser profissionalizado e praticamente inaugura a história da competição neste esporte. O modelo mata-mata, atualmente seguido pela Copa do Brasil, Copa do Rei da Espanha, Copa da Itália e outros diversos campeonatos regionais, foi ditado nesta competição.

Além disso, a Copa da Inglaterra também tem um papel importante na popularização do futebol e na sua expansão ao nível mundial.

Como funciona a Copa da Inglaterra?

A Copa da Inglaterra é organizada pela The Football Association. Ela reúne 736 times ingleses, do país de Gales e da Ilha de Guernsey das mais diversas categorias do futebol. Assim, é comum que uma equipe da quinta divisão dispute com times gigantes.

Principais regras

O torneio é dividido em 14 rodadas: as seis primeiras são disputadas entre as equipes das divisões mais baixas e as oito seguintes contam com times da segunda divisão inglesa. As competições ocorrem mata-mata em partida única, mas no caso de empate, uma nova disputa entre os times é marcada, chamada de “replay”.

O replay acontece no estádio do time visitante do primeiro jogo e caso ainda não seja definido um vencedor no tempo limite de jogo, a partida vai para a prorrogação de dois tempos de 15 minutos e se preciso, para os pênaltis.

Premiação

Além da Taça, o campeão da edição anual da Copa da Inglaterra garante uma vaga na fase de grupos para a próxima Liga Europa da UEFA e na disputa da Supercopa da Inglaterra contra o campeão da Premier League. As condições valem mesmo que o time vencedor não esteja atuando na primeira divisão do esporte.

Copa da Inglaterra 2022/23: um panorama

A edição 2022/23 da Copa da Inglaterra já está rolando. A primeira rodada começou em novembro de 2022 e a final está prevista para o meio do ano de 2023.

Confira: As principais movimentações do calendário do futebol em 2023

Quem é o líder da Copa da Inglaterra?

O atual líder da Copa da Inglaterra, campeão da edição 2021/22 é o Liverpool. O time conquistou o título após vencer o Chelsea por 6 a 5 em uma partida que prorrogou para a disputa por pênaltis. Se considerarmos todas as edições da FA Cup, o Arsenal é o time que mais levou a taça do campeonato para a casa, com 14 títulos.

Quais times estão disputando a Copa da Inglaterra 2022/23?

A FA Cup 2022/23 conta com a participação de 732 times. Durante as etapas classificatórias esse número foi se afunilando chegando a 124 times nas fases eliminatórias. Dentre estes, 92 equipes se classificaram pela Football League e 32 equipes pela National League.

A competição está na fase de semifinal, onde o Manchester United, Manchester City, Shelffield United e Brighton ainda estão ativos na disputa pela taça. Dentre os eliminados estão alguns campeões de outras edições como Leicester City, Leeds, Burnley e Blackburn .

Quando é a final da Copa da Inglaterra 2022/23?

A partida entre os ganhadores da semifinal acontecerá no estádio Wembley, localizado no subúrbio londrino de Wembley Park, Inglaterra. A final da FA Cup 2002/23 está prevista para o dia 3 de junho de 2023. O horário ainda não foi definido pela organização do torneio. Ele é considerado o maior e mais tradicional estádio do país e é palco de diversas decisões de torneios importantes do futebol. Neste local, 90 mil torcedores poderão assistir a final e torcer pelo seu time preferido.

Para quem quer acompanhar a transmissão do jogo pela TV, aqui no Brasil é possível assistir pelo canal pago ESPN ou pelo streaming Star+.

Venha conhecer os 20 maiores estádios do Brasil e do mundo!

A Copa da Inglaterra é tradicional e tem um grande valor histórico para as competições do futebol no mundo. Para você que gosta de acompanhar os jogos desse esporte, é uma grande oportunidade para analisar jogadas, desempenho das equipes e fazer uma aposta por partida.

Continue acompanhando o blog da Betnacional para ficar por dentro de tudo do mundo esportivo! Até a próxima!

COMPARTILHE

Bombando em Futebol

1

Futebol

Supercopa do Brasil 2024: aposte em Palmeiras x São Paulo na BetNacional!

2

Futebol

Estatísticas do Corinthians: Confira o que esperar do Timão no Brasileirão

3

Futebol

Descubra o surgimento, importância e significado dos números da camisa

4

Futebol

Guia completo de como apostar em jogos de futebol!

5

Futebol

7 maiores times italianos da história do futebol