Futebol

Richarlison: a história do craque da Seleção Brasileira

Richarlison foi um dos atletas mais pesquisados por brasileiros em 2022. Isso se deve principalmente ao fato dele ter sido […]

Richarlison, jogador da Seleção Brasileira de futebol

LUSAIL CITY, QATAR - NOVEMBER 24: Richarlison of Brazil celebrates after scoring their team's first goal during the FIFA World Cup Qatar 2022 Group G match between Brazil and Serbia at Lusail Stadium on November 24, 2022 in Lusail City, Qatar. (Photo by Justin Setterfield/Getty Images)

Richarlison foi um dos atletas mais pesquisados por brasileiros em 2022. Isso se deve principalmente ao fato dele ter sido o responsável por marcar dois gols pela seleção canarinho no jogo de estreia da Copa do Mundo no Catar, contra a Sérvia.

A carreira do jogador é marcada por muitos gols e conquistas. Mas não é só em campo que o craque dá um show! Superação, simpatia, humildade, solidariedade e defesa de questões sociais são marcas presentes em sua vida e se reflete nas suas redes sociais e entrevistas.

Quer saber mais sobre a história do pombo e como ele chegou até a seleção brasileira? Continue acompanhando o post!

Nasce um craque

Richarlison nasceu em uma comunidade de baixa renda em Nova Venécia, no Espírito Santo, em 10 de maio de 1997. Influenciado pelo pai, desde pequeno era apaixonado pelo esporte, seu sonho era entrar em uma escolinha de futebol. Porém, na nova cidade em que a família estava morando, no interior do estado, essas escolinhas não existiam.

Para incentivar o sonho do filho, o pai de Richarlison viu uma única opção para o menino estudar e treinar: pedir para sua irmã, que morava em Nova Venécia, cuidar do menino.

Audicéia estava grávida de sete meses na época e ainda cuidava de mais três crianças. Com situação precária, morando em um barraco, ela não recusou o pedido do irmão e criou o menino até os 13 anos.

O sonho se tornando realidade

A infância com a tia foi difícil, mas foi muito importante para o início da carreira de Charlinho — como era chamado carinhosamente pela família.

O garoto começou então a jogar e se aprimorar na escolinha de Nova Venécia, local onde conquistou seus primeiros títulos. O destaque do time logo foi notado pelo Real Noroeste, de Águia Branca.

Com 14 anos, ele defendeu o time na Copa Espírito Santo no sub-17 e sub-20 e no Campeonato Capixaba Sub-17.

Minas Gerais e o início da carreira profissional de Richarlison

Em dezembro de 2014, Richarlison recebeu uma proposta para jogar no América-MG no time de base sub-20.

Em menos de um ano, em julho de 2015, ele teve a oportunidade de compor a equipe profissional e ajudou o time a conquistar o acesso à série A, com nada mais que 9 gols e três assistências.

Essa foi a porta de entrada de Richarlison para os grandes clubes! A habilidade do jogador foi notada pelo Fluminense, que investiu R$ 9 milhões para ter o craque no seu time.

No total, Richarlison participou de 67 partidas vestindo a camisa tricolor carioca e fez 19 gols.

A contratação pelos times da Inglaterra

Em 2017, o futebol do Richarlison já havia atravessado outros continentes. O Watford da Inglaterra contratou o craque para seu time por 12,5 milhões de euros.

O jogador não se intimidou e nem se iludiu com o ar europeu, continuou se destacando em campo e no mesmo ano foi transferido para o Everton, pelo valor de 40 milhões de euros.

No time inglês, ficou três temporadas. Foi artilheiro: marcou 53 gols, 14 assistências em 152 partidas. Em 2022, o craque passou a integrar o Tottenham, outro time inglês.

Convocação para a seleção brasileira

A primeira convocação de Richarlison para defender o Brasil no futebol foi em agosto de 2018 pelo técnico Tite, após a Copa do Mundo na Rússia. Desde então, o craque vem se destacando com a camisa amarela:

  • Em 2019, participou do título da Copa América, marcando um gol para a vitória da partida contra o Peru por 3 a 1 no Maracanã;
  • Em 2020, participou do ouro nas Olimpíadas de Tóquio, se destacando com incríveis cinco gols.
  • Em 39 jogos antes de sua estreia na Copa do Mundo, marcou 19 gols pela seleção brasileira, conquistando a camisa 9 como atacante da amarelinha.

Confira: Melhor número de camisa de futebol: o que significa e quais são os preferidos dos boleiros

Primeira Copa do Mundo

Em 2022, com apenas 25 anos, Richarlison participou de sua primeira Copa do Mundo. Sua presença no mundial foi rodeada de incertezas. No dia 17 de outubro, ele teve uma lesão na panturrilha, mas conseguiu se recuperar próximo à data de ser convocado

A estreia do jogador não poderia ter sido melhor! Marcou dois gols na primeira partida, contra a Sérvia, fazendo a alegria dos torcedores brasileiros.

Além do número, o atacante roubou a cena com seu segundo gol de bicicleta. Após receber um cruzamento de Vinícius Jr, Richarlison finalizou a jogada com um belo voleio concluído com a bola dentro da rede adversária, aos 73 minutos.

Esse dia ficou marcado pela consagração do jogador no Brasil. Até mesmo os menos interessados em futebol hoje sabem quem é Richarlison, ou o Pombo!

A origem do apelido Pombo

O apelido que Richarlison recebe, Pombo, pegou após o jogador publicar um vídeo com a música “Dança do pombo“, de Mc Faísca e os Perseguidores. Sua publicação, uma vez viralizada, fez com que o atacante passasse a comemorar seus gols com essa dança.

Na Copa de 2022, até o técnico Tite entrou na onda! Após Richarlison marcar um gol contra a Coreia do Sul na fase de eliminatória do Mundial, o atacante correu em direção ao banco de reserva e incluiu o técnico na brincadeira.

Simpatia, carisma e defesa de causas sociais

As entrevistas do camisa 9 da seleção brasileira são marcadas pelo seu carisma, simpatia e até um toque de humor. Recentemente, ele proporcionou um momento engraçado ao não saber qual era o nome de sua bisavó que foi homenageada com o seu gol.

O Pombo não esqueceu sobre o seu passado difícil. Frequentemente, doa suas camisas para ajudar causas sociais que ajudam pessoas carentes.

Durante a pandemia do Covid-19, o jogador usou sua influência para incentivar ações para frear a transmissão do vírus. Se tornou até embaixador do programa USP Vida, pelo seu apoio a pesquisa. Ainda durante o período, o jogador doou cilindros para hospitais, durante a crise de oxigênio em Manaus.

Recentemente declarou que, todos os meses, doa 10% de seu salário para uma instituição de Barretos que trata pacientes com câncer.

Superação, confiança, carisma, dancinha, muitos gols…o que mais está por vir na carreira de Richarlison?

Veja como apostar em jogos de futebol e continue acompanhando o blog da Betnacional!

COMPARTILHE

Bombando em Futebol

1

Futebol

Supercopa do Brasil 2024: aposte em Palmeiras x São Paulo na BetNacional!

2

Futebol

Estatísticas do Corinthians: Confira o que esperar do Timão no Brasileirão

3

Futebol

Descubra o surgimento, importância e significado dos números da camisa

4

Futebol

Guia completo de como apostar em jogos de futebol!

5

Futebol

7 maiores times italianos da história do futebol