Futebol

Conheça os 20 maiores estádios do Brasil e do mundo

Você sabe qual o maior estádio do mundo? Esses locais são o palco de grandes disputas de futebol e atraem […]

Estádio do Maracanã vazio

Você sabe qual o maior estádio do mundo? Esses locais são o palco de grandes disputas de futebol e atraem torcedores de todos os cantos para suas arquibancadas. Eles também são pontos turísticos importantes para diversos locais, uma vez que mesmo quem não é fanático pelo esporte acaba desejando conhecer esses monumentos.

Hoje, a Betnacional separou uma lista com os maiores estádios brasileiros e os que se destacam em solo internacional para que você possa conhecer mais sobre o berço de alguns dos principais times de futebol. Continue a leitura e descubra quais são!

Descubra os maiores os estádios do Brasil

Aqui no Brasil, o país do futebol, temos diversos estádios importantes e que são verdadeiros templos do esporte mundial. Conheça os 20 maiores estádios do Brasil!

1. Maracanã: o maior estádio do Brasil

O Estádio Jonalista Mário Filho, o famoso Maracanã, é o símbolo mais importante do futebol brasileiro e também o que mais comporta torcedores em suas arquibancadas. Com capacidade total para 78.838 pessoas, ele é o maior estádio brasileiro mas não é só isso que o faz ser tão conhecido.

Esse é um local com muitas histórias e uma das mais marcantes são as finais de Copa do Mundo que ele já protagonizou, como a lendária partida entre Brasil e Uruguai na final da Copa de 1950. Além disso, o Maraca, como é carinhosamente chamado por muitos torcedores, também foi importante palco das Olimpíadas do Rio em 2016.

Ele costuma receber partidas do Flamengo e Fluminense, uma das maiores rivalidades do futebol, além de receber a seleção brasileira de futebol em diversas ocasiões.

2. Estádio Mané Garrincha

O Estádio Nacional de Brasília é o segundo lugar na nossa lista, localizado na capital de nosso país. O Mané Garrincha tem uma incrível capacidade de 72.788 pessoas e foi um esátdio reconstruído para a Copa de 2014. Durante esse evento, houveram 7 partidas disputadas em seu gramado, entre eles a disputa do Brasil contra Camarões.

A arena costuma receber partidas dos times cariocas algumas vezes no ano, principalmente quando o Maracanã está passando por algum reparo.

3. Morumbi: o maior estádio de São Paulo

Nosso terceiro lugar no pódio fica com o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, conhecido como Morumbi, o qual é a casa do São Paulo Futebol Clube. Ele abriga até 66.975 torcedores durante as partidas. Ele fez parte de grandes decisões do futebol brasileiro e também sul-americano, sendo uma das arenas mais importantes do país.

Ao todo, foram mais de 50 decisões disputadas no campo do Morumbi, o que fez o estádio se tornar um símbolo para os paulistas.

4. Arena Castelão: maior arena nordestina

A Arena Castelão fica localizada em Fortaleza, capital do Ceará. Ele recebeu partidas da Copa das Confederações em 2013 e também jogos da Copa do Mundo de 2014. O estádio tem uma grande capacidade total de 63.903 pessoas e é o maior localizado em terras nordestinas.

5. Estádio do Mineirão

O Mineirão é uma verdadeira lenda do nosso país, sendo a sede de várias partidas históricas como o 7 a 1, goleada que o Brasil sofreu na Copa de 2014. Ele tem uma capacidade total para 62.000 torcedores e fica localizado em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais.

O estádio do Mineirão também faz parte de uma série de obras importantes ao redor da Lagoa da Pampulha, conhecido como Conjunto Arquitetônico da Pampulha. Demonstrando a sua grande importância para a região.

6. Estádio do Arruda

O Arrudão, como é chamado popularmente, é a casa do Santa Cruz, um tradicional time pernambucano. Com um anel superior e inferior que juntos abrigam até 57 mil pessoas, ele é um estádio bem conhecido no nordeste. O estádio do Arruda já recebeu vários jogos épicos e também shows de grandes artistas como Paul McCartney e Bon Jovi.

7. Arena do Grêmio: o maior estádio da região sul

A Arena do Grêmio é sem dúvidas um dos estádios mais modernos do Brasil. Com uma capacidade para 56.500 pessoas, ele pode ser considerado uma boa definição do conceito arena multiuso, pois mesmo com um grande porte consegue ser confortável para os espectadores.

O estádio recebeu diversos jogos importantes como os da Copa América de 2019 e também o Grenal do 5 a 0, a maior goleada na história desse clássico.

8. Estádio do Beira-Rio

Logo depois do estádio do grande rival, vem o Beira-Rio, casa do Internacional. O estádio tem uma lotação máxima de 56 mil torcedores e recebeu finais da Libertadores, Copa do Brasil e Brasileiro, além de cinco jogos na Copa de 2014.

Foi inaugurado em 6 de abril de 1969, com uma partida amistosa entre o Internacional e o Benfica, que era considerado uma das melhores equipes da época e contava com a lenda do futebol mundial Eusébio.

9. Parque do Sabiá

Com capacidade para 53 mil pessoas, o estádio municipal localizado em Uberlândia-MG é o nono maior do país. Ele foi inaugurado em um amistoso do Brasil contra a Irlanda, em 1982. Seu antigo nome era João Havelange, uma homenagem ao ex-presidente da FIFA. Porém, com os escândalos de corrupção envolvendo o antigo presidente, a prefeitura decidiu retirar seu nome do estádio.

10. Arena Fonte Nova

Encerrando a nossa lista de estádios brasileiros, vem a Arena Fonte Nova. Localizada na capital da Bahia, Salvador, a arena conta com 50.025 lugares e foi reformada para receber partidas da Copa do Mundo de 2014. O estádio costuma ser palco também do grande clássico estadual Ba-Vi, a disputa entre Bahia e Vitória.

Veja os maiores estádios pelo mundo

Agora que vimos os grandes estádios e arenas brasileiras, que tal darmos uma olhada em alguns dos maiores estádios do mundo? Role a página e confira!

1. Estádio Primeiro de Maio Rungrado

Acredite se quiser, mas o maior estádio do mundo fica na Coreia do Norte. Localizado na capital do país, Pyongyang, ele conta com a impressionante capacidade para receber 150 mil pessoas. O estádio acaba sendo mais utilizado para shows de ginástica e dança, recebendo algumas vezes partidas de futebol da seleção coreana.

2. Michigan Stadium

O gigante Michigan Stadium fica nos Estados Unidos e conta com uma lotação máxima de 107.600 torcedores, por isso tem o apelido carinhoso de “The Big House” (A grande casa). Costuma ser muito utilizado para jogos de futebol americano universitário, sendo a casa do Michigan Wolverines.

3. Melbourne Cricket Ground

O terceiro maior estádio do mundo fica em Melbourne, na Austrália. Ele pode receber até 100 mil pessoas e é a casa da seleção australiana de futebol. Esse estádio já recebeu a seleção brasileira também, em um amistoso feito no ano de 2017 entre Brasil e Austrália. A arena costuma ser palco dos jogos da AFL, liga de futebol australiano.

4. Camp Nou

A famosa casa do time de futebol Barcelona, que fica na cidade espanhola de mesmo nome. Ele pode abrigar cerca de 99.300 torcedores, fazendo dele o maior estádio da Europa e quarto maior do mundo. Já foi palco de grandes decisões como a Copa do Mundo de 1982 e a final da Liga dos Campeões de 2002.

5. FNB Stadium

O estádio conta com uma capacidade de 94.700 pessoas, e fica em Joanesburgo, na África do Sul. Em 2010, recebeu as partidas de estreia e final da Copa do Mundo, além do primeiro discurso de Nelson Mandela depois de sair da prisão. Ele é o maior estádio da África e é a casa da seleção africana de futebol.

6. Rose Bowl Stadium

Localizado em Pasadena, Los Angeles, o estádio norte-americano foi palco de uma partida histórica para os brasileiros. Foi nesse estádio que o Brasil venceu a Itália na Copa de 1994. O Rose Bowl já recebeu também o Super Bowl em 5 oportunidades e tem uma capacidade para 92 mil pessoas.

7. Estádio de Wembley

O lendário Wembley, casa da seleção inglesa de futebol. Conta com capacidade para 90.000 torcedores e já recebeu os Jogos Olímpicos de 2012, além de receber uma vez por ano, jogos da NFL, Liga de Futebol Americano. Ele tem uma estrutura muito chamativa, com um imenso arco metálico de 133 metros de altura. É também o segundo maior estádio europeu.

8. Estádio Azteca

Mais um conhecido dos brasileiros, o Azteca foi sede da final da Copa de 70, onde o Brasil foi tricampeão do mundo. Podendo receber até 87.500 pessoas, ele é uma arena lendária para o futebol. Foi nesse estádio também que Diego Maradona fez um dos gols mais famosos da história, “La mano de Dios”.

9. Bukit Jalil National Stadium

O nono lugar da lista internacional fica com o Bukit Jalil National Stadium, da Malásia. A arena contém capacidade para abrigar até 87.400 pessoas e recebeu em 2007 jogos da Copa da Ásia. Ele foi construído em 1998 e até hoje é o grande palco da seleção malaia de futebol.

10. Estádio Borg el Arab

Na Alexandria, Egito, fica localizado o décimo maior estádio do mundo. Com capacidade de 86 mil lugares, ele é a sede da seleção egípcia de futebol e é o maior estádio dos países árabes. Ele também se destaca entre os campos africanos e foi projetado para abrigar a Copa do Mundo de 2010, uma vez que o Egito se candidatou para sediar o evento, mas não foi o escolhido.

E aí, você já conhecia quais os maiores estadios do mundo? Eles estão espalhados por todos os cantos do globo e são uma parte essencial na história do esporte, eles carregam em suas vigas de concreto as vibrações de milhares de torcedores que presenciaram nos seus lugares a história sendo feita.

Se você curtiu a lista dos maiores estádios do Brasil e do mundo, que tal ver mais uma com os belos estádios da Copa do Mundo?

COMPARTILHE

Bombando em Futebol

1

Futebol

Supercopa do Brasil 2024: aposte em Palmeiras x São Paulo na BetNacional!

2

Futebol

Estatísticas do Corinthians: Confira o que esperar do Timão no Brasileirão

3

Futebol

Descubra o surgimento, importância e significado dos números da camisa

4

Futebol

Guia completo de como apostar em jogos de futebol!

5

Futebol

7 maiores times italianos da história do futebol