Futebol

Liga da Europa: fique por dentro da temporada 2022/2023 da competição

A Liga da Europa, também conhecida como Liga da UEFA, é um dos principais torneios internacionais do futebol, atraindo, todos […]

taça da liga da europa

A Liga da Europa, também conhecida como Liga da UEFA, é um dos principais torneios internacionais do futebol, atraindo, todos os anos, milhares de torcedores completamente apaixonados pelo desempenho fora da curva dos seus clubes do coração.

E, com pouco mais de meio século de criação e tradição, chegou a hora de você ficar por dentro das informações dessa disputa. Então, confira como a Liga da Europa funciona, como estão as rodadas atuais, qual o calendário e muito mais. Ao final, não deixe de conferir como fazer na hora de bolar a fezinha na categoria!

Como funciona a Liga da Europa?

O sistema de classificação da Liga da Europa funciona por meio da performance dos times ao longo das competições locais de torneios nacionais. Aqui, ficam de fora os que conseguirem se eleger para a Champions League, ou Liga dos Campeões. Entenda a seguir:

Regras

  • Existem 5 grandes etapas que antecedem o momento das disputas em grupos e elas são intituladas como: preliminar, 1ª rodada, 2ª rodada, 3ª rodada e repescagem/ play-off;
  • Os times são divididos em duas categorias: a Roda de Liga e Rota dos Campeões — a Rota de Liga é para quem ganhou os torneios domésticos e a dos Campeões para quem venceu as competições, mas não conseguiu a vaga na Champions League;
  • As posições são definidas a partir da colocação das seleções na liga nacional no ano anterior e consideram também a classificação no Clube de Associações da UEFA, União das Federações Europeias de Futebol.

Formato

  • Na fase de qualificação e dos grupos, o formato adotado é o de realização de jogos de ida e volta, ou seja, dentro e fora de casa. Passam para a etapa seguinte quem conseguir computar mais gols;
  • A próxima rodada é a de grupos, em que são elencadas 48 franquias, divididas em 12 conjuntos de 4 clubes;
  • Os times competem 2 vezes com um mesmo adversário, finalizando com 6 disputas para cada clube. Os dois primeiros colocados vão para a fase com apenas 32 franquias;
  • Cada vitória soma 3 pontos na tabela, enquanto perdas zeram e empates concedem 1;
  • As competições de grupo têm os seguintes momentos: rodada de 32, de 16, quartas, semi e final.

Curiosidades

  • O clube vencedor ganha o tíquete de presença para a Supertaça da UEFA, em que enfrentará o time que ficou com o 1º lugar do pódio da Liga dos Campeões;
  • As disputas ocorrem por toda a Europa e, na temporada de 2022/2023, a final será sediada na Hungria;
  • O Sevilla é hexacampeão da taça e time com o maior número de vitórias. Atrás deles, temos um empate quádruplo, com as equipes de Atlético de Madrid, Juventus, Liverpool e Internazionale com o tricampeonato.

Quais times estão competindo na Liga da Europa 2022/2023?

Atualmente, estamos acompanhando a fase de quartas de final, e esses são os clubes travando disputas nos gramados:

Times classificados para as quartas de final da Liga da Europa
Sevilla, EspanhaManchester United, InglaterraBayer Leverkusen, Alemanha
Feyenoord, HolandaAs Roma, ItáliaSporting, Portugal
Saint-Gilloise, BélgicaJuventus, Itália

Chaveamento das quartas de final

  • As Roma X Feyenoord;
  • Manchester X Sevilla;
  • Bayer Leverkusen X Saint-Gilloise;
  • Juventus X Sporting.

Chaveamento das semifinais

1ª Semifinal: Manchester ou Sevilla versus Sporting ou Juventus;

2ª Semifinal: Bayer ou Saint-Gilloise versus Roma ou Feyenoord.

Para ver depois: Descubra as principais movimentações do calendário do futebol em 2023.

Qual o calendário da Liga da Europa?

Estamos nos aproximando dos momentos mais decisivos, e haja coração para aguentar tantas jogadas espetaculares e reviravoltas! Conheça o calendário oficial que determina os últimos 2 meses da competição:

Ida das quartas de finalVolta das quartas de finalIda da semifinalVolta da semifinalFinal
13/0420/0411/0518/0531/05

Onde assistir o torneio da Europa League?

E é claro que traríamos as informações completas, para você saber como ficar ligadinho acompanhando as partidas. A Liga da Europa pode ser conferida nos streamings pelo canal Star+ e ESPN. Ela não é transmitida pela TV aberta no Brasil.

Então, anote na agenda e não perca nenhuma jogada!

Como apostar na Liga da Europa?

Pronto para dar as maiores cartadas de aposta na Liga da Europa e sua temporada 2022/2023? E para os amantes do esporte, nada melhor do que poder juntar aquilo que sabem com a chance de fazer uma rendinha extra no fim do mês.

Nesse momento, você só precisa de um olhar afiado e de uma boa análise das estatísticas, comparações e desempenhos das equipes ao longo do torneio.

Pode começar considerando, por exemplo, que quase metade dos jogos da última temporada contou com pelo menos 2 gols ao longo da partida. E não se esqueça ainda que a trajetória nos mostra que quase 70% dos times que jogaram fora de casa conseguiram sair vencedores da partida.

Com esses dados em mãos, clique na sua casa de apostas favorita e fique por dentro das odds e outras variáveis que vão influenciar a sua fezinha.

Ah, e para dar aquele empurrãozinho, separamos um guia completo de como apostar no futebol. Pronto para brilhar? Jogue com responsabilidade e até a próxima!

COMPARTILHE

Bombando em Futebol

1

Futebol

Supercopa do Brasil 2024: aposte em Palmeiras x São Paulo na BetNacional!

2

Futebol

Estatísticas do Corinthians: Confira o que esperar do Timão no Brasileirão

3

Futebol

Descubra o surgimento, importância e significado dos números da camisa

4

Futebol

Guia completo de como apostar em jogos de futebol!

5

Futebol

7 maiores times italianos da história do futebol