eSports

CBLOL Academy: O que é

Conheça mais sobre o desenvolvimento das equipes de League of Legends  Dentro do universo do Campeonato Brasileiro de League of […]

Integrantes da equipe RED Canids do CBLoL Academy

Foto: Bruno Alvares e Cesar Galeão/CBLoL/Riot Games

Conheça mais sobre o desenvolvimento das equipes de League of Legends 

Dentro do universo do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL), o torneio Academy representa o futuro do e-sport brasileiro.

Criada em 2021, a categoria busca o desenvolvimento de equipes de base e das novas promessas do LoL. Mas você conhece sobre o CBLOL Academy?

A CBLOL e a CBLOL Academy

O CBLOL é o principal torneio do jogo League of Legends no Brasil. Lançado em 2009, o game é um sucesso mundo afora, sendo um dos principais do gênero MOBA – ou seja, um jogo online e multiplayer de estratégia em tempo real.

O campeonato, inclusive, é organizado pela Riot Games, empresa que criou o LoL. E a primeira edição veio ainda em 2012, poucos dias após a desenvolvedora lançar o servidor brasileiro do jogo.

Com o passar dos anos, o CBLOL ganhou profissionalismo, formato de liga e franquias esportivas até chegar ao modelo consolidado que temos hoje.

A disputa acontece entre 10 franquias, em duas etapas de todos contra todos – os splits – seguidos de um playoff para definir os campeões. Os splits acontecem a cada semestre, ambos valendo vaga para os torneios internacionais do League of Legends.

Mas, em paralelo à principal categoria do jogo no país, a CBLOL também tem uma disputa secundária. É a CBLOL Academy, disputada entre as mesmas 10 franquias, mas com formações mais jovens, focadas na base e no desenvolvimento dos jogadores no Brasil.

Esse torneio surgiu em 2021, substituindo o Circuito Desafiante, que funcionava como uma 2ª divisão. Mas, com a adoção do sistema de franquias, esse modelo de acesso e rebaixamento foi deixado de lado, abrindo espaço para o Academy.

A disputa do CBLOL Academy

O CBLOL Academy segue o mesmo regulamento do torneio principal do CBLOL. São dois splits, um no primeiro semestre e outro no segundo. Na primeira fase, as 10 equipes se enfrentam em jogos de ida e volta, somando 18 rodadas.

Depois, é a hora do playoff. E aqui o formato fica um pouco diferente da disputa principal do CBLOL. O modelo é simples. Os dois melhores times da primeira fase vão direto para as semifinais, enquanto os times entre 3º e 6º jogam as quartas de final.

Assim, em jogos únicos, acontecem duas quartas de final, duas semifinais e a final, que define o grande campeão da CBLOL Academy.

As Academys pelo mundo

Além do Brasil, a Riot realiza uma série de torneios nacionais e regionais de League of Legends ao redor do Mundo.

São eles: LCS (EUA), LEC (Europa), LCK (Coréia do Sul), LPL (China), LCL (Rússia), LJL (Japão), LLA (América Latina), LCO (Oceania), PCS (Pacífico), TCL (Turquia) e VCS (Vietnã).

Em cada um desses torneios, há alguma disputa paralela, seja em torneios de Academy ou em torneios de divisões inferiores. Nos Estados Unidos, por exemplo, essa transição de torneio de acesso para desenvolvimento aconteceu em 2018, três anos antes do Brasil.

Mas isso não acontece, por exemplo, no torneio europeu. No Velho Continente, não existe acesso e rebaixamento, mas as equipes da liga de desenvolvimento não têm relação com as equipes da liga principal, sendo times independentes.

E ainda há alguns países com esquemas de três torneios paralelos, como a Coréia do Sul.

No país asiático, há o torneio principal e o torneio de desenvolvimento, como no Brasil, mas, abaixo deles, há um torneio amador envolvendo 32 equipes, incluindo alguns times “C” das franquias de elite.

As equipes do CBLOL Academy

No torneio Academy, a disputa acontece envolvendo as mesmas franquias do CBLOL, mas com equipes de desenvolvimento. Colocando suas apostas para jogar, as equipes brigam por esse título.

São elas: Flamengo, FURIA, INTZ, KaBuM!, Liberty, LOUD, Netshoes Miners, paiN, RED Canids e Rensga.

Por enquanto, o Flamengo é o único campeão do CBLOL Academy. Os cariocas venceram os dois splits de 2021 e o 1º split de 2022, tendo FURIA como vice na primeira e paiN nas duas seguintes. O Flamengo também é um bom retrato para a utilidade do Academy.

Dos times campeões dos dois splits de 2021, jogadores como Wyllian “asta”, Lucas “Netuno”, Luiz “flare”, Gabriel “Bounty” receberam chances na equipe principal até o 1º split do ano seguinte. Além do treinador Guilherme “Snowlz”, que assumiu o Flamengo em 2022.

E os times do Academy também ajudam a formar jogadores de outras equipes. Também daquele Flamengo, Cauã “CacaBlade” foi ao Cienciano (Chile); Bruno “Goku”, ao Rensga; Alexander “Abaxial”, ao INTZ.

COMPARTILHE

Bombando em eSports

1

eSports

Equipes do mundial de LoL: quais são e como apostar nelas

2

eSports

Conheça quais são os jogos de e-Sports mais famosos e jogados

3

eSports

Conheça os maiores campeonatos de e-Sports do mundo para você apostar

4

eSports

Gírias do LoL que você precisa conhecer

5

eSports

O que é League of Legends: conheça um dos maiores e-Sports do mundo