LoL

Gírias do LoL que você precisa conhecer

O League of Legends é um dos games mais populares do mundo inteiro. E com uma comunidade tão grande de […]

Arte do jogo League of Legends, para falar sobre as gírias do LOL

O League of Legends é um dos games mais populares do mundo inteiro. E com uma comunidade tão grande de jogadores, foi sendo criada uma espécie de linguagem própria do jogo. São diversos termos importantes mencionados durante as partidas ou transmissões de campeonatos como “farmar” e “gankar”.

Mesmo que você já saiba do que se trata o jogo, nem sempre é fácil saber o que os seus companheiros de time vão fazer, certo? Saiba aqui todas as gírias do LoL para compreender seus companheiros em uma partida ou para acompanhar os narradores em torneios oficiais. Continue rolando a página e confira todas elas!

Gírias relacionadas aos mapas

Saber para onde seus colegas de equipe estão indo ou onde eles precisam de você no momento é muito importante, não é mesmo? Então, veja aqui uma lista com as principais gírias do LoL, utilizadas para falar sobre regiões do mapa do jogo.

1. Lane

As “lanes” são as rotas existentes nos mapas que os players usam para chegar até a base inimiga. Elas são divididas em três:

  • Top lane: rota superior;
  • Mid lane: rota central;
  • Bottom lane ou Bot lane: rota inferior.

Um exemplo de utilização desses termos durante a partida seria:

– Vocês vão pelo top e eu pelo mid.

2. Jungle

A palavra “jungle” é traduzida como “floresta” ou “selva” e, no LoL, é esse termo usado para se referenciar a área de floresta no mapa, que ficam entre as rotas principais e guardam monstros que podem ser destruídos para ganhar ouro e experiência.

3. Minions

Essas são aquelas pequenas tropas geradas em sua base que avançam até chegar ao lado inimigo. Elas são controladas pela inteligência artificial do jogo e ajudam o seu time.

4. Fog

Essa palavra significa névoa, ela representa aquelas áreas mais escuras no mapa em que você não tem nenhuma visão.

5. Waves

O termo “waves” é uma horda de minions que é gerada de forma periódica e que avança até os inimigos. Os jogadores costumam falar “Eu vou pegar aquela wave ali e já volto”.

6. Face check

Esse termo significa “checar o rosto” sendo utilizado quando os jogadores entram na névoa sem utilizar as habilidades ou itens para revelar o trajeto primeiro.

7. Ward e wardar

Os “wards” são os objetos utilizados para revelar a visão sobre as áreas de “fog”. E “wardar” é a ação de usar esses itens.

Gírias relacionadas aos combates do jogo

Após aprender as expressões utilizadas para se deslocar pelo mapa, é o momento de saber as gírias do LoL utilizadas nos momentos de combate da partida. Entender eles é muito importante, pois serão muito utilizados durante um jogo.

1. Gank

Muitos iniciantes no LoL se perguntam o que é “gankar”. O “gank” é o ato de emboscar ou criar uma emboscada. Isso acontece quando um ou mais personagens saem de suas respectivas rotas para surpreender os jogadores adversários, criando situações numericamente desfavoráveis para eles.

Durante o jogo, se você ouvir do seu companheiro “eu fui gankado” saiba que ele está em apuros.

2. Push

Esse termo é usado para dizer empurrar ou avançar. No game, ele acontece quando sua equipe avança em uma rota, destruindo todas as “waves” e torres inimigas.

3. Split

A palavra “split” significa dividir, ela é usada para dar o comando ao time de se dividir e atacar vários pontos simultaneamente. Ele também pode ser utilizado quando somente um player se separa da equipe enquanto ela ataca outro lugar.

4. Startar ou dar engage

Os dois termos são utilizados para se dizer quando vai começar um combate. Esse comando costuma ser dado pelo tanque do time.

5. Disengage

Aqui é o contrário de “engage”. É utilizado quando você ou sua equipe foge de algum combate.

6. Flank

O “flank” é o termo usado para dizer flanco, é a retaguarda do seu time. Durante a partida, algum companheiro pode falar: “pode deixar que eu pego o flank”.

7. TF ou team fight

Essa é a sigla para “team fight” que representa o momento em que os dois times se envolvem em uma briga com todos os jogadores presentes.

8. Dive

O termo “dive” é utilizado para quando um jogador persegue seu adversário no momento que o inimigo está sob o ataque da torre.

9. Bait

“Bait” pode significar isca e é um nome usado para quando seu time cria uma estratégia para atrair os adversários em uma emboscada. Então você pode dizer: “eu vou baitar e daí vocês pegam ele”.

10. Farm

O famoso “farmar” é quando você busca conseguir mais dinheiro e experiência destruindo os monstros do mapa.

11. KDA

Essa é a sigla para representar o seu número de abates, mortes e assistências durante a partida. Ela vem de “kills, deaths and assists”.

Uma forma comum de os jogadores usarem essa expressão na partida é:

– Meu KDA ficou de 12/8/5.

12. Feed

Essa palavra significa alimentar sendo usada quando um player morre muito para outro, fazendo com que ele fique cada vez mais forte. Um exemplo do seu uso é: “se você ir por aí só vai feedar o cara”.

13. Burst

“Burst” vem de estouro, é uma situação na qual causa muitos danos com um único golpe ou em um período rápido.

14. Poke e pokear

Essas gírias do LoL são utilizadas para dizer algo como cutucar seu inimigo. Acontece quando você desfere ataques a uma distância segura de seus adversários, impedindo que eles contra-ataquem imediatamente.

15. Zonear

“Zonear” significa controlar uma zona do mapa. Ela ocorre quando são utilizados itens ou habilidades para exercer esse controle, não permitindo que os seus oponentes entrem nela.

16. RTR ou CDR

Essas siglas são utilizadas para abreviar o significado: redução do tempo de recarga. São itens que podem ser usados para diminuição do tempo que uma skill leva para ser recarregada.

Gírias relacionadas aos campeões

Os campeões são os personagens de League of Legends que o jogador pode escolher para controlar. Por isso, para saber o que está sendo dito sobre eles é muito importante. Confira a seguir algumas das principais gírias do LoL relacionadas a eles!

1. Pick

Os “picks” são as escolhas de campeão realizadas. Por exemplo: “quem você vai pickar?” Geralmente é uma expressão mais usada nos momentos antes de a partida iniciar, na tela de seleção dos personagens.

2. Meta pick e meta ban

“Meta pick” é quando um campeão está no “metagame” atual, ou seja, quando ele está forte e sendo muito utilizado pela comunidade. Seguindo a mesma linha, “meta ban” é quando um personagem é banido de forma rápida pelos jogadores.

3. Build

Essa palavra significa construir e no jogo sua utilização é quando você monta as habilidades do seu campeão.

4. OP

OP é uma sigla para superpoderoso, ela vem do inglês overpowered. Ela é usada para indicar que um personagem está muito forte, além do que deveria estar.

5. ADC

Outra pergunta bem comum feita pelos iniciantes é: o que é adc no LoL? Essa sigla é a representação de “Attack Damage Carrier” e é geralmente falada quando um campeão é o responsável por causar muito dano. Ele é considerado o jogador que “carrega” o time.

6. MVP

Mais uma sigla importante do League of Legends, MVP vem de “Most Valuable Player”. É o melhor jogador da partida, definido pelas estatísticas conquistadas durante o jogo.

7. Main

O “main” é basicamente o personagem ou rota em que você joga melhor. Por exemplo, se você costuma jogar frequentemente com a campeã Ashe então ela é sua “main”.

8. Tenacidade

A tenacidade é uma propriedade que os campeões podem ter e graças a ela, os personagens conseguem reduzir efeitos de controle como lentidões, atormentos, encantamento e outros.

Gírias do LoL relacionadas às habilidades do jogo

As habilidades também estão repletas de gírias e expressões criadas pela comunidade para facilitar a comunicação entre os jogadores. Então, com toda certeza, esse é mais um conjunto de termos que é preciso dominar. Veja alguns deles a seguir:

1. Ult

ULT é a sigla para “ultimate”, a habilidade mais poderosa de um campeão. Sua utilização costuma ser em momentos decisivos das partidas, já que ela é uma habilidade difícil de se conseguir e que demora para ser recarregada.

2. Range

Essa palavra significa alcance, sendo usada para falar da distância que uma habilidade tem efeito.

3. Stack

A expressão “stack” ou “stackar” significa acumular. São as habilidades com efeitos que vão sendo acumulados pelos oponentes.

4. Counter

Counter” é combater, são skills que tem o objetivo de anular outras. Ela também é usada quando um campeão tem atributos fortes contra outros personagens específicos.

5. Gap closer

Esse termo é mais difícil de traduzir, mas um significado pode ser “encurtador de espaço”. Ela é o nome para qualquer tipo de item ou habilidade utilizada para diminuir os espaços e se aproximar de forma rápida dos oponentes.

6. Heal

“Heal” significa curar e como seu próprio nome deixa claro, são as skills ou objetos dentro do game que fazem seu campeão recuperar a vida.

7. Jungler

O “jungler” é o jogador que tem como função se aventurar pela parte da floresta do mapa, ou seja, pela “jungle”. Ele tem como função abater os monstros que ficam nessa área e dar auxílio os jogadores que ficam nas lanes principais.

Gírias e expressões relacionadas aos jogadores

Para terminar o nosso conteúdo com as principais expressões desse e-Sport, nós falaremos das gírias relacionadas aos próprios players do jogo. Elas são usadas para cumprimentar ou até mesmo criticar outros jogadores. Descubra aqui em nosso blog quais são as mais comuns.

1. Troll

Os jogadores chamados de “troll” são aqueles que estão atrapalhando de maneira proposital o time, com xingamentos, “feedando” os adversários e não ajudando nas lutas. Esse tipo de player só prejudica a comunidade de League of Legends, fazendo com que menos pessoas se sintam bem jogando e se divertindo.

2. Smurf

Um “smurf” no jogo é o experiente no universo de LoL que joga contra jogadores que estão iniciando agora sua trajetória no game. Essa também é uma prática muito tóxica que deve ser combatida por todos, pois pode acabar prejudicando o aprendizado dos novatos e desmotivando novos jogadores.

3. Flex

Os playersflex” são aqueles que estão dispostos a atuar em qualquer posição no time. Geralmente, os jogadores digitam isso no chat do próprio jogando para dar essa indicação aos demais companheiros de equipe.

Agora que você aprendeu algumas das principais expressões e gírias do LoL, vai poder acompanhar os campeonatos entendendo tudo o que está sendo falado, além de também se divertir com os amigos. Para continuar imerso nesse mundo, veja nosso texto sobre o CBLoL Academy, o principal campeonato desse jogo no Brasil!

COMPARTILHE

Bombando em LoL

1

LoL

O que é League of Legends: conheça um dos maiores e-Sports do mundo

2

LoL

CBLOL Academy: O que é