Diversos craques e goleadores já disputaram a Taça Libertadores da América ao longo das últimas décadas. Além de conquistar o prêmio em equipe, os jogadores buscam sua melhor atuação em campo, para ser o destaque da edição, ou quem sabe, de toda a história do campeonato.
O posto de maior artilheiro da Libertadores pertence ao atacante equatoriano Alberto Spencer. Ele teve uma carreira brilhante no futebol que se encerrou há mais de 50 anos. O maior ídolo do futebol no seu país marcou 54 gols só neste torneio e conta com outros diversos troféus coletivos e individuais.
Com uma diferença de 17 gols de Spencer, dois jogadores do Uruguai seguem em segundo lugar: Fernando Morena e Pedro Rocha. A lista ainda conta com craques da Argentina, Brasil e Uruguai. Confira agora os nomes e detalhes da carreira dos maiores artilheiros da Libertadores!
1. Alberto Spencer – 54 gols
Alberto Spencer foi um jogador e treinador equatoriano. Iniciou sua carreira no futebol em 1954, quando foi aprovado em uma peneira de avaliação para o time de base do clube Guayaquil, no Equador.
Um ponto marcante do jogador é o gol de cabeça, o que deu o apelido de “Cabeza Mágica”.
Dentre os recordes da sua carreira, Spencer conta com diversos títulos por equipe: Copa Intercontinental (1961 e 1966), Copa Libertadores da América (1960, 1961, 1966), Recopa dos Campeões Intercontinentais (1969), Campeonato Uruguaio (1959, 1960, 1961, 1962, 1964, 1965, 1967 e 1968) e Campeonato Equatorianp (1971).
Na artilharia, o Cabeza Mágica se destacou em todos os campeonatos em que seu time foi campeão, seus maiores recordes foram:
- 5º maior artilheiro do Campeonato Uruguaio: 113 gols em 166 jogos;
- Maior artilheiro da história da Copa Libertadores da América: 54 gols em 87 jogos;
- 2º maior artilheiro da história do Peñarol: 326 gols em 519 jogos;
- 2º maior artilheiro da história da Copa Intercontinental: 6 gols em 6 jogos.
O maior artilheiro da história da Copa Libertadores da América defendeu durante sua carreira a seleção de seu país, o Equador e a do Uruguai, onde conseguiu a cidadania após defender o Peñarol por 10 anos.
Após se aposentar, Spencer atuou como técnico por dez anos em sete times diferentes do Paraguai, Equador e Uruguai.
Você sabia que o Peñarol é um dos campeões da Libertadores que chegaram à final sem perder nenhum jogo? Aproveite e conheça os times que já foram campeões invictos da Libertadores.
2. Fernando Morena e Pedro Rocha – 37 gols
O atacante Fernando Morena marcou ao longo de sua carreira o total de 668 gols. Destes, 37 apenas defendendo o Peñarol na Libertadores. Foi o artilheiro das edições do campeonato em 1974 (com 7 gols), 1975 (com 8 gols) e 1982 (com 7 gols).
O jogador uruguaio é considerado um dos maiores destaques do futebol no seu país e conta com diversos recordes pessoais em sua trajetória profissional.
Dividindo com Morena o segundo lugar do ranking e artilheiro da Libertadores está Pedro Rocha, também nascido no Uruguai. Marcou 26 gols pelo Peñarol, 10 pelo São Paulo e 1 pelo Palmeiras.
Além do destaque na Libertadores, Pedro Rocha também conta com título de artilharia no Campeonato Uruguai (1963, 1965 e 1968), Campeonato Brasileiro (1972) e Copa Libertadores da América (7 gols).
E já que estamos abordando a Libertadores, aproveite sua leitura para conhecer também nosso post sobre o time São Caetano na Libertadores, em que contamos o ano que o time Azulão quase foi campeão da América!
3. Daniel Onega – 31 gols
O argentino Daniel Onega aparece no terceiro lugar no ranking geral de artilheiros da Libertadores com 31 gols. Considerado um atacante veloz e com jogadas previsíveis, ele teve um recorde de 17 gols em apenas uma única edição do campeonato, em 1966.
Mesmo com tantos gols defendendo o River Plate na Libertadores, o time não conquistou nenhum título da Libertadores durante os anos em que Onega fez parte. O “El Fantasma”, como era conhecido, atuou no período em que a equipe argentina teve um jejum de 18 anos sem títulos.
4. Julio Morales – 30 gols
O uruguaio Julio Morales por apenas um gol de diferença não ocupou o segundo lugar de melhor artilheiro da Libertadores. O jogador fez parte de três times durante sua carreira profissional.
Defendendo a seleção do Uruguai, Julio Morales participou da conquista da 4ª colocação na Copa do Mundo de 1970 e marcou 11 gols em 24 partidas entre 1966 e 1981.
Confira: Como fazer apostas na Copa do Mundo? Aprenda na Betnacional!
5. Juan Carlos Sarnari, Antony de Ávila, Luizão e Gabigol – 29 gols
Na quinta posição aparecem empatados com 29 gols na Libertadores o jogador Juan Carlos Sarnari, Antony de Ávila, Gabigol, Luizão e Luis Artime.
Durante sua carreira futebolística entre 1959 a 1976, o argentino Juan Sarnari defendeu 4 times na Copa Libertadores da América: River Plate (com 10 gols), Universidad Católica (com 12 gols), Universidad de Chile (com 4 gols) e Independiente de Santa Fé (com 3 gols).
O atacante colombiano Antony de Ávila é considerado o maior goleador do América de Cáli, com 201 gols em 483 partidas pelo clube. Jogou entre 1997 e 1999 no Barcelona SC e foi peça fundamental para a chegada na final da Copa Libertadores de 1998. Dos 29 gols que marcou na Libertadores, 27 foram defendendo o América de Cali e 2, o Barcelona.
Luizão é o primeiro jogador brasileiro que aparece na lista dos melhores artilheiros da Libertadores. Ele jogou por vários clubes no Brasil como Paraná, Palmeiras, Corinthians, Santos, Flamengo e São Paulo e inclusive fez parte da seleção brasileira na conquista do quinto título da Copa do Mundo em 2002. Em 2000 conquistou o título de melhor artilheiro da Copa Libertadores da América, com 15 gols defendendo o Corinthians.
Na edição da Libertadores em 2022, Gabigol igualou seu número de gols ao de seu companheiro de país, Luizão. O jogador participou da conquista da taça de 2019 e 2022, marcando 28 gols pelo Flamengo. Além desse time, o atacante já havia disputado o campeonato pelo Santos.
Gabigol é o único dessa lista que ainda segue a carreira em busca de novo recorde na artilharia da Libertadores. Mas para chegar ao primeiro lugar e desbancar Alberto Spencer, ele precisa quase dobrar a quantidade de gols realizados até o momento.
A competição mais desejada pelos times da América do Sul já revelou diversos craques do futebol. Se você gosta de apostar em jogos esportivos, use a análise dos jogadores a seu favor em suas jogadas. Veja Como apostar em jogos de futebol?