Boxe

Conheça as regras do boxe: o esporte mais difícil do mundo

O boxe é um dos esportes mais antigos do mundo. Justamente por isso, vem trazendo praticantes e fãs diariamente, seja […]

Par de luvas de boxe vermelhas sobre o ringue

O boxe é um dos esportes mais antigos do mundo. Justamente por isso, vem trazendo praticantes e fãs diariamente, seja por influência de algum filme ou mesmo por conta das olimpíadas. O esporte também é famoso por render boas economias, tanto para os lutadores quanto para apostadores e seus financiadores.

Se você se encaixa em algum dos grupos acima e deseja saber mais sobre este esporte, a Betnacional separou este conteúdo especialmente para você. Por aqui, trouxemos as principais regras do boxe, golpes e as diferenças entre o boxe profissional para o boxe olímpico. Continue sua leitura e confira tudo!

Entenda sobre as regras do boxe

Antes de nos aprofundarmos em outros aspectos do boxe, é importante primeiro conhecermos um pouco mais sobre as regras do esporte, uma vez que todo lutador deve segui-las à risca enquanto estiver dentro do ringue. Veja abaixo quais são elas e acompanhe ou pratique suas lutas com mais propriedade:

É proibido falar durante a luta

Sabe aquele Trash Talk que vemos em outros esportes, como o basquete? No Boxe, esse tipo de atitude por parte dos lutadores não é permitida. Eles precisam canalizar suas forças em seus movimentos de ataque e defesa.

Mordidas são proibidas em qualquer região do corpo

Provavelmente nesta regra você pensou na mordida que Mike Tyson, certo? Considerado um dos maiores e melhores boxeadores de todos os tempos, o lutador deu em Evander Holyfield na orelha, em 1997.

A luta no momento não foi parada, mas foram retirados dois pontos de Tyson após essa conduta. Em seguida, por conta do ferimento e sangramento, o juiz decidiu encerrar a luta.

A luta para imediatamente quando um dos lutadores cair no chão

A partir do momento que um dos lutadores cair no chão e o juiz começar a contagem de 10 segundos para que ele se levante, a luta fica parada. Se ele cair e em seguida se levantar, a luta é retomada.

Golpes baixos são considerados faltas

Alguns golpes baixos como socos na nuca e agarramentos de mão aberta são considerados os famosos ‘golpes baixos’ e assim que o boxeador realiza esses movimentos, recebe uma advertência. Se recebido 3 advertências, o lutador é desclassificado.

São válidos somente golpes na frente ou lateral da cabeça

Os golpes aplicados na cabeça precisam ser realizados na frente ou lateral. Isso não significa que o boxeador deva somente acertar o rosto de seu oponente, uma vez que outras partes do corpo também são válidas, como o torso corporal. Além disso, caso o lutador acerte o braço, esse golpe não é contabilizado.

Golpes na linha da cintura ou abaixo são proibidos

Quaisquer golpes na linha da cintura ou abaixo dela, como nas pernas, são proibidos. Então se você for lutar e estiver pensando em acertar as pernas de seus adversários, o golpe precisará ser repensado.

Lutador no chão por mais de 10 segundos, é encerrada a luta

Lembra que falamos acima sobre a luta ser parada quando um dos boxeadores estiver no chão? Caso ele permaneça por 10 segundos na contagem do juiz, a luta é encerrada automaticamente por nocaute.

Essas são algumas das principais regras do boxe e agora que conhecemos um pouco mais, está na hora de sabermos mais sobre as faltas do esporte. Veja abaixo!

O que é considerado falta no boxe?

Como em qualquer outro esporte, o juiz é o responsável por identificar as faltas e algumas atitudes que são proibidas. Sendo assim, abaixo você verá melhor algumas dessas faltas que podem gerar advertências e perda de pontos aos boxeadores. São elas:

  • Socar o adversário antes que o juiz retome a luta após a separação dos lutadores;
  • Desferir um golpe no oponente caído;
  • Retirar o protetor bucal para descansar ou parar a luta de propósito;
  • Agachar de uma forma em que a cabeça fique abaixo da linha da cintura do adversário;
  • Segurar e dar golpes no oponente ao mesmo tempo;
  • Dar um soco tomando impulso nas cordas do ringue;
  • Golpes nas costas, pescoço, nuca, rim ou qualquer região abaixo da linha da cintura do oponente;
  • Realizar golpes de mão aberto, com as costas, lado das mãos ou com o pulso;
  • Efetuar qualquer golpe que não seja com as mãos.

Quais são os golpes do boxe?

Sabemos as regras do boxe e suas faltas, mas quais são os golpes usados pelos boxeadores? Segundo as regras, todos esses golpes devem ser realizados somente com as mãos dos lutadores, e dessa maneira, o esporte acaba sendo um pouco limitado. Mas isso não significa que a luta não possa ser emocionante, certo?

Abaixo você verá com mais detalhes quais são os principais golpes do boxe:

Uppercut

Esse golpe é realizado de baixo para cima com o objetivo de acertar o queixo do adversário. Normalmente, é feito com a mão de trás da guarda para ter mais impacto.

Gancho

Alguns iniciantes podem acabar confundindo o golpe com o Cruzado — que falaremos a seguir —, mas isso é comum. O boxeador para fazer um gancho deve realizar o movimento semicircular, visando a lateral do corpo ou o torso do adversário.

Cruzado

Também é feito com a mão de trás da guarda e parecido com um gancho, porém, seu ângulo é diferente e tem o objetivo de acertar a lateral da cabeça, podendo também atingir o torso do oponente.

Direto

Esse movimento é realizado com a mão de trás da guarda e costuma ser mais lento que os demais, mesmo assim, é um golpe muito forte.

Jab

Esse é um dos mais comuns e feito com a mão da frente da guarda. É um golpe muito rápido, porém mais fraco.

Quando é declarado um vencedor nas lutas de boxe?

Seguindo as regras do boxe que acabamos de ver, as faltas e os golpes, está no momento de descobrirmos quando um desses lutadores é declarado um vencedor. Nas lutas, um boxeador pode ser considerado vencedor de cinco maneiras diferentes e são elas:

1. Nocaute

Acontece no momento em que um dos boxeadores cair no chão ou se apoiar nas cordas, não conseguindo mais retornar a luta antes do fim da contagem dos 10 segundos, realizado pelo juiz.

2. Jogar a toalha

Se qualquer um dos treinadores jogar a toalha nos ringues, como acontece em alguns filmes relacionados ao esporte, isso significa que ele está confirmando a desistência do lutador na luta, o que faz com que o adversário seja declarado o vencedor.

3. Nocaute técnico

Para esse caso, temos quando um dos boxeadores é golpeado diversas vezes em sequência. Assim, o juiz entende que esse oponente já não consegue mais se defender adequadamente dos golpes desferidos pelo adversário, declarando a vitória do atacante.

4. Provocar queda

Essa é válida para quando um dos lutadores for derrubado entre 2 e 3 vezes no mesmo round. Caso ocorra, a luta é parada e o oponente é declarado como vencedor.

5. Pontuação

A cada round, se vencido, o boxeador recebe 10 pontos, podendo o perdedor receber entre 6 e 9 pontos. Para visualizar melhor isso, abaixo você verá como funciona o sistema de pontuação nas lutas de boxe.

Sistema de pontuação no boxe

Como acabamos de mencionar, algumas vezes pode ser declarado um vencedor em uma luta de boxe por seus pontos.

E para definir a pontuação dos lutadores durante cada round,os juízes, posicionados fora do ringue, devem considerar o número de golpes que um pugilista atinge no adversário, seu domínio na luta, superioridade técnica, tática e competitividade. Considerando também as faltas e as regras do boxe.

Muitas vezes, os placares dos rounds consideram os seguintes cenários:

  • 10×6: declarada a vitória de um dos boxeadores;
  • 10×7: se teve um domínio total por um dos lutadores;
  • 10×8: round com um vencedor claro;
  • 10×9: round equilibrado, com uma pequena vantagem para um dos boxeadores.

Se não houver nenhum nocaute, ao fim da luta, o pugilista que tiver mais pontos pela maioria dos juízes, será declarado o vencedor.

Qual a diferença entre boxe profissional e boxe olímpico?

É possível que você já tenha reparado que, durante as olimpíadas, o boxe é um pouco diferente do que vemos das lutas de em outros campeonatos. Isso acontece porque existe uma diferença entre o boxe profissional e o boxe olímpico.

A principal diferença que podemos notar é a quantidade de rounds. Enquanto no profissional os organizadores são quem decidem quantos terão em uma luta, que, em geral, são 12 rounds com 3 minutos cada. Já no boxe olímpico, também chamado de boxe amador, as lutas possuem somente 3 rounds e também com uma duração de 3 minutos, com 1 minuto de intervalo entre eles. Isso vale para as categorias femininas e masculinas.

O motivo de o boxe profissional haver mais rounds é por conta do estudo que os boxeadores fazem de seus adversários durante as lutas. Estratégias são formadas nos primeiros instantes da luta, para assim decidir qual o jeito mais fácil de conseguir um nocaute ou então de conquistar mais pontos nos rounds.

O boxe amador, o objetivo é que as lutas tenham um teor mais combativo, em que os lutadores estejam constantemente atacando. Por esse motivo o número de rounds são menores e o que força o maior número de pontos em menos tempo. E o Brasil possui uma medalha de ouro, graças a Robson Conceição, sendo o 1º boxeador a conseguir esse feito.

E se você quer conhecer outros pugilistas brasileiros, confira nosso post em que mostramos os mais inesquecíveis boxeadores brasileiros.

Outra diferença é a quantidade de juízes. No profissional, temos 3 juízes responsáveis pela contagem dos golpes, enquanto no amador, são 5 juízes responsáveis pela pontuação.

Quais os principais campeonatos de boxe?

Agora que você já conhece melhor sobre esse esporte, suas principais regras e como funcionam as lutas, é o momento de conhecermos quais são os principais campeonatos do esporte.

Quando falamos em boxe, existem 4 federações responsáveis que se destacam. Elas são organizações internacionais, como a FIFA, e não federações por países. E abaixo você verá quais são elas e um pouco sobre elas:

WBA (World Boxing Association)

Essa é uma das associações mais antigas, fundada em 1921. Em 1962 ela substitui a NBA (National Boxing Association), que atualmente, o acrônimo é usado no basquete. A federação é dividida em 3 categorias, em que as mesmas possuem subcategorias, sendo: pesos-leves, meio-médios, pesos-pesados e pesos-pesados super.

Os campeões recebem o título de “Grande Campeão do Mundo” ou até mesmo podendo ser “Super Grande Campeão do Mundo”. Esse título pertence a alguns famosos boxeadores, como Floyd Maywheater Jr., Chris John ou então Anselmo Moreno.

WBC (World Boxing Council)

Fundada em 1963 por 11 países da América Latina, junto de Estados Unidos, França e Reino Unido, a WBC é a federação mais divulgada e conhecida internacionalmente no boxe.

A WBC organiza campeonatos mundiais com vários lutadores americanos que dominam o ranking. Ao todo, são 7 boxeadores que estão presentes em um total de 18 categorias. A federação também promove outras competições de menor importância para o público em geral, com os cinturões considerados menores.

IBF (International Boxing Federation)

A maior federação de boxe e com um dos cinturões mais desejados pelos boxeadores. Fundada em 1983, é a principal sucessora da USBA (United States Boxing Association).

Essa federação também possui outra especialidade, que é a IBF Muay Thai. A federação contrata lutadores de boxe thai e, anualmente, os coloca em pé de igual, fazendo com que ganhem mais visibilidade.

O que podemos destacar dessa federação é o seu internacionalismo que trouxe, por sua vez, um mexicano, ucraniano e um americano.

WBO (World Boxing Organization)

Uma das federações mais recentes, foi fundada em 1988 e por sua conta, foi presenciado os maiores espetáculos do esporte em seus torneios. Uma de suas maiores e mais divulgadas lutas, foi a do lutador McGregor, campeão invicto do MMA, sendo na federação do UFC, contra o pugilista Mayweather.

A luta foi estimada em bilhões de dólares, o que fez muitos apostadores, em 2017, perdessem dinheiro. O favorito McGregor não venceu, mas sim o experiente Mayweather.

E esse foi um post explicando melhor sobre as regras do boxe, além de algumas federações que sediam as lutas deste esporte milenar. Atualmente, o esporte é muito praticado e atrai diversos fãs, além de novos aspirantes, que querem somente aprender novos golpes, habilidades ou tentar um cinturão nas famosas federações.

O que sabemos é que o esporte é um verdadeiro espetáculo e que pode oferecer emocionantes lutas com os maiores nomes do esporte e por aqueles que ainda irão marcar seu nome.

E se você gostou deste tipo de conteúdo, pode conferir mais informações em nosso blog e conhecer outros artigos sobre esportes, além de dicas sobre apostas. Esperamos que tenha gostado e nos vemos no próximo post!

Até mais!

COMPARTILHE

Bombando em Boxe

1

Boxe

Lutadores de boxe brasileiros: Os mais inesquecíveis da modalidade

2

Boxe

Maiores boxeadores de todos os tempos: conheça os mais inesquecíveis

3

Boxe

Conheça o melhor boxeador do mundo na atualidade