Futebol Americano

Posições do Futebol Americano: conheça todas elas aqui!

Posições do futebol americano – Entenda com a Betnacional Saber quais são as posições do futebol americano é importante para […]

Jogadores de futebol americano

Posições do futebol americano – Entenda com a Betnacional

Saber quais são as posições do futebol americano é importante para entender mais sobre esse esporte. Diferentemente de outros esportes, na modalidade mais praticada dos Estados Unidos todos os jogadores são trocados durante o ataque, a defesa e jogadas especiais.

Ficou curioso para entender mais desse esporte e começar a apostar? Vem com a Betnacional e entenda as posições do futebol americano!

Como entender as posições do futebol americano?

As equipes de futebol americano são formadas por três times: ataque, defesa e especialistas. Em cada campanha para o touchdown os times de ataque e defesa se enfrentam na busca por território adversário e na conversão da jogada.

Em certos casos, há a necessidade de jogadas específicas – como a tentativa de fieldgoal ou no retorno da bola em jogo – nessas horas o time de especialistas entra em campo.

Tudo isso parece complicado, mas não é. Ao assistir uma partida do jogo da bola oval pela TV você vai poder ver cada um dos times em ação. Para saber tudo sobre esse esporte, veja quais são as regras do futebol americano.

Posições do time de ataque no futebol americano

O time de ataque do futebol americano é o que busca avançar pelo campo adversário e converter os pontos. Seus 11 jogadores planejam jogadas curtas para conquistar, ao menos, 10 jardas – cerca de 9 metros – em quatro tentativas, chamadas de downs. Para isso, pode-se fazer uma jogada aérea ou uma corrida no meio da defesa.

A seguir você vai ver o que cada jogador do time de ataque faz:

Quarterback (QB)

Esse é o principal jogador do time, e geralmente é vista como a estrela da equipe. Se fossemos comparar com o futebol brasileiro, ele seria o cara que usaria a camisa 10 ou o capitão do time.

Ele é o responsável por comunicar ao restante da equipe qual será a jogada, só então os outros membros sabem o que fazer. Por conta dessa responsabilidade, o QB precisa ser uma pessoa com boa visão de jogo, pensamento rápido e estratégico.

O quarterback mais vitorioso da história é Tom Brady, que já anunciou a aposentadoria – mas decidiu continuar jogando profissionalmente. Ele é conhecido entre os brasileiros como o “Giselo”, por ser o marido da modelo Gisele Bündchen. Alguns outros nomes famosos da história dessa posição são: Colin Kaepernick, Peyton Manning, Dan Marino, Aaron Rodgers etc.

Running back (RB)

Eles são os corredores do time. Logo, eles precisam ser ágeis e ter uma boa estabilidade para aguentar as pancadas da defesa. Além disso, essa posição é dividida em duas classes: os half-backs e os fullbacks (FB). O primeiro deles são os que correm com a bola. Já os FBs, geralmente são responsáveis por auxiliar proteção de quem está correndo com a bola.

Eles são a estrela do jogo corrido e, várias vezes, são o braço direito do QB.

Confira alguns nomes que ficaram famosos por jogar nessa posição: Barry Sanders, Walter Payton, Jim Brwon, Emmitt Smith, Eric Dickerson.

Wide Receiver (WR)

Os recebedores são os responsáveis por segurar os passes aéreos feitos pelo QB. Dependendo da estratégia, eles podem jogar mais abertos ou mais perto da linha ofensiva. Caso joguem mais abertos, os passes são mais longos e, consequentemente, mais arriscados. Contudo, quando o time completa uma jogada aérea, sempre garante um replay muito bonito na TV.

Os principais jogadores que atuaram como WR são: Jerry Rice, Terrell Owens, Odell Backham Jr., Randy Moss, Larry Fitzgerald, Calvin Johnson e outros.

Confira também nosso conteúdo sobre os 10 maiores jogadores de futebol americano que já passaram pela NFL.

Tight-end (TE)

Essa é uma das posições mais versáteis do futebol americano. O TE pode receber um passe aéreo, fazer uma corrida curta pelo meio da linha defensiva adversária e, até mesmo, auxiliar na proteção do RB ou do QB. Por isso, quem joga nessa posição precisa ser alto, forte e ágil, além de ter em mente que vai ter que aguentar muita pancada.

Esses jogadores são coringas nas jogadas ofensivas. Geralmente, uma boa dupla de quarterback e tight-end gera ótimos resultados. Um bom exemplo disso é a união entre Tom Brady e Rob Gronkowski, um dos mais bem sucedidos TEs da história. Outros nomes famosos do futebol americano são: Tony Gonzales, John Mackey, Shannon Sharpe, Mike Ditka etc.

Center (C)

Como o próprio nome diz, esse é o jogador que fica no centro do campo. Ele é o principal da linha ofensiva e precisa ter muito entrosamento com o QB. Afinal, o center é o responsável por fazer o snap – o primeiro passe – para o cabeça do time. Por ser da linha ofensiva, quem joga nessa posição deve ser muito forte e grande, porque é responsável por segurar a defesa adversária a qualquer custo.

Os jogadores que fizeram história jogando como centers foram: Mike Webster, Rodney Hudson, Jason Kelce, Dermotti Dawson, Jim Otto, entre outros.

Offensive Guards (OG)

Há guards na direita e na esquerda. Eles ficam logo ao lado do center e são responsáveis por segurar a linha defensiva adversária, e abrir caminho para as jogadas terrestres. Assim como os centers , esses jogadores precisam ser grandes e muito fortes. Caso o time adversário passe por essa linha, o QB está em sérios apuros e o time tem risco de perder a posse de bola.

O brasileiro Durval Queiroz Neto, o Duzão, atua nessa posição. Ele foi o primeiro jogador do Brasil a fazer carreira aqui antes de assinar com o Miami Dolphins. Os guards não têm tanto destaque ou glamour quanto outras posições, mas são cruciais para o avanço do time. Alguns dos mais famosos são: John Hannah, Larry Allen, Gene Upshaw, Tom Mack, Bruce Matthews etc.

Tackles (T)

Os tackles ficam na extremidade da linha ofensiva, logo ao lado dos guards. Isso significa que há guards na direita e na esquerda do campo. Eles são responsáveis por garantir e manter o pocket, que é uma região segura e protegida para o QB pensar a jogada com calma. O bom conjunto de linha ofensiva com center, guards e tackles permite que a bola encontre seu caminho correto.

Também chamados de offensive tackles, eles precisam ser muito fortes e grandes. Alguns dos principais nomes da história da NFL são: Duane Brown, Lane Johnson, Ryan Ramczyk, Taylor Moton etc.

Essas são as posições do time de ataque. Apesar de terem papéis bem definidos, um QB criativo pode fazer com que os jogadores do seu time desempenhem funções diferentes do que é esperado. Por exemplo, ele pode colocar um offensive tackle para correr e, assim, quebrar a estratégia da defesa adversária.

O time de ataque busca converter os pontos. Veja nosso post sobre o que é touchdown, a principal pontuação do futebol americano.

Posições do time de defesa

O time da defesa é composto por 11 jogadores que buscam bloquear os avanços do ataque adversário. Para isso, eles devem evitar que a outra equipe avance mais de 10 jardas nas suas quatro downs.

Se a defesa é bem-sucedida nisso, então, acontece o turnover e a posse de bola muda de lado. Outros sucessos da defesa são interceptar a bola em um passe aéreo ou fazer com que o ataque derrube a bola no chão – ou forçar o fumble.

Confira a função de cada jogador do time de defesa.

Defensive tackle (DT)

Eles ficam no centro da linha defensiva. São responsáveis por furar os bloqueios da linha ofensiva adversária e tentar chegar ao quarterback do outro time. Ao mesmo tempo, os DTs não podem deixar que haja uma corrida pelo meio do campo.

Confira os principais jogadores dessa posição: Randy White, John Randle, Alan Page, Bob Lilly, Warren Sapp, Buck Buchanan etc.

Defensive end (DE)

São os jogadores que ficam nas extremidades da linha defensiva. Seu principal objetivo é burlar a linha defensiva do time adversário para aplicar o sack – derrubar – no quarterback e bloquear as jogadas de corrida. Para isso, quem joga nessa posição costuma ser muito forte e ágil.

Os jogadores que alcançaram prestígio e renome nessa posição foram: Reggie White, Chris Doleman, Julius Peppers, Lee Roy Selmon, Gino Marchetti e muitos outros.

Linebacker (LB)

Os linebackers ficam logo atrás da linha defensiva e são divididos em middle LB e outside LB. O jogador central, o middle, é o líder desse setor do campo. Ele precisa ter uma boa leitura de jogo para poder aplicar o sack no QB, interromper corridas ou impedir os passes. Já os LBs que jogam por fora, são os outsides, cuja função é fazer pressão no QB para desestabilizá-lo.

O ator e ativista Terry Crews atuava como linebacker quando jogava futebol americano profissionalmente, mas nunca teve tanto prestígio dentro das quatro linhas. Jogadores que são referências nessa posição são: Dick Butkus, Ray Lewis, Lawrence Taylor, Jack Lambert, Kevin Greene e outros.

Cornerback (CB)

Eles jogam nas laterais do campo e são responsáveis por interceptar os passes longos e marcar os wide receivers. Caso o time ofensivo complete o passe, o papel do CB é fazer com que a jogada seja a mais curta possível. Por isso, quem joga nessa posição precisa ser, sobretudo, ágil e ter uma boa leitura do jogo.

Geralmente, os CBs não costumam ser tão grandes. Então, se você é baixinho e quer jogar futebol americano, essa pode ser a posição ideal. Os melhores jogadores que atuaram nesse setor do campo foram: Darrele Revis, Deion Sanders, Charles Woodston, Ty Law, Darrell Green, Dick Night Train Lane e outros.

Safety (S)

Os safeties se dividem em duas classes: strong safety e free safety. A primeira delas é responsável por seguir e bloquear os TEs, em caso de passe ou corrida, por isso, precisam ser mais fortes e maiores. Já os free safety, são mais ágeis e ficam no fundo do campo, para atuar como último recurso da defesa na hora de parar ou interceptar um ataque.

Os mais famosos dessa posição são Ed Reed, Troy Polamalu, Paul Krayse, Ronnie Lott, Brian Dawkins, Steve Atwater.

Agora você conhece as principais funções do jogadores em campo. Com isso, vai ser possível entender mais referências sobre esse esporte por aí. Então, veja os melhores filmes sobre futebol americano e entre mais no clima do esporte.

Posições do time de especialistas

O time de especialistas é requerido em condições especiais do jogo. Como as substituições são ilimitadas no futebol americano, é possível que os times tenham jogadores que treinam para desempenhar uma única função.

Essa parte da equipe entra em ação quando o time quer converter um field goal, marcar o ponto extra ou devolver a bola para os atletas adversários, no kickoff ou no punt. Veja a função de cada um desses jogadores:

Kicker (K)

O kicker é o responsável por chutar a bola oval no Y. Assim, ele pode converter um ponto extra, depois do touchdown, ou um field goal. Essa posição converte um ou três pontos para a sua equipe, respectivamente. Geralmente, o FG acontece quando o time está na última tentativa – quarto down – e é pouco provável que consiga avançar mais, porém, ainda é perto o suficiente da meta adversária.

O primeiro brasileiro a jogar uma temporada completa na NFL foi um kicker, o Cairo Santos. Desde 2020 o jogador defende o Chicago Bears. Outros chutadores famosos são: Adam Vinatieri, Stephen Gostkowski, Matt Stover e outros.

Punter (P)

O punter é aquele que faz o punt. Fim. Rolem os créditos.

Brincadeiras à parte, esse jogador é responsável por devolver a bola para o time adversário. Isso acontece quando o time chega ao quarto down e não tem a possibilidade de converter um field goal. Para mandar a bola o mais longe possível, o punter entra em cena e chuta a bola para o campo adversário, esse é o punt.

Holder

É o jogador responsável por segurar a bola oval em pé para o kicker fazer o seu trabalho. Apesar de parecer um papel pequeno, caso não haja entrosamento entre os dois especialistas, a tentativa de field goal ou ponto extra pode ser muito frustrada.

Long snapper (LS)

Em uma jogada especial, seja em um punt, field goal ou ponto extra, é preciso mandar a bola o mais longe possível da linha ofensiva. Nessa hora é que o long snapper entra em ação. Ele é responsável por fazer o primeiro passe para o holder ou o punter.

Retornador

Se um time faz um punt ou kickoff, alguém precisa receber a bola do outro lado e avançar o maior número de jardas possível, certo? Esse é o papel do retornador. Ele pega a bola e corre o máximo que conseguir para facilitar o trabalho do time de ataque.

Em times menores ou ligas amadoras, quem desempenha esse papel é o wide receiver, cornerback ou safety.

Upback

São os responsáveis por proteger o retornador. Eles correm junto e evitam que o time adversário interrompa a corrida.

Gunner

São responsáveis por parar o retorno da bola. Para isso, eles precisam driblar os upbacks e derrubar o retornador o mais rápido possível.

NFL – o campeonato de futebol americano mais famoso do mundo!

O futebol americano tem várias ligas ao redor do mundo, inclusive no Brasil! O principal campeonato do mundo da bola oval acontece nos Estados Unidos e chama-se National Football League, ou NFL.

Nessa liga, há 32 times que se dividem em duas conferências, a National Football Conference (NFC) e American Football Conference (AFC), que encontram nos playoffs em jogos de mata-mata.

A grande final da NFL é o Super Bowl, que costuma ser disputado no primeiro domingo de fevereiro. Nessa partida os campeões da AFC e NFC se enfrentam em um dos eventos mais rentáveis do ano para apostadores, emissoras de TV e anunciantes.Viu como todas as posições do futebol americano são interligadas?

Esse esporte precisa que toda a equipe trabalhe em conjunto para conseguir vencer a partida. Quando todos os setores do time atuam bem, a vitória é certa.

Agora, que tal aprender um pouco mais? Já deu para perceber que o futebol americano é um prato cheio para os apostadores, não é? Se você deseja investir nesse esporte, vale a pena conhecer nosso conteúdo e aprender o que são Odds.

Te vejo por lá!

COMPARTILHE

Bombando em Futebol Americano

1

Futebol Americano

Conheça os 10 maiores jogadores de futebol americano que já passaram pela NFL

2

Futebol Americano

Quantos pontos vale um touchdown? Saiba como funciona a pontuação no Futebol Americano

3

Futebol Americano

Filmes de futebol americano: conheça 10 produções cinematográficas sobre a modalidade

4

Futebol Americano

Regras do futebol americano: quais as principais que você deve saber