Futebol Americano

Regras do futebol americano: quais as principais que você deve saber

Conheça um pouco mais sobre sobre o esporte que é sucesso nos Estados Unidos Se você adora, mas não conhece […]

jogador alcançando o fim do campo adversário para ilustrar o post sobre regras de futebol americano

Conheça um pouco mais sobre sobre o esporte que é sucesso nos Estados Unidos

Se você adora, mas não conhece as regras do futebol Americano, chegou ao post certo.

O futebol americano vem ganhando cada vez mais popularidade no Brasil nos últimos anos. Entre os quatro esportes mais tradicionais dos Estados Unidos, a modalidade tem na NFL, a sua principal liga, sendo responsável por organizar a maior competição do esporte no mundo. 

Com a temporada 2022/23 com previsão para ser iniciada no próximo dia 8 de setembro, a casa de apostas Betnacional explica tudo o que você precisa saber para começar a entender mais sobre o esporte da bola oval. 

Quais as principais regras do futebol americano?

O futebol americano é um esporte que possui regras bastante específicas e que pouco tem relação com o futebol (soccer), que é a modalidade praticada no Brasil.

Basicamente, uma partida é disputada entre duas equipes, que devem ter 11 jogadores para cada lado, podendo alternar entre equipes de ataque, defesa e atletas para situações especiais. 

Quando a equipe está com o domínio da posse de bola, jogam os atletas de ataque. Quando se está sem a bola, entram em campo os atletas de defesa.

Já em ocasiões de chute, como kick-off (para iniciar o jogo) e punts, vão a campo os jogadores especiais, como por exemplo os chutadores ou, como são mais conhecidos, kickers.

Veja também: Filmes de futebol americano para entender mais sobre o esporte

Como vencer uma partida de futebol americano?

Para se vencer um jogo de futebol americano é necessário fazer mais pontos do que a equipe adversária.

Para isso, os times procuram, na maioria das vezes, fazer um Touchdown (TD), que se trata de ultrapassar a linha de gol adversária, popularmente chamada end zone, com a posse da bola. 

Assim, ao conseguir tal façanha, a equipe anota seis pontos e ganha o direito de converter um ponto extra (field goal), caso acerte um chute no poste em formato de Y.

Quem fica com a bola oval?

Durante a posse de bola, o time possui quatro oportunidades (downs ou descidas) para avançar, no mínimo, dez jardas (aproximadamente 9,14 metros). Quando em até quatro tentativas o time alcança o objetivo, consegue uma first down.

Então, ele ganha mais quatro tentativas para conseguir mais dez jardas, até se aproximar da end zone adversária, que são as áreas coloridas em cada uma das extremidades do campo.

Quanto tempo dura uma partida de futebol americano?

Segundo as regras estipuladas pela NFL, uma partida profissional de futebol americano tem a duração de uma hora, mas sendo dividida em quatro quartos de 15 minutos cada.

Entre o segundo e terceiro quarto, há um intervalo de jogo, que dura 12 minutos, durante o qual as duas equipes saem de campo.

No SuperBowl, final entre os campeões das duas conferências da NFL, ocorre o grande show do intervalo, que todos os anos reúnem diversos artistas e é considerado um dos principais eventos do ano para a TV norte-americana.

Ao final dos quatro quartos, se a partida prosseguir empatada é disputada uma prorrogação no estilo “morte súbita”, onde a equipe que pontuar primeiro vence o jogo. 

Leia também: Posições do Futebol Americano: conheça todas elas aqui!

Como funciona a pontuação do futebol americano?

Basicamente, existem quatro maneiras de uma equipe pontuar no futebol americano. Sendo elas, o touchdown (que vale 6 pontos), o field goal (que fale três pontos), o safety (dois pontos) e o ponto extra (que pode valer dois ou um ponto).

Como explicamos anteriormente, o TD é a maior pontuação possível em um jogo do futebol americano. Para conquistá-lo, uma equipe deve conseguir invadir a end zone adversária com a posse da bola oval. 

O caminho do touchdown pode ser feito por duas vias: terrestre e aérea. A primeira, como o próprio nome diz, é pelo chão.

Assim, um time invade a end zone adversária por meio de uma corrida. Já na aérea, o atleta recebe um lançamento, normalmente feito pelo quarterback, consegue agarrar a bola e anota o TD.

Além do touchdown, uma equipe pode pontuar através de um field goal, ao acertar um chute dentro do Y e garantir três pontos.

Este tipo de jogada ocorre em momentos em que a equipe está no campo de ataque com a posse da bola, mas não quer arriscar sua quarta descida. Assim, opta pelo chute, pois caso acerte a bola dentro do Y, que fica na end zone, garante os três pontos.

Se na quarta descida, ao invés de tentar um field goal o time decidir arriscar mais uma jogada e não conseguir o “first down”, o adversário recupera a posse de bola, de onde a jogada parou.

O que é o safety?

O safety ou safety touch é outro método de pontuação, que está presente nas regras do futebol americano, valendo dois pontos.

Contudo, não é sempre que ocorre em uma partida. Nessa situação, um jogador de ataque é derrubado com a posse da bola dentro de sua própria end zone e não na do adversário. Quando isso ocorre, a equipe que forçou o safety ganha dois pontos.

Por fim, como já foi explicado anteriormente, uma equipe também pode garantir mais pontos logo após anotar um touchdown.

Nessa situação, o time tem duas opções: arriscar um chute e tentar garantir 1 ponto ou então arriscar mais uma jogada e tentar invadir a end zone adversária para conquistar dois pontos.

Quando ocorre a mudança de posse de bola?

A mudança da posse de bola no futebol americano pode ocorrer em diversas situações, como por exemplo, os turnovers, o fumble e a interceptação.

Outra possibilidade também é quando uma das equipes decide ir para o punt.  

O fumble ocorre quando o jogador que está com a posse de bola, deixa ela escapar antes do fim da jogada. Com isso, a bola fica viva no gramado e será de quem pegá-la primeiro. 

Já no caso da interceptação, ela se configura quando o jogador da equipe que está defendendo recupera a bola, após um passe feito de maneira errada pelo adversário.

Assim, quem recolhe a bola recoloca a sua equipe na condição de dono da posse, partindo para as descidas. 

Por outro lado, o punt ocorre quando uma equipe decide chutar a bola para devolvê-la ao adversário.

Isso pode ocorrer caso a equipe que está no ataque não veja mais a possibilidade de prosseguir na descida rumo ao touchdown.

Dessa forma, ela tentar afastar o objeto oval para a maior distância possível de sua end zone, já que a bola será do adversário no local onde a jogada parar. 

No entanto, a maioria das vezes que um time decide ir para o punt, é quando se está longe da end zone adversária.

Caso a equipe esteja próxima, uma das alternativas é então arriscar o field goal e conquistar três pontos

Agradecemos por sua leitura a este conteúdo e recomendamos que continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos similares. A propósito, que tal conferir nosso post sobre os 10 maiores jogadores de futebol americano que já passaram pela NFL.

COMPARTILHE

Bombando em Futebol Americano

1

Futebol Americano

Conheça os 10 maiores jogadores de futebol americano que já passaram pela NFL

2

Futebol Americano

Quantos pontos vale um touchdown? Saiba como funciona a pontuação no Futebol Americano

3

Futebol Americano

Posições do Futebol Americano: conheça todas elas aqui!

4

Futebol Americano

Filmes de futebol americano: conheça 10 produções cinematográficas sobre a modalidade